Vamos falar sobre Ética. E por que não?

Gislaine Rossi
mulheresnocomex
Published in
2 min readFeb 26, 2021

Atuei por muitos anos na área de Comércio Exterior e, não dá para falar de Comex sem falar sobre Ética.

Aliás, fique registrado que ela não se aplica apenas a uma profissão, mas à vida.

Afinal, estamos caminhando cada vez mais para um mundo onde não será mais possível sermos de uma forma em um determinado local e, de outra completamente diferente em outro, mesmo considerando os diferentes papéis que desempenhamos.

Para muitos, falar sobre Ética pode parecer algo polêmico e delicado, mas eu considero importante “dar luz” à questões fundamentais de uma forma leve para que seja uma experiência enriquecedora.

Mas o que é Ética?

Do Grego “Ethos” conota a “Costume” e, também a “Comportamento” e “Caráter”.

A tradição filosófica empresta ao termo/ética/uma acepção científica: a da reflexão sobre a conduta e sobre os princípios que permitem separar o bem do mal, o certo do errado.

O termo/ética/é a denominação da parte da filosofia que se ocupa das ideias morais. O termo/moral/ designa o conjunto de atitudes humanas relacionadas aos costumes.Separa o “certo” do “errado”, o “preferível” do “detestável”, em sistemas de regras e normas que todos devemos observar no plano individual e no coletivo, no plano pessoal e no social.

A ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana (do livro Ética para Executivos — Hermano Roberto Thiry-Cherques).

Para mim, a ética está relacionada diretamente com os princípios universais, ou seja, aquilo que é errado se fizermos aqui ou do outro lado do planeta.

Realizei uma enquete e, esse não foi um dos itens mais votados como sendo uma habilidade fundamental para o profissional de Comex.

Confesso que não fiquei surpresa.

Conheço bem a área e sei que ainda há muito por fazer para avançarmos neste tema.

Algo positivo é que parte das pessoas que não escolheram esse item é porque já o consideram como base, então o desconsideraram da votação e partiram para o segundo mais importante.

Isso significa que para muitos a Ética já está enraizada.

A parte que a ignoraram merece maior atenção.

Eu aprendi muito dando atenção a pequenas atitudes que me incomodavam, tanto em mim como nos outros.

Aquilo que me gerava mal-estar eu procurava aprender e fazer diferente da próxima vez e, com isso, fui construindo minha solidez.

Muitas vezes sob a ótica de atender a um “deadline” ou ao prazo de um cliente, se faz “qualquer negócio”.

É aí que mora o perigo. Cuidado!

Ética e Comex combinam. Acredite!

#grdesenvolvereinspirar

Gislaine Rossi

Founder GR Consultoria e Desenvolvimento Humano www.gislainerossi.com.br

--

--

Gislaine Rossi
mulheresnocomex

Mãe, Esposa e Amante da Vida Me descobri Escritora Gosto de dar Palestras, Workshops e Treinamentos