Barreiras às exportações, em épocas de Covid-19, são boas ou ruins para o Comércio Exterior?

Monnike Garcia
mulheresnocomex
Published in
2 min readApr 7, 2020

Olá pessoal!

Nesta última semana, em meio a tantas medidas publicadas para facilitar o Comércio Exterior em tempos de Covid-19, e a corrida das empresas brasileiras em adquirir os produtos para combate a epidemia, eu me aprofundava na questão das importações de produtos médicos hospitalares com a colega e especialista na matéria Valéria Ferreira. Tivemos a oportunidade de debater sobre as BARREIRAS ÀS EXPORTAÇÕES, como a autorização prévia para a venda ao exterior de produtos relacionados ao combate ao coronavirus e até mesmo a proibição de exportações de alguns produtos, através da Proposta de Lei 668/20 em tramitação no Senado.

A seguir, nossas visões sobre o tema.

SIM

Em concordância com as medidas, as barreiras são necessárias em Comércio Exterior por motivos de guerra e de calamidade, os países podem criar regras e restringir a entrada e saída de produtos a fim de evitar desabastecimento interno ou a falta de produtos essenciais naquele momento Por exemplo: alimentos ou produtos hospitalares, como o Brasil vem fazendo para ajudar no combate à pandemia.

NÃO

Analisando de outra perspectiva, a medida imposta de barreira ao Comércio Exterior é prejudicial, porque da mesma forma que nossos governos criam regras do tipo eu quero comprar e facilitar a entrada de alguns bens que no momento sao “vitais” para o meu país, mas ao contrario, quero impedir as saídas de determinados produtos criando uma via de mão única, prevalecendo o que é melhor para nós. Suponhamos que a China comece a restringir a exportação de máscaras (ja existem boatos a respeito) como ficaremos, queremos nos proteger? Porém nossa “proteção” acaba voltando contra nós como definido pelo autor da materia e publicado na Folha:

“Pensamento míope faz países limitarem exportação de comida durante pandemia de coronavirus”. Os países acabam tendo uma visão distorcida da situação.

E você, qual sua opinião sobre o tema?

Deixem seus comentários.

Sobre mim.

Sou Monnike Garcia, fundadora do Hub Mulheres no Comex, empreendedora através da Labcomex, e consultoria de projeto de gênero. Sou especialista em Comércio Exterior e atuo desde 2006 no mercado. Meus propósitos hoje são apoiar mulheres e PME’s no Comércio Exterior.

--

--