Sensibilização de Profissionais 50 + no Comércio Exterior: Jaqueline Rolim

ANDREA TONON
mulheresnocomex
Published in
3 min readJan 13, 2021

Uma grande escola, a área de Comércio Exterior, onde tive oportunidade de ir à Rússia em 1995, cuja comissão comprei um fusquinha e minha casa, com contratos de café solúvel. Trabalhei em duas multinacionais de 1997 a 2000. E, em 2001, recebi um excelente convite: criar o setor de Desembaraço Aduaneiro em um Agente de Cargas.

Começamos com três colaboradores e fui desligada em 2017, sem saber a causa, uma decisão conjunta da Diretoria. Até hoje não sei o motivo, pois tinha grandes contas fidelizadas e 25 pessoas sob minha gestão. Trabalhava aos sábados, domingos e feriados, além das férias. Sem contar o registro das LIs e DIs em meu CPF.

Desta forma, eu era também Despachante Aduaneira responsável por todos clientes (vai entender…).

O que mais me chateou foi a data que em fui demitida: 13/12/2017, faltando apenas 12 dias para o Natal. Fiquei em depressão, quase tentei o suicídio, mas felizmente, fui abraçada pela família do COMEX.

Após dois meses, coloquei meu CV, mas uma colega me ofereceu sociedade. Só de sair de casa, pegar o trem e ir ao Centro da cidade me deu um “UP”. A depressão foi acabando e hoje sou muito mais forte.

Em julho/2018, em um processo seletivo para apenas 1 vaga de analista de Comex, concorrendo com mais de 300 pessoas, fui escolhida. Chorei de alegria, pois minha mãe com Alzheimer mora comigo e começava a faltar dinheiro para comprar os remédios e até a luz na minha casa cortaram.

Nessa empresa, estranhei muito o mundo corporativo, pois sou informal, mas minha diretora teve uma “paciência de Jó” comigo e aos poucos me adaptei. Aos 50 anos me aposentei, com um valor bem abaixo do que contribui, mas já é algo para sobreviver. Continuei na mesma empresa após me aposentar, entretanto, como PJ MEI.

Aproveitei a experiência que obtive em um projeto de Eficiência Logística Portuária e aulas que dei em alguns canais para criar minha empresa LTDA-ME em meio a pandemia. Coloquei meu site no ar.

Eu tinha uma meta: ajudar os desempregados. Dou um curso gratuito com até 100 pessoas por mês, treinando e atualizando os colegas da área e não só desempregados.

Hoje, sou Gestora de Comex de mais de 70 empresas de commodities no segmento de alumínio. A mesma empresa que ‘abriu as portas’ para mim em 2018. Ganho o dobro do início. Lecionei aulas em 2020 para 523 alunos pagos e 847 gratuitos.

Minha filosofia de vida atual: NÃO HÁ CONTINGENCIAMENTO PARA O SABER!

Minha frase para vida: DON’T WORRY BE HAPPY!

QUERER É PODER!”

Jaqueline Rolim é Consultora e Professora de Comex; CEO da JCR Treinamento Comex e Consultoria; Despachante Aduaneira; Gestora de Exportação e Importação na LSG COMEX; Professora no Canal Aduaneiro e Canal Investe.

Além de tantas funções que rendem vasta experiência em Comex, Jaque participou de projetos governamentais e estruturantes, para melhoria nas práticas no Comércio Exterior Brasileiro.

--

--