Pesquisa Perfil do Profissional de Comércio Exterior

Mulheres no Comex
mulheresnocomex
Published in
2 min readMay 14, 2019

PROFISSIONAIS CAPACITADOS, COM BASTANTE EXPERIÊNCIA E FORTE PRESENÇA FEMININA

São Paulo, de 14 de Maio – Realizada e divulgada nos recentes encontros promovidos pelo Mulheres no Comex em São Paulo e Minas Gerais, a pesquisa foi respondida por mais 100 profissionais em todo o país e o seu objetivo foi identificar qual o perfil do profissional de Comércio Exterior e seus desafios.

De acordo com o levantamento, a maioria dos entrevistados (58%) são mulheres e 41% homens. São profissionais experientes, correspondendo a 88% graduados e pós graduados. A faixa etária predominante é de 31 a 45 anos maioria. Cerca de 45% estão localizados nas capitais e a outra parcela distribuída no interior dos estados e regiões metropolitanas. O estado de São Paulo responde por mais da metade da mostra com 57,1%, seguido do Paraná com 11,1% e Minas Gerais com 7,9%.

Atuação, cargo e segmento

A mostra indicou que os profissionais são na maioria analistas (27%) e ganham entre R$1.000 e R$ 5.000 (47%) e atuam como Importadores, Exportadores, Despachantes Aduaneiros e Consultoria Especializada, e trabalhando em qualquer segmento.

Mulheres

Notoriamente a pesquisa mostra que as mulheres são a maioria atuante na área (58%), sendo 54% delas pós graduadas e analistas (54%), apesar de 31% ocuparem cargos de gestão. Além disso, as mulheres mostraram-se bastante tímidas no empreendedorismo, correspondendo a apenas 13% da amostra.

Principais desafios

A pesquisa demonstra ainda, que os profissionais possuem poucas dificuldades quando o assunto é capacitação, administração do tempo, gestão de negócios, preficicação, participação em Feiras e Busca de Parceiros. Entre os temas mais procurados em cursos pela maioria estão DUIMP, Regimes Especiais e Certificação OEA.

Importância da pesquisa

Para Monnike Garcia, fundadora da iniciativa, a pesquisa é um marco importante para entendermos o perfil dos profissionais que, assim como ela, atuam na profissão. “Quando fomos chamadas para o ENAEX (Confira link), fui pesquisar sobre o assunto para a participação no evento e percebemos uma carência destes dados, então organizamos a pesquisa que poderia ser útil não só para o Mulheres no Comex, quanto para acadêmicos, ampliando para a comunidade em geral.”

MULHERES NO COMEX

É uma iniciativa que reune mulheres de diferentes atuações do Comércio exterior e em diversos cantos do país*, atua com o próposito de oferecer uma rede de apoio fomentando o conhecimento, empreendorismo e sororidade, além de incentivar a criação de conteúdos que possam contribuir para a comunidade de Comércio Exterior.

  • Amazona, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Clique aqui e confira na íntegra a Perquisa Perfil do Profissional de Comércio Exterior

--

--

Mulheres no Comex
mulheresnocomex

HUB de mulheres com diferentes backgrounds em Comércio exterior. Nosso propósito é compartilharmos conhecimento, experiência, e gerarmos negócios na nossa rede.