Procura-se uma equipe
Quase todos os dias deparo com textos aqui e ali do tipo “Segredos de um grande líder” ou ainda “Diferenças entre o líder e o chefe”, confesso que cansei.
Com essa frase inicial você pode ter a falsa impressão de que sou um cara negativo, não sou mesmo. Mas quero chamar a atenção para este tema. Ao invés de vender minhas qualidades, divido com vocês meus defeitos ao invés de ensaiar uma perfeição que não existe.
Nossa missão já parece suficientemente difícil: conquistar mercados, satisfazer clientes e montar equipes motivadas. No final da história, o mais difícil não é ser líder, mas juntar equipes que partilhem a mesma visão, em todos os níveis da corporação.
Como líder procuro deixar claro o que nossa organização precisa e que se espera de nossas áreas, mas não sou perfeito. Nunca mandei ninguém fazer nada, sempre procurei demonstrar como aquilo era importante. Nunca dei tarefas cegas, sempre apresentei o contexto global.
Adoro inovação, quero mudanças todos os dias, mas não sou um gênio. Gosto de escutar a opinião das pessoas, aceito mudar a minha opinião com ideias melhores, sempre, mas não gosto de lero-lero.
Apoio minha equipe em tudo, ajudo no que posso, me envolvo tentando não invadir espaços, mas também não acho justo que eu faça o trabalho dos outros que estão ali para fazer suas entregas, para “fazer acontecer”.
Não me canso, amo o que faço e adoro trabalhar com pessoas. O mercado, contudo, nos pede cada vez mais. Trabalhar em equipe as vezes é sim fazer algo sozinho sem incomodar o outro que depende de sua entrega no prazo.
Ao olhar para o líder, as pessoas esperam que ele possa inspirar, e conhecer de tudo. Sim, consigo dividir minha inspiração e apontar nosso horizonte, mas não domino todos os campos das finanças, do RH, da tecnologia e do marketing. Mas sei bem como essas coisas afetam nossos objetivos.
E o líder o que espera? Nunca ninguém perguntou!
Espero em minha equipe pessoas que também me inspirem, que também me motivem e que eu possa admirar. Pessoas que me ensinem o que eu não sei, e que me apontem com objetividade onde estou errado.
Pessoas que encarem o trabalho como um desafio cotidiano que precisa ser desbravado todos os dias, para que possamos olhar para trás e sorrir com nossas conquistas. Que tragam ideias novas e lutem por elas, não porque são delas, mas por que são boas e que desistam prontamente se outra ideia melhor surgir.
Procuro pessoas que queiram contribuir para construir uma visão, um desafio, não para dividir execuções ou problemas.
As empresas não são perfeitas, os líderes não são perfeitos. O que são perfeitos são os sonhos e a visão. Se não tivermos nem um nem outro, melhor ir para casa.