5 apps que ajudam comunidades a serem mais democráticas

Existem inúmeras plataformas online de gestão de projetos (Slack, Trello, TaskBoard) e, como sabemos, infinitas opções de mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter) à nossa disposição. Ainda assim, comunidades, isto é, grupos de pessoas unidas por um propósito comum e que executam algo juntas, têm dificuldades para tomar decisões. Especialmente quando não se encontram com muita regularidade.

Selecionamos aqui alguns apps para ajudar comunidades a decidirem melhor. Vamos a eles:

All Our Ideas (gratuito, código aberto)

  • Desenvolvido pelo departamento de Sociologia da Universidade de Princeton;
  • É um mecanismo de geração coletiva e priorização de ideas ao mesmo tempo;
  • Muito bom para fazer pesquisas que mesclam abordagens quantitativa e qualitativa, além de consultas e rankings com a sua comunidade.

Loomio (gratuito para testar, código aberto)

  • Criado por ativistas do movimento Occupy Wall Street e empreendedores sociais da rede colaborativa Enspiral;
  • Funciona em quatro etapas: Reunir, Discutir, Propor e Decidir/Agir. Cada uma delas conta com recursos que, em conjunto, possibilitam o processo deliberativo;
  • Ótimo para comunidades espalhadas ao redor do mundo e que precisam de uma ferramenta capaz de reunir todos os membros e fazê-los decidir.

Discord, Appear.in e Zoom (alternativas ao Skype)

Na hora que um grupo precisa decidir coisas a distância, às vezes é fundamental que haja alguma interação o mais próxima possível da presencial. O Skype é muito popular, mas isso não significa que ele seja a melhor a opção nesse momento.

  • O Discord foi criado pensando na comunidade gamer e se parece com um chat online, mas com uma série de recursos adicionais, como chamadas de voz de qualidade. Recentemente, eles adicionaram chamadas de vídeo à ferramenta;
  • O Appear.in é tipo um Skype, só que mais rápido, estável e que roda no próprio navegador, sem a necessidade de instalar aplicativos no seu computador. Crie uma sala e simplesmente envie o link da URL para as outras pessoas com as quais você deseja conversar;
  • O Zoom possibilita que grupos grandes (até 100 pessoas) interajam por voz e vídeo, além de permitir a gravação das chamadas e até mesmo o compartilhamento ao vivo do vídeo (live) pelo Facebook. É gratuito para testar, mas limita em até 40 minutos a duração das chamadas.

E você, o que acha dessa lista? Tem mais sugestões? Clique no balãozinho aí embaixo e comente!