Comércio Exterior uma área apaixonante para mim e, para você?

Gislaine Rossi
mulheresnocomex
Published in
3 min readFeb 28, 2020

--

Comecei a trabalhar na área de Comércio Exterior por acaso.

O Início

Eu tinha 15 anos e estava procurando emprego, fui até uma agência de empregos (sim, sou da época das agências), preenchi uma ficha, fiz uma entrevista e fiquei aguardando por uma oportunidade.

Dias depois, entraram em contato comigo e me encaminharam para uma entrevista na empresa contratante, a qual viria a ser a primeira empresa que trabalhei na área de Comércio Exterior.

Comecei como Recepcionista. Era uma empresa tradicional na área de desembaraço aduaneiro. Já em 1989 quando comecei eles tinham cerca de 80 anos de atuação, ou seja, eles eram quase centenários e eu apenas começando.

Eu fui trabalhar em um departamento dessa grande empresa, o qual era responsável por coordenar os embarques internacionais, ou seja, o Comércio Exterior.

Até então eu não tinha muita noção do que isso significava, mas pouco a pouco fui me familiarizando com os termos e comecei a gostar daquele universo.

Trabalhei nessa empresa por 5 anos e inclusive recebi bolsa para cursar a Faculdade de Comércio Exterior.

Não tinha nenhum grande sonho e quando chegou o momento de decidir que carreira seguir eu resolvi estudar e aprender mais sobre aquela área que havia me conquistado e que me empolgava a cada dia.

A Consolidação

Me formei em Administração com Ênfase em Comércio Exterior aos 21 anos de idade, mas nessa altura, eu já possuía 6 anos de atuação prática. De qualquer forma, eu seguia aprendendo e estudando. Todos os cursos e treinamentos que eu considerava importante e interessante para o meu aperfeiçoamento profissional eu realizava e, olha que foram muitos.

Depois de um tempo e experiência era eu que estava dando aulas de Comércio Exterior. Sempre gostei de compartilhar informação e conhecimento.

Considerando toda a minha trajetória de 30 anos de atuação profissional, eu trabalhei por quase 8 anos em empresas prestadoras de serviços e, o restante em indústria ou, do lado cliente como costumam dizer.

O que sempre me fascinou na área foi a oportunidade de interagir com o mundo e, conhecer outras culturas. Para mim parecia algo ilimitado. Além do fato de não haver “marasmo” e termos um novo aprendizado e desafio a cada dia.

Os novos desafios

Depois de atuar por tanto tempo nessa área e ocupar cargos de liderança, eu percebi que o grande desafio não era desenvolver as competências técnicas, mas sim as de caráter comportamental.

Dessa forma em março de 2018 quando perdi um emprego de quase 10 anos, comecei a repensar meus próximos passos e me reinventei.

Construí meu site, abri minha empresa, me tornei Coach.

Nesse intervalo eu até consegui uma recolocação e, era um emprego dos sonhos, mas honestamente eu não estava feliz.

Somado ao fato de ser Mãe e querer ter mais tempo para dedicar à minha família, eu pedi demissão e decidi por seguir com o meu propósito de inspirar e desenvolver pessoas pelo mundo corporativo.

Hoje trabalho para levar um pouco da minha experiência e conhecimento, principalmente às empresas atuantes em Comércio Exterior, de forma a desenvolver seus talentos.

O Comércio Exterior é especial para mim e tenho grande paixão e, percebo que a maioria das pessoas que trabalham nessa área realizam seus trabalhos com amor e carinho, mas infelizmente considero que é uma área ainda pouco valorizada e reconhecida. Vejo, contudo, muita evolução e crescimento, por isso tenho fé e acredito que ela ainda terá o seu lugar merecido de destaque.

E ademais de tudo, eu acredito em um mundo do trabalho mais leve e feliz!

E você, qual sua história com o Comércio Exterior? Compartilhe Conosco.

Quem eu sou

Gislaine Rossi, Mãe, Esposa e Amante da Vida, Me descobri Escritora

Gosto de dar Palestras, Workshops e Treinamentos

Formada em Administração com Ênfase em Comércio Exterior pela USJT

Pós-Graduada em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV

Formação em Life & Professional Coaching pelo IPC

Formação em Executive & Business Coaching pelo IPC

Formação em Analista Comportamental DISC pelo IPC

Fundadora da GR Consultoria e Desenvolvimento Humano Ltda www.gislainerossi.com.br // www.linkedin.com/in/gislainerossi

--

--

Gislaine Rossi
mulheresnocomex

Mãe, Esposa e Amante da Vida Me descobri Escritora Gosto de dar Palestras, Workshops e Treinamentos