A verdade por detrás dos livros para colorir para crianças — são realmente terapêuticos?

Peaksel D.O.O.
Mundo App
Published in
3 min readSep 8, 2021

Já alguma vez pensou no efeito que colorir exerce sobre as crianças? Já pensou nos benefícios que os livros de colorir têm nas crianças? Alguns sugerem que os desenhos para pintar têm muitas vantagens e outros sugerem exatamente o contrário. Há muitas opiniões diferentes sobre as vantagens e desvantagens do uso de desenhos para pintar para crianças. Contudo, muitos estudos revelaram os benefícios extraordinários para as crianças que usam livros de colorir e os efeitos positivos que podem ter no estado mental da criança. Depois de analisarmos alguns dos mais relevantes estudos e artigos sobre a matéria, podemos tirar algumas conclusões óbvias.

A atividade de colorir sempre foi muito popular entre as crianças. Muitas pesquisas demonstram que uma atividade tão simples como colorir pode ter efeitos positivos duradouros nas crianças. Colorir é uma atividade relaxante e meditativa que permite à criança concentra-se, acalmar e libertar potencial criativo. É uma atividade não competitiva e pode ser uma atividade social entre crianças.

Estudos recentes demonstram que existem muitos benefícios no uso diário de desenhos infantis para colorir. Os psicólogos sugerem que colorir dentro de desenhos para pintar tem benefícios para a saúde mental e que pode mesmo reforçar as habilidades motoras e cognitivas. Estes benefícios são do conhecimento dos psicólogos desde o século XIX. Por exemplo, Carl Gustav Jung, o fundador da psicologia analítica, prescrevia colorir aos seus pacientes para os acalmar e centrar as suas mentes.

A verdade é que colorir é uma atividade estruturada e ativa várias partes do cérebro que geram uma mentalidade criativa e plenitude mental. Os desenhos para pintar não são terapia de arte mas podem sem dúvida melhorar as estratégias de sobrevivência quando usados com frequência. Muitos investigadores reconheceram as qualidades terapêuticas da arte e a terapia de arte de hoje utilizada para ajudar as pessoas a expressarem-se sem ser através de palavras. No decorrer de uma atividade de colorir, uma parte do cérebro responsável pela regulação das emoções e resposta ao stress, denominada Amígdala Cerebelosa, repousa, o que significa que a criança se sente relaxada e sem stress. Usar os desenhos para pintar diariamente pode ter um efeito positivo para toda a vida na saúde mental da criança e irá melhorar a regulação emocional. Colorir permite ao cérebro desligar-se dos pensamentos e concentra-se no momento presente. Esta é uma habilidade de extrema importância que todas as crianças devem aprender tendo em consideração as vicissitudes da vida contemporânea. Para além disso, por vezes as pessoas desligam-se da sua parte emocional e necessitam dos desenhos para pintar para não perderem o contato com as suas emoções.

Também a repetição e a concentração em padrões agradáveis pode substituir os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Os livros para colorir têm personagens positivas, animais ou formas divertidas tornando a atividade de colorir muito atrativa para as crianças. Ao mesmo tempo que se diverte com desenhos para pintar, a criança observa formas e tamanhos, e pensa sobre as cores que irá utilizar. Ocupa as partes do cérebro que travam as imagens mentais relacionadas com a ansiedade. Quando a criança associa a atividade de colorir ou utiliza os desenhos para pintar de forma relaxada e alegre, colorir ajudará a criança a controlar a atenção e a direcioná-la dos pensamentos negativos para os positivos quando necessário. Com o tempo, tal representará uma técnica de auto relaxamento, um dos aspetos mais importantes do desenvolvimento infantil.

Os desenhos para pintar dão às crianças a oportunidade de aprender a habilidade da paciência. Algo extremamente positivo no uso de livros de colorir para atingir este objetivo é que as crianças podem aprender esta importante habilidade ao mesmo tempo que se divertem. A criança está a criar uma peça de arte que lhe dá uma sensação de realização quando termina.

Não se pode considerar desenhos para pintar terapia de arte mas o uso frequente como parte de uma atividade de lazer ou mesmo como ferramenta educacional, provou ser extremamente vantajoso para as crianças. Os desenhos para pintar podem ter uma influência positiva ao nível da saúde mental e do desenvolvimento cognitivo. Quer que o seu filho ou filha se torne num adulto saudável? Basta dar-lhe uma caixa de lápis de cera e um desenho para pintar. E agora até tem a possibilidade de fazer o download de aplicações com desenhos para pintar.

--

--

Peaksel D.O.O.
Mundo App

Mobile apps and game development company, based in Nis, Serbia.