“Mulheres no Comex, em cena: Capitã Gisele Mangifeste”

Mulheres no Comex
mulheresnocomex
Published in
4 min readMar 29, 2019
Formatura APNT 2013 — CIAGA-RJ — Capitã de Cabotagem

“Mulheres no Comex, em cena”, é uma série de mulheres inspiradoras, as quais compartilharão conosco um pouco de seus desafios, suas histórias e e oportunidades que tiveram ao longo de suas carreiras. Que vocês possam se inspirar nestas histórias incríveis e de tantas outras tantas mulheres brilhantes por aí.

1) Conte nos um pouco sobre sua história profissional (formação e como começou na área).

Entrei na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) em 2000, com 17 anos de idade. Não fazia idéia do que iria aprender lá e como seria a vida profissional após os quatro anos de formação, mas a ideia de receber um salário para estudar e poder aliviar os “gastos” dos meus pais comigo me levou para esse caminho.

Com o passar dos anos e o conhecimento que estava adquirindo na escola, a curiosidade inicial se transformou em interesse genuíno e passei a me entusiasmar com a profissão.

Fiz estágios em navio tanque e em navio porta-contêineres, também passei três semanas em um navio de desembarque de tropas da Marinha do Brasil totalizando o período de um ano. Ao final do curso, recebi o diploma de Bacharel em Ciências Náuticas com especialização em Náutica, a categoria de Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante e também 2º Tenente RNR da Marinha do Brasil porque recebemos instrução militar durante o período de formação.

Em seguida entrei no mercado de trabalho e continuei viajando em navio porta-contêineres até o final de 2005. Nessa época ficava embarcada durante 84 dias, viajando entre portos do Brasil, Uruguai, Argentina e Europa, depois passava 42 dias de folga.

Entre 2006 e 2018 trabalhei em diferentes tipos de embarcações no setor offshore, onde fiz carreira até chegar à categoria de Capitã de Cabotagem e assumir o comando em embarcações de apoio marítimo.

Em 2016 concluí o MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Foi difícil estudar e acompanhar o ritmo do curso durante os períodos de embarque, mas o conhecimento adquirido valeu todo o esforço. Agora estou finalizando o LLM em Direito Marítimo e organizando a continuação da minha carreira acadêmica para continuar crescendo profissionalmente.

Entre Maio e Setembro de 2018 participei de alguns treinamentos de gerenciamento de grandes emergências como instrutora freelancer e, em seguida, comecei a trabalhar como Superintendente de Operações Logísticas Marítimas em uma grande empresa de exploração e produção de petróleo no cenário mundial.

2) Quais foram seus maiores desafios?

A minha turma foi a terceira com a presença de mulheres na Escola do Rio de Janeiro. Já na Escola de Belém, as mulheres ingressaram em 1997. Eu me formei com outras 34 mulheres, sendo que a primeira turma teve apenas quatro alunas. Já existia a presença de mulheres a bordo de navios mercantes, algumas poucas enfermeiras e taifeiras. A chegada das oficiais não foi tão apreciada por alguns colegas de profissão, então houveram casos de descriminação, assédio moral e sexual.

Pessoalmente, as maiores dificuldades que enfrentei foram no período que estava no comando. Meu pai faleceu no dia que eu iria assumir o comando pela primeira vez e isso me deixou sem chão, mas após 5 dias do ocorrido, embarquei.

Trabalho em equipe, relacionamento interpessoal e comunicação foram algumas da habilidades mais difíceis para desenvolver ao longo da minha trajetória.

3) Oportunidades ou conquistas durante sua carreira.

Os principais eventos foram em 2009 quando assumi a função de Imediato; em 2013 quando fiz o curso de aperfeiçoamento e ascendi à categoria de Capitã de Cabotagem; em 2015 quando assumí a função de Comandante; e, recentemente, quando comecei a trabalhar em uma das maiores petroleiras do mundo.

4) Uma liderança ou uma pessoa que a inspire.

Sem dúvidas, meu pais que me ensinaram as coisas mais importantes da vida: humildade, honestidade, dedicação e perseverança. Também me ensinaram que o trabalho duro vem antes da vitória. Outra pessoa que me inspira é o meu marido, que possui as qualidades acima e com quem aprendo a ser uma pessoa melhor a cada dia.

5) Um livro, um filme ou uma frase inspiradora…

Um livro que marcou uma grande mudança na minha vida foi Inteligência Emocional, do autor americano PhD Daniel Goleman. Um filme… o documentário Human do fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand é excepcional, e esse ano lançará o filme Woman, que estou ansiosa para assistir.

Início da carreira, como 2° Oficial de Náutica na FC Aliança Brasil. Pôr-do-sol durante manobra na popa em Antuérpia.

--

--

Mulheres no Comex
mulheresnocomex

HUB de mulheres com diferentes backgrounds em Comércio exterior. Nosso propósito é compartilharmos conhecimento, experiência, e gerarmos negócios na nossa rede.