Você, profissional de Comércio Exterior, como anda a sua marca pessoal?

ANDREA TONON
mulheresnocomex
Published in
7 min readApr 2, 2019
via Pixabay

Você pode estar iniciando sua carreira no Comércio Exterior ou até mesmo já atua nesta área a muitos anos e, até o momento, você se preocupou em fazer uma faculdade, ou quem sabe uma pós-graduação, você procura estar sempre atualizado em relação as notícias de seu país e do mundo, vem realizando cursos de capacitação e reciclagem com frequência, e isso tudo é de total importância para o seu crescimento profissional, mas o que você vem fazendo para cuidar da sua marca pessoal? Como anda a sua marca pessoal?

A área de comércio exterior é bem ampla e você bem sabe que não detém o conhecimento absolutamente sobre tudo que envolve essa área. Então você foca toda a sua energia em adquirir novos conhecimentos e experiência, e na maioria das vezes você acaba dominando determinadas operações dentro do comércio exterior, seja na importação, exportação, transações cambiais, logística internacional, despacho aduaneiro, enfim, mas em meio a tantos profissionais atuantes no COMEX será que somente ter conhecimento técnico e anos de experiência é o suficiente para você se destacar dentre os demais profissionais?

Da mesma forma que as empresas trabalham para divulgar suas marcas, seus produtos, e serviços, você também precisa se ver como uma marca, você precisa trabalhar a sua marca pessoal e você precisa divulgar a sua marca pessoal para se sobressair dentre os demais neste mercado tão competitivo.

Mas você sabe qual é a sua marca pessoal? Como você quer ser reconhecido no mercado de trabalho? Você quer ser lembrado como referência na sua área de atuação?

O que é Marca Pessoal?

Marca pessoal representa tudo o que lhe diferencia dos demais profissionais e é através de seus conhecimentos, habilidades e competências, dos seus talentos e dons, e das suas ações e comportamento em relação ao outro é que você será lembrado pelos outros profissionais.

A sua marca pessoal é a característica mais marcante de sua personalidade. A sua marca pessoal é a percepção que os outros têm de você. É a imagem percebida pelas outras pessoas através da sua conduta. E isso vale também para as redes sociais. Tudo o que você fala, opina, publica, curte e compartilha reflete diretamente na percepção das pessoas em relação a sua imagem.

No entanto, ressalto que de nada adianta tentar passar para as pessoas uma coisa que você não é, uma vez que passar uma imagem que não condiz com o que você é de fato não poderá ser sustentada por você por muito tempo, e aí você correrá o risco de perder toda a credibilidade conquistada perante as pessoas e perante o mercado de trabalho, pois basta um segundo para se perder tudo aquilo que se foi construído ao longo de uma vida inteira.

Então é de suma importância você se autoconhecer e tentar descobrir o que você tem de melhor a oferecer, identificar qual é o seu valor, o que lhe diferencia dos demais e trabalhar isso com muito cuidado a seu favor.

Provavelmente você quer ser reconhecido e você quer ser lembrado como referência em algo que faz, então, para que as pessoas possam compreender exatamente quem você é de fato você terá que simplesmente divulgar a sua marca pessoal, mostrar ao seu público, à sua persona o que você tem de melhor a oferecer.

Para você que já percebeu o quão importante é construir uma marca pessoal, segue algumas dicas:

  • Cuide sempre da sua imagem. Ela é o seu cartão de visita, a primeira impressão que os outros terão de você;
  • Procure se autoconhecer, entender qual é o seu valor. Identifique qual é a sua característica principal que melhor lhe define, descubra qual é a sua marca pessoal e a construa de forma coerente, transmitindo valor e credibilidade;
  • Identifique seus pontos fracos e vá em busca de melhorias. Tente descobrir o que você tem de melhor a oferecer ao seu público, o que você pode acrescentar às pessoas e não esqueça: SEJA SEMPRE AUTÊNTICO;
  • Melhore a sua comunicação, invista na leitura sempre. LEIA, LEIA e LEIA cada vez mais. Faça da leitura uma constante em sua vida;
  • Busque por adquirir novos conhecimentos e aprimorar suas habilidades. Invista sempre na sua formação e em cursos de capacitação e reciclagem. Desenvolva-se não somente como profissional, desenvolva-se também como ser humano, potencializando assim a sua marca pessoal;
  • Invista no seu marketing pessoal. Divulgue a sua marca pessoal.

Como divulgar a sua marca pessoal?

via Pixabay

1- Construa um bom relacionamento com pessoas que você admira, pessoas que possam lhe ensinar algo, pessoas essas que possam agregar algo de valor à sua carreira e à sua vida. Desenvolva uma rede de contatos. Participe de feiras, eventos, palestras. Simplesmente cuide do seu Networking;

2- Procure manter um alto desempenho em seu trabalho, em sua área de atuação. Transmita sua identidade em tudo que fizer. Mostre o seu potencial, mostre o seu diferencial para as pessoas com quem trabalha, sejam elas diretores, gerentes, supervisores, faxineiros, copeiros, porteiros. As pessoas lembrarão de você pelas suas qualidades, pela sua competência, pelo seu valor, mas sobretudo pelas suas atitudes;

3- Marque presença nas redes sociais e deixe lá a sua marca. Interaja com as pessoas virtualmente, mas procure conhecê-las pessoalmente também, fortalecendo assim o seu relacionamento com elas;

4- Produza conteúdo que agregue valor. Todo mundo tem algo a dizer, todos nós temos algo a ensinar, e com você não é diferente. Identifique algum assunto que você domina e produza conteúdo relevante e de qualidade. Não há melhor maneira em divulgar a sua marca do que produzindo conteúdo. Seja uma autoridade em assuntos que você domina;

Há várias plataformas para você divulgar seus conteúdos, a sua marca pessoal. Escolha a que melhor se identificar e procure ser ativo nela.

via Pixabay

O Linkedin é uma plataforma excelente para produção de conteúdo relevante. Produza artigos, posts, vídeos, o que for, mas simplesmente produza. Não há forma melhor de mostrar quem você é, o que você sabe e o que você tem a oferecer ao seu público do que produzindo algo que poderá ajudar alguém, que poderá agregar valor às pessoas. E não se esqueça: Interaja com as pessoas, responda aos comentários, questionamentos ou solicitações de ajuda. Não deixe ninguém sem um retorno.

Mas se você não se identifica muito com o Linkedin saiba que há outras redes sociais ótimas para divulgação de sua marca pessoal, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Pinterest. Tente não focar somente em uma única plataforma. A chance de você encontrar o seu público será maior no instante em que você decidir por diversificar suas redes sociais.

Atente-se somente para o fato de que as redes sociais têm as suas diferenças e que o público também se diferencia. Portanto, é fundamental que você adapte o seu conteúdo para cada uma das redes sociais em que estiver presente.

O importante é você observar em qual plataforma melhor se identifica e procure ser ativo e constante nela. Se optar por se dedicar à mais de uma rede social, reserve um tempo para adaptar o seu conteúdo a cada uma delas.

Dica importante: Se você começar a produzir com frequência, pense na possibilidade de ter um canal próprio. Não fique totalmente na dependência das plataformas, pois se uma delas deixar de existir no futuro todo o seu trabalho estará perdido com a plataforma. Pense na criação de um blog, de um espaço seu para que você possa, de certa forma, ter o controle sobre os conteúdos produzidos por você.

Lembre-se sempre: Produzindo conteúdo você ganhará visibilidade e as pessoas começarão a lhe enxergar como autoridade naquilo em que publica. Você estará deixando registrado a sua marca pessoal. Deixe a sua marca no mundo!

E você leitor (a), já identificou a sua marca pessoal? E como anda a sua marca?

Quem é Andrea Tonon?

Arquivo pessoal

Sou formada em Secretariado Executivo, mas nunca exerci a profissão de fato. Há 10 anos tive a oportunidade de ingressar no mundo do COMEX na empresa em que atuo sem nenhuma bagagem de conhecimento e experiência na área. Agarrei a oportunidade que me deram e corri atrás. Fiz cursos de capacitação e curso de Formação em Comércio Exterior pela Aduaneiras com recursos próprios e ganhei experiência na prática do dia-a-dia ao longo destes anos. Me apaixonei pela área de Comércio Exterior desde o primeiro instante, principalmente pela falta de rotina que o COMEX proporciona, afinal, cada processo de importação e exportação é uma operação única. Hoje divido informações e conhecimentos que adquiri ao longo destes anos com estudantes e colegas de profissão através deste blog.

--

--