Colóquio internacional celebra Antonin Artaud e homenageia Claudio Willer

Maria Luiza Rosa Barbosa
REVISTA MULTISSEMIOSES
5 min readFeb 25, 2023
Fotomontagem “Artaud e seu duplo” (MLRB/Multissemioses, 2023), produzida com foto de Antonin Artaud, nas lentes de Man Ray [Emmanuel Radnitzky] (1926) | Acervo: MoMA

Antonin Artaud nasceu em Marselha, no dia 4 de setembro de 1896, e faleceu em Ivry (subúrbio de Paris), no dia 4 de março de 1948. Em 2023, completam-se 75 anos da morte desse artista multifacetado que se manifestou “[…] com intensidade e com força vulcânica em todas as suas áreas de atuação, legando-nos travessias que se desdobram nas áreas artísticas, nas culturais e nas do pensamento.”, como ressaltam Sobral, Maesso e Medina (2023, p. 2). Esse marco temporal nos dá, como sublinha Willer (2000, não paginado), a “[…] perspectiva histórica para qualificá-lo como o principal maldito de nossa época.”, além de ser “[…] um dos autores mais estudados e discutidos do nosso tempo — ele que abominava os literatos e afirmou que ‘toda escrita é porcaria’, atravessados por imagens luminosas e frases com um extraordinário poder de síntese, onde a densidade, o delírio e a paixão se integram e se tornam uma só coisa.” (WILLER, 2000, não paginado).

“Artaud múltiplo” (MLRB/Multissemioses, 2023)

Assim, dada a importância do legado de Artaud para os distintos campos do saber, o Colóquio Internacional Artaud — 75 anos depois… (Homenagem a Cláudio Willer) foi organizado com o objetivo de “[…] ampliar o espaço de debate e a conexão entre pesquisadores e pesquisadoras nacionais e internacionais que possuem interconexões de seus trabalhos atravessados pelos diálogos com os de Artaud.” (SOBRAL; MAESSO, MEDINA, 2023, p. 2). Como desdobramento desse objetivo, os organizadores também almejam prestar “[…] homenagem ao crítico, poeta e tradutor de Artaud, no Brasil, Claudio Willer, por conta de seu falecimento, em janeiro deste ano, e pela grande obra e contribuição nos estudos literários e tradutórios.” (SOBRAL; MAESSO, MEDINA, 2023, p. 2).

Antonin Artaud em 1947, foto de Denise Colomb | Claudio Willer em 2019, foto da Equipe SP Leituras

Haja vista Artaud caracterizar-se como “[…] um multiartista angustiado que conjugava, concomitantemente, a arte, a vida e seus duplos, com seus delírios e paradoxos.” (SOBRAL; MAESSO, MEDINA, 2023, p. 2), esse colóquio, que será realizado em 9 e 10 de março de 2023, na modalidade on-line, das 14h às 18h30min (horário de Brasília), terá como fios condutores “Artaud: cortes e travessias” e “Artaud: lavas e deslocamentos”. Coordenado por Adail Sobral, professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Márcia Maesso, professora da Universidade de Brasília (UnB) e Roberto Medina, pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutorando na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o evento, cujas inscrições podem ser realizadas no link disponível na página do evento (ou clicando AQUI), é gratuito, com direito à certificação, e contará com a presença de conceituados pesquisadores nacionais e internacionais.

Cartaz de divulgação do colóquio | Fonte: PPGL-FURG

Transmitido pelo canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da FURG e realizado com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-FURG), do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (POSLIT-UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPsiCC-UnB), estão previstas — além das comunicações constantes na programação desse evento — cinco conferências que serão proferidas por pesquisadores do exterior e do Brasil: Luciano Ponzio, professor da Università del Salento (Lecce, Itália), em 9 de março, às 14h50min; Tamira Mantovani Gomes Barbosa, doutoranda da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil), em 9 de março, às 16h30min; Serge Margel, professor da Université de Neuchâtel (Neuchâtel, Suíça), em 10 de março, às 14h45min; Ana Kiffer, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil), em 10 de março, às 15h40min; e Luciana da Costa Dias, professora da Universidade de Brasília (Brasília, Brasil), em 10 de março, às 17h.

Biodados dos conferencistas | Elaboração: MLRB/Multissemioses (2023)

Trata-se, pois, de um evento cujas discussões visam, igualmente, engendrar a construção de outras inteligibilidades a partir do legado de Artaud, artista em cujas dobras “[…] materializam-se a radicalidade de pensamento e a tempestuosa angústia de liberdade dos costumes e das tradições culturais.”, como ressaltam Sobral, Maesso e Medina (2023, p. 2). Importa sublinhar, ainda, que Antonin Artaud “[…] dedica ao teatro particular atenção na crítica à encenação e na emancipação da vida da representação. Trata-se de uma crítica do discurso transmitido, pré-dito, o discurso pré-fabricado, do texto pré-escrito, da normalidade baseada na representação, tal como são a verdade e a boa consciência.” (PONZIO, 2017, p. 56).

Detalhes da programação do evento | Fonte: PPGL-FURG

Referências

PONZIO, Luciano. Visões do texto. Tradução de Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti e Giorgia Brazzarola. Organização de Neiva de Souza Boeno. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

SOBRAL, A.; MAESSO, M.; MEDINA, R. Folder do Colóquio Internacional Artaud: 75 anos depois (Homenagem a Claudio Willer). Rio Grande, RS: PPGL-FURG, 2023. Disponível em: https://ppgletras.furg.br/noticias/coloquio-internacional-artaud-75-anos-depois-homenagem-a-claudio-willer. Acesso em: 25 fev. 2023.

WILLER, C. Paule Thévenin: “Artaud ocupou toda a minha vida!” (entrevista). Revista de Cultura, [S.l.], n. 1, não paginado, 2000. Disponível em: https://www.academia.edu/15266061/_Artaud_ocupou_toda_a_minha_vida_uma_entrevista_com_Paule_Th%C3%A9venin_sobre_Antonin_Artaud. Acesso em: 20 fev. 2023.

--

--

REVISTA MULTISSEMIOSES
REVISTA MULTISSEMIOSES

Published in REVISTA MULTISSEMIOSES

Multissemioses é uma revista multidisciplinar (fluxo contínuo), voltada às múltiplas linguagens (semioses) e a outras áreas de conhecimento, como educação, filosofia, psicanálise e tecnologia.

Maria Luiza Rosa Barbosa
Maria Luiza Rosa Barbosa

Written by Maria Luiza Rosa Barbosa

Linguista | Pesquisadora | Professora | Assessora de Linguagem | Designer Educacional | Editora