Sensibilização de Profissionais 50+ no Comércio Exterior: Jussara L. Hiamasta

ANDREA TONON
mulheresnocomex
Published in
3 min readJan 29, 2021

No início da minha carreira, com 18 anos, recebi um ótimo aprendizado, meu novo Gestor me chamou a atenção na frente dos meus colegas, e em plena reunião disse: “você tem que ser gentil”, e eu respondi: “sou educada, não entendi”, mas naquela ocasião não se falava de assédio. Logo em seguida tirou todas as minhas atividades, passando serviços de 2 auxiliares, e depois de 1 mês mandou seu assistente me dispensar. Lembro como se fosse hoje, seu assistente, que sempre elogiava meu trabalho, começou a gaguejar e não conseguia falar, então perguntei: “posso arrumar minhas coisas?”, “estou dispensada? ¨.

Em pleno mês de dezembro, estava desempregada, e para minha surpresa, tive uma oportunidade de iniciar um trabalho temporário, em pleno 18/12. E de temporário, acabei ficando 32 anos.

Esta empresa, uma Multinacional Americana, proporcionou-me uma realidade diferente, uma realidade de ponta, que me permitiu abrir meus horizontes, me mostrou as diferenças entre Gestores x Líderes. E tive a oportunidade de iniciar no mercado financeiro, na área de câmbio, em uma época que o ambiente era exclusivamente masculino. Lembro-me que em um evento, de um grande banco, foram convidados 98 homens x 2 mulheres, que eu tive o privilégio de participar.

Posteriormente, no ano 2000, convidaram-me para assumir a área de Trade Compliance, atuando na gestão legal e prática, com visão holística das operações internacionais: Aduaneiras, Tributária e Cambial e de Compliance (principalmente quanto as regras de políticas anticorrupção) nas operações de importação, exportação e Porto (Recinto Alfandegado). Todo ano comecei a participar de treinamentos nos USA. Hoje é uma área muito importante nas empresas, mas naquela ocasião tinha dificuldade de explicar para meus colegas as atividades desta área.

Em 2011 realizei a primeira “due dilligence” na contratação de despachantes, em que eu tive que visitar nossos importantes parceiros em todas as fronteiras e portos e aeroportos em que atuamos (Chuí à São Luís), para conhecer, verificar e estabelecer regras, para cumprir trâmites de política anticorrupção e minimizar exposição nas operações. Em muitos locais tivemos que desenvolver nossos parceiros, através de treinamentos, procedimentos e etc.

E com 60 anos, o aprendizado importante que tive aos 18, e que levei para minha vida toda, e fez a diferença em cada trabalho que realizei é que Resiliência, Entusiasmo e Motivação fazem parte da minha vida, em tudo que realizo, seja no profissional bem como no pessoal, e isto ninguém pode tomar de mim. E que fechamentos de ciclos fazem parte o tempo todo de nossas vidas, para nos reciclar, para permitir que olhemos sobre um novo ângulo.

E desde de 2015 atuo na prestação de serviços na área de Comércio Exterior, através da minha empresa HG Comex.

Jussara L. Hiamasta — Profissional com conhecimento prático multicultural e multidisciplinar com experiência de 32 anos em multinacional americana, gerenciando operações cambiais, aduaneiras, tributárias e legais nacionais ou internacionais, atuando na gestão legal e pratica, com visão holística nas operações Aduaneiras, Tributária, Compliance e cambial nas operações de comércio exterior. Sócia na HG Comex.

--

--