Políticas linguísticas, direitos linguísticos e justiça social em foco
Visando promover a discussão e a troca de saberes acerca de temáticas que permeiam o campo das políticas linguísticas e dos direitos linguísticos, em interface com justiça social, o quarto ENCONTRO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, DIREITO LINGUÍSTICO E JUSTIÇA SOCIAL será realizada de 6 a 8 de dezembro de 2023, no formato on-line. Trata-se de evento gratuito e realizado em parceria firmada entre os programas de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGL-UFSC), Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGET-UFSC) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), que será transmitido pelo canal do Grupo PoLiTicas no YouTube.
A organização do evento está sob a batuta de Cristine Gorski Severo (PPGL-UFSC), Jael Sânera Sigales Gonçalves (UFPEL) e Silvana Aguiar dos Santos (PPGET-UFSC), conceituadas professoras que empreendem pesquisas de relevância nacional e internacional no campo de políticas e direitos linguísticos. Essas pesquisadoras contam com inúmeras publicações na área, nas quais endereçam olhares críticos a esse campo do saber, promovem diálogos interdisciplinares e buscam retratar temas complexos e heterogêneos que permeiam não só o referido campo, mas também aqueles subjacentes ao contexto educacional.
Cristine Gorski Severo é professora associada IV da Universidade Federal de Santa Catarina e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC). É bolsista do CNPq nível 2. Lidera o grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos; também é membro da coordenação do Applied Linguistics and Literacy in Africa & the Diaspora Research Network (Ren Africa, 2018-) e da comissão de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística. Trabalha com os temas vozes sociais e espectrais na relação entre Brasil e países africanos; Linguística colonial e pós-colonial. Suas publicações recentes incluem a organização dos seguintes livros: Shades of Decolonial Voices in Linguistics (Multilingual Matters, 2023), em parceria com Sinfree Makoni, Ashraf Abdelhay e Anna Kaiper-Marquez; Cosmopolítica e Linguagem (Letraria; 2023), em parceria com Marcelo Buzato; e Políticas e Direitos Linguísticos: Revisões teóricas, temas atuais e propostas didáticas (Pontes, 2022).
Jael Sânera Sigales Gonçalves é professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atualmente coordena o curso de Bacharelado em Letras — Redação e Revisão de Textos. Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Pelotas (PUCPel), com estágio doutoral no Centro de Pesquisa em Ciências Forenses da Fala na Universidade de York, no Reino Unido. É mestra e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na interface entre Linguística e Direito, especialmente em Direito Linguístico e Políticas Linguísticas, com filiação teórica à articulação entre a Análise materialista de Discurso e a História das Ideias Linguísticas no Brasil. É integrante do Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes em São Paulo, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Lidera o Grupo de Pesquisa Língua, Direito, Estado e Sociedade (GELIDES/CNPq), ação do Programa Letras (d)e Lei. Integra a Comissão de Políticas Públicas da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Atuou na chefia da Divisão de Projetos Estratégicos e Inovação da Advocacia-Geral da União em São Paulo (2021–2023). Tem inúmeras publicações em periódicos e capítulos de livros.
Silvana Aguiar dos Santos é intérprete de Libras-Português em contextos jurídicos e policiais. Coordena os Cursos de Letras-Libras Presencial (Gestão 2023–2025). Atua como professora no Departamento de Língua de Sinais Brasileira (DLSB), no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Estudos da Tradução e interpretação de Libras, e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFSC). É coordenadora geral do Programa de Extensão Tradutores e intérpretes de línguas de sinais (TILSJUR) na área. Tem experiência na área de Estudos da Interpretação (interpretação comunitária), Políticas da Tradução, formação e profissionalização de intérpretes de língua de sinais em contextos jurídicos e policiais e diversas publicações em periódicos e capítulos de livros.
Além das mesas-redondas que contarão com a presença de pesquisadoras(es) renomados cuja relação pode ser conferida na animação acima, estão previstos, na programação que pode ser conferida abaixo, dois grupos de trabalho, cujos participantes buscam apresentar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento. Os resumos dos GTs podem ser conferidos no Caderno de resumos. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do evento (clique AQUI).
O evento configura-se, portanto, como uma importante ação que “[…] contribui para a divulgação das discussões envolvendo políticas linguísticas em interface com os direitos linguísticos” (Grupo PoLiTicas, 2023). Com enfoque em três grandes temas: Direitos Humanos, Direitos Linguísticos e Políticas Linguísticas, Cidadania Linguística e Vozes Sociais e Políticas de Tradução e Políticas Linguísticas, esse encontro de palavras busca “[…] contribuir com o debate envolvendo línguas, instituições, sociedade civil, Direito e direitos” (Grupo PoLiTicas, 2023).
Referências
ENCONTRO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, DIREITO LINGUÍSTICO E JUSTIÇA SOCIAL, 4., 2023. Organização de Cristine Gorski Severo, Jael Sânera Sigales Gonçalves e Silvana Agostinho dos Santos. Florianópolis: Grupo PoLíticas; PPGL-UFSC, 2023. Disponível em: https://politicaslinguisticas.ufsc.br/iv-encontro-de-politicas-linguisticas-direto-linguistico-e-justica-social/?fbclid=IwAR1JfgEr1o-lMrWIKmoQbRjaqa-BgtlkZ7Lc6EJFP_AQVH0sqtuRngr7pWw. Acesso em: 30 nov. 2023.