Foucault e Bakhtin: relações possíveis

Multissemiosesrevistadigital
REVISTA MULTISSEMIOSES
6 min readNov 19, 2023
“Foucault e Bakhtin multifacetados | Colagem digital de @ MLRB (2023)

Promovido pelo Grupo de Pesquisa no Campo Discursivo (UFSC |CNPq), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o III Colóquio Internacional do Campo Discursivo: Foucault com Bakhtin ocorre em 27 de novembro (das 9h às 12h) e 28 de novembro (das 9h às 18h), na modalidade on-line, com transmissão pelo Youtube. Organizado por Atilio Butturi Junior e Sandro Braga, líderes do grupo, esse colóquio visa reunir pesquisadoras(es) que empreendem pesquisas voltadas aos estudos discursivos em suas diferentes vertentes, em uma perspectiva interdisciplinar. Contando com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais, a terceira edição desse evento busca promover a troca de saberes que viabilizem o debate acerca das relações possíveis entre Michel Foucault e Mikhail Bakhtin, pensadores cujas preocupações incidiram sobre as “[…] questões de linguagem, ética e, direta ou indiretamente, política” (Severo, 2013, p. 143).

Cartazes do evento criados pelo artista e designer @ Pedro Paulø-Venzon (2023)

Em relação aos organizadores, importa registrar que Sandro Braga fez sua carreira acadêmica na Universidade Federal de Santa Cataria: graduação em Jornalismo (1998) e em Letras Português (2011); mestrado (2001) e doutorado (2007) em Linguística. Atualmente é professor Adjunto da Universidade em que estudou, no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas, atuando na área da Análise do Discurso e da Produção Textual Acadêmica. É credenciado ao Programa de Pós-graduação em Linguística, onde lidera o Grupo de Estudos no Campo Discursivo e participa do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA). É coordenador do Laboratório de Leituras e Escrita Acadêmica (LABEAL), espaço voltado para o: i) assessoramento à escrita do aluno; ii) desenvolvimento de questões de pesquisas que envolvam escrita e subjetividade em Análise do Discurso e na Psicanálise. Como organizador, publicou diversos livros e tem inúmeras publcações em livros e periódicos.

Organizadores do evento | Fotomontagem: Multissemioses (2023)

Atilio Butturi Junior é graduado em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004), mestre e doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008, 2012). Realizou estágio pós-doutoral no IEL-UNICAMP (2014–2015), sob supervisão do Prof. Dr. Kanavilil Rajagopalan, e estágio pós-doutoral na Faculdade de Filosofia da Ciência da Universidade Nova de Lisboa (2017–2018), com bolsa da CAPES-Brasil, sob supervisão do Prof. Dr. José Luís Câmara Leme. É professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina (da área de Linguística Aplicada). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Linguística (2018–2019), onde atua como docente permanente. É também docente permanente do Doutorado Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC, da área de Estudos de Gênero. É líder do Grupo de Estudos no Campo Discursivo (UFSC | CNPq), membro do Grupo de Pesquisa A condição Corporal (PUC-SP | CNPq), do grupo Cartografias do Contemporâneo (UFU | CNPq) e do Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA | UFSC | CNPq), editor-chefe da revista Fórum Linguístico. Tem experiência na área de Linguística, tendo como ponto central de pesquisa os problemas da arqueogenealogia foucaultiana, notadamente referentes ao discurso e à biopolítica e à produção de uma análise neomaterialista dos discursos, desde 2019. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ2), com pesquisa dedicada ao dispositivo (crônico) da aids, entre 2020 e 2022, tendo interrompido a bolsa para atuar como tutor do PET-Letras da UFSC, cargo que ocupa desde setembro de 2022. Atualmente, coordena projeto financiado pela FAPESC sobre hiv e produção de subjetividades em Santa Catarina.

Ainda em se tratando do evento, destaca-se que a palestra de abertura será proferida por Luciano Ponzio, professor da Universidade de Salento (UniSalento | Lecce, Itália), onde leciona as disciplinas Semiótica do Texto e Semiótica do Cinema. Graduado em Língua e Literatura Russa (2000) pela Universidade de Bari (Itália), é mestre em Artes (Pintura), diplomado em 2003 pela Academia de Belas Artes de Bolonha (Itália), e doutor em Ciências Literárias, Linguística, Filologia e Glotodidáticas (2004) pela Universidade de Salento (UniSalento). Multifacetado, também é poeta, pintor, ilustrador e designer gráfico e realiza pesquisas sobre a relação pintura/escritura desde 2004, com foco em linhas experimentais, num movimento por ele denominado de Differimentismo. Atua, também, como parecerista de revistas italianas e de outros países (inclusive brasileiras); faz parte de diversos grupos de estudos bakhtinianos. Colabora, igualmente, com universidades brasileiras, nas quais ministrou seminários e minicursos (2012–2022), ora como professor convidado, ora como visitante. Além de ter artigos publicados em periódicos e em capítulos de livros, tem organizado volumes especiais em periódicos e participado de conselhos científico-editoriais e de comissões organizadoras de importantes revistas, tanto na Itália quanto em outros países, como o Brasil.

Fotomontagem produzida por MLRB (2023), com foto do acervo pessoal do pesquisador e imagens das obras do site do artista: Differimentismo

Publicou, na Iália, inúmeras obras, cuja relação completa pode ser conferida em “Luciano Ponzio: publicações” (clique AQUI), a exemplo de Icona e raffigurazione. Bachtin, Malevič, Chagall (Adriática, Bari, 2000; Mimesis, Milão, 2016); Visione del texto (Graphis, Bari, 2002; Pensa, Lecce, 2016); e Lo squarcio di Kazimir Malevič (Spirali, Milão, 2004). No Brasil, publicou Visões do texto (Pedro & João, São Carlos, SP, 2017b) e Ícone e afiguração: Bakhtin, Malevitch, Chagall (Pedro & João, São Carlos, SP, 2019). Organizou, também, a publicação La persistenza dell’altro. La singolarità dell’altro fuori dall’appartenenza identitaria (Pensa, Lecce, 2020), que reúne os textos apresentados no I SEMINARIO INTERNAZIONALE SU MICHAIL BACHTIN. LA PERSISTENZA DELL’ALTRO, realizado em 2019, na UniSalento. Além disso, traduziu do russo para o italiano algumas obras de Bakhtin e de seu círculo; “Símbolo”, de Averincev (2008); e Semiótica do cinema e lineamentos de cine-estética, de Lotman (1973 [tradução para o italiano em 2020]).

Cabe sublinhar, ainda, que o evento conta com uma programação diversificada, composta por atividades que serão realizadas nos períodos matutino e vespertino. Na programação, estão previstas, além da palestra de abertura, três mesas-redondas: (i) “Com que letra eu vou? A escrita que marca o corpo”; (ii) “Cosmopolítica, materialidade e linguagem”; (iii) “Bakhtin, Foucault e a pesquisa no campo do discurso”; e uma conversa sobre os trinta anos de Bodies that matter, de Judith Butler. A programação completa pode ser conferida abaixo. As inscrições para ouvintes, abertas à comunidade interna e externa à UFSC, podem ser realizadas, gratuitamente, até 27 de novembro de 2023, exclusivamente pelo Inscrições UFSC (clique AQUI). Outros detalhes podem ser conferidos no site do evento.

Programação do evento | Elaborado por Multissemioses, com base no projeto gráfico de Pedro Paulo Venzon (2023)

Referências

GRUPO de Pesquisa no Campo Discursivo. COLÓQUIO INTERNACIONAL DO CAMPO DISCURSIVO, 3., 2023. Organização de Atilio Butturi Junior e Sandro Braga. Projeto gráfico de Pedro Paulo Venzon. Florianópolis, SC: PPGL-UFSC, 2023.

PONZIO, L. Differimentismo — “Artexts/Artesti” by Luciano Ponzio [website]. Bari, IT: 2008. Disponível em: https://differimento.altervista.org/DifferimentismoMenu.html. Acesso em: 19 nov. 2023.

SEVERO, C. G. Bakhtin e Foucault: apostando em um diálogo. In: PAULA, L.; STAFUZZA, G. (orgs.). Círculo de Bakhtin: pensamento interacional. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2103. V. 3, p. 143–166. (Série Bakhtin inclassificável)

--

--