“Nemo propheta in patria”: ‘bakhtiniar’ para além das palavras ainda é preciso

Maria Luiza Rosa Barbosa
REVISTA MULTISSEMIOSES
6 min readMay 6, 2024
“Confused mode of execution “ | Luciano Ponzio (2011) | Inchiostri, pigmenti e acquerelli (24x18cm) | Reprodução autorizada pelo artista | Versão original disponível em: Differimentismo

Contando com a presença de importantes palestrantes — referências nos estudos do campo bakhtiniano dada a excelência dos estudos que empreendem — , a realização do segundo SEMINÁRIO INTERNACIONAL BAKHTINIANO. NEMO PROPHETA IN PATRIA: A FILOSOFIA DE MIKHAIL BAKHTIN E SEU CÍRCULO [Seminario Internazionale Bachtininano. Nemo propheta in patria: la filosofia di Michail Bachtin e il suo Circolo] busca constituir-se em um espaço propício à análise cuidadosa — como ato responsável-responsivo (Bakhtin, 2010 [1920–24]) — acerca das “[…] as sociedades atuais com uma concepção de ser humano centrada no que Bakhtin e o Círculo chamaram de ‘responsabilidade sem álibi’ […]” (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado). Trata-se, pois, de uma reflexão cada vez mais necessária, uma vez que “[…] o quadro de crise generalizada vivido na contemporaneidade, em todo o mundo” impacta, sobejamente, na existência de todos os seres. Tendo isso em vista, a perspectiva bakhtiniana é, hoje, mais importante que nunca, vital para encontrarmos indicações de comportamento (atos discursivo-vividos) em relação ao destino para o qual temos caminhado, à vida humana e de todo o planeta” (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado).

Cartaz do evento | Design e arte: @ Luciane de Paula (2024), líder do GED-UNESP

Realizado de 6 a 10 de maio de 2024, o segundo Seminário Internacional Bakhtiniano (SIB) configura-se como um encontro dialógico de estudiosos do Brasil, da Itália e de outros países, cujas pesquisas tomam como base teórico-epistemológica os trabalhos de Mikhail M. Bakhtin e seu Círculo, com a finalidade de engendrar reflexões acerca da “[…] singularidade das pesquisas existentes e da própria contribuição do filósofo russo à orientação iniciada com a ‘revolução bakhtiniana’ no campo da filosofia e das ciências humanas em geral e, em particular, na crítica de arte, na literatura, nas ciências da linguagem, nas práticas educativas e no ensino” (De Paula; Ponzio,L., 2024, não paginado). Gratuito e realizado na modalidade remota (on-line), com transmissão pelo canal do Grupo de Estudos Discursivos (GED) no YouTube, esse seminário conta com uma programação imperdível e destina-se a estudantes de graduação pós-graduação (mestrados acadêmicos, mestrados profissionais e doutorados), pesquisadoras(es), professoras(es) e interessadas(os) em geral.

“Palestrantes do segundo SIB” | Vídeo produzido com base na arte (design) de Luciane de Paula (2024) | Versão com recurso sonoro: YouTube

No que concerne à temática do evento, importa destacar que esta emerge de discussões que vêm sendo gestadas em grupos de pesquisa que empreendem estudos na perspectiva bakhtiniana “[…] em universidades, associações, círculos culturais, de diferentes nacionalidades, línguas, culturas, disciplinas e linguagens” (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado). Pensar sob essa perspectiva requer, efetivamente, não apenas repisar elaborações teórico-epistemológicas de Bakhtin, do Círculo e de estudiosos que contribuíram para a disseminação desses construtos, mas também “[…] retomar, juntamente com o filósofo russo, sua importante contribuição para o desenvolvimento de uma concepção de ser humano centrada na sua ‘responsabilidade sem álibi’, na inter-relação homem-natureza-cultura (‘toda natureza, toda vida é dialógica’), como argumentam Luciane de Paula, professora titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professora visitante na Università del Salento (UniSalento), e Luciano Ponzio, professor associado da Università del Salento (UniSalento), que coordenam o SIB e as comissões científica, organizadora e de trabalho, compostas por pesquisadores brasileiros, italianos e de outras nacionalidades.

Cartaz de divulgação do SIB | Versão editada e diagramada com base na arte (design) de Luciane de Paula (2024)

Importa, igualmente, sublinhar que, no entendimento dos organizadores do segundo SIB, recuperar e desenvolver a perspectiva bakhtiniana consubstancia-se, atualmente, como um ato “[…] mais importante do que nunca, essencial e, podemos acrescentar, vital, para encontrar chaves de leitura e indicações de comportamento em relação ao destino de um mundo em crise, à vida humana e de todo o planeta: crise pandémica, crise ambiental, crise ecológica, crise econômica, crise cultural, caristia, migrações, conflitos, guerras, genocídios” (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado). Ressaltam, também, que o Seminário, embora Bakhtin não seja um profeta em sua pátria, “[…] é uma oportunidade para considerarmos e debatermos, juntos, temas e problemas de nossas sociedades atuais” (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado).

Dado o exposto, é mister pontuar que realização do segundo SIB se justifica pela necessidade de

[…] refletir, de maneira crítica, sobre os estudos de Bakhtin e seu Círculo, voltados à linguagem e à luz dos acontecimentos da nossa contemporaneidade, do Brasil à Itália, no mundo da globalização. A importância de um Seminário sobre a obra de Bakhtin e seu Círculo possibilitará a criação de uma rede de colaboração entre estudiosos de diferentes áreas (linguística, literatura, arte, história, psicologia, ciências sociais, filosofia, comunicação, semiótica, entre outras). O interesse do Seminário é o de contribuir para a valorização da obra de Bakhtin e do seu Círculo para uma maior compreensão do que está acontecendo na era da globalização (De Paula; Ponzio, L., 2024, não paginado).

Materiais produzidos para divulgação nas redes sociais | Versões editadas/diagramadas com base na arte (design) de Luciane de Paula (2024)

Vale mencionar, ainda, que esse evento integra uma ação de internacionalização apoiada pelo Programa CAPES-Print da Unesp em parceria com a UniSalento, que se desdobrará em um livro que reunirá os textos dos palestrantes em três idiomas: língua materna de cada convidado, português do Brasil e italiano, a ser publicado pela Editora Pensa de Lecce (Itália). Cabe destacar, por fim, que as inscrições gratuitas para participar do II SIB, na qualidade de ouvinte, devem ser feitas exclusivamente pela plataforma Even3 (clique aqui), até 10/05/2024. Inscrevam-se, leitores e leitoras, pois se trata de uma excelente oportunidade para dialogar com renomadas(os) palestrantes que participam das conferências, mesas-redondas e dos debates, ampliar saberes e construir novas inteligibilidades!

Enfim, considerando os objetivos e a singularidade desse significativo evento, resta sublinhar que, mais que nunca, é necessário resistir, como destaca Augusto Ponzio (2010), aos processos de “desumanização” e construir um “novo humanismo, um humanismo da alteridade”, o que requer opor-se criticamente “ao domínio do capital e a toda forma de imperialismo”. E não menos importante, ter consciência ética de que não bastam apenas discursos vazios ou a participação passiva, pois a vida requer atos éticos e precisa

[…] ser compreendida pela consciência somente na responsabilidade concreta. Uma filosofia da vida só pode ser uma filosofia moral. Só se pode compreender a vida como evento, e não como ser-dado. Separada da responsabilidade, a vida não pode ter uma filosofia; ela seria, por princípio, fortuita e privada de fundamentos (Bakhtin, 2010 [1920–24], p. 117).

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Por uma filosofia do ato responsável. Organização de Augusto Ponzio e Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGE). Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos, SP: Pedro & João, 2010 [1920–24].

GRUPO de Estudos Discursivos. Eventos. Coordenação de Luciane de Paula. Araraquara, SP: UNESP, 2024. Disponível em: https://www.gedunesp.org/eventos. Acesso em: 30 abr. 2024.

DE PAULA, Luciane; PONZIO, Luciano (coords.). SEMINÁRIO INTERNACIONAL BAKHTINIANO. NEMO PROPHETA IN PATRIA: A FILOSOFIA DE MIKHAIL BAKHTIN E SEU CÍRCULO [SEMINARIO INTERNAZIONALE BACHTINIANO. NEMO PROPHETA IN PATRIA: LA FILOSOFIA DI MICHAIL BACHTIN E IL SUO CIRCOLO], 2., 2024. Lecce (IT); Araraquara (SP, Brasil), 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/iisib/. Acesso em: 30 abr. 2024.

PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. Tradução de Valdemir Miotello et al. São Carlos, SP: Pedro & João, 2010.

PONZIO, Luciano. Confused Mode of Execution. 2011. Pintura, acrílica, pigmentos e aquarela sobre canson, 18 cm x 24 cm. Acervo particular. 1 fotografia digitalizada da pintura por Luciano Ponzio. Altura: 458 pixels. Largura: 640 pixels. 72 dpi. 24 bit. 193 KB. Formato JPEG. In: PONZIO, Luciano. Differimentismo website. Disponível em: https://differimento.altervista.org/Artesti.html. Acesso em: 30 abr. 2024.

--

--

Maria Luiza Rosa Barbosa
REVISTA MULTISSEMIOSES

Linguista | Pesquisadora | Professora | Assessora de Linguagem | Designer Educacional | Editora