6 Lugares Mitológicos na História e na Ficção

Uma recomendação de livros e filmes

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos
5 min readApr 6, 2021

--

Photo by Paolo Chiabrando on Unsplash

1. Atlântida

É uma ilha ou continente citado pelo filosofo Platão “para lá das Colunas de Hércules (Estreito de Gibraltar)”, uma potência naval que conquistou partes da Europa e África em 9600 AC, mas após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, afundou-se no Oceano em um único dia.

Que tal assistir Atlantis, o Reino Perdido? Eu não sou muito fã dos filmes da Disney, mas esse eu recomendo por causa do visual da cidade e dos personagens. Além disso, a magia/tecnologia de Atlantis inspira bastante.

Já o livro Atlantis de David Gibbins é bem mais realista, com várias fontes históricas e explicações sobre aparelhos tecnológicos. Alguns o comparam com O Código da Vinci, mas acho David Gibbins bem mais pé no chão que Dan Brown.

Capa do livro Atlantis de David Gibbins e do filme animado Atlantis, O Reino Perdido.
Capa do livro Atlantis de David Gibbins e do filme animado Atlantis, O Reino Perdido.

2. Avalon

Avalon é uma ilha da lenda do rei Artur, famosa por suas belas maçãs. O nome dela em celta provavelmente significa isso mesmo “maçãs”. Segundo a História dos Reis da Bretanha, é o lugar onde aparece a espada Excalibur e onde o rei Artur é levado para se recuperar de seus ferimentos após a Batalha de Camlann.

A história tradicional do rei Arthur está detalhada no livro do Howard Pyles, escrito em estilo medieval. As fadas desse livro não são seres pequenos com asas, me lembraram as ninfas gregas ou os elfos (dos livros) de Tolkien.

Se você quer algo um pouco mais diferente, os livros As Brumas de Avalon da Marion Zimmer são protagonizados pelas personagens femininas da lenda. Ainda não li, mas uma nova forma de mostrar uma lenda sempre é interessante. Vale destacar que a escritora tem bastante polêmica, então, da uma pesquisada antes para saber se você quer realmente ler seus livros.

Capa de O rei Arthur e Os cavaleiros da Távola Redonda de Howard Pyles e de Brumas de Avalon de Marion Zimmer.

3. Shangri-Lá

Essa aqui não é bem uma cidade lendária, mas uma da ficção que fez tanto sucesso que muitas vezes é confundida como da mitologia mesmo. É um lugar inventado por James Hilton. O nome em tibetano significa “passagem das montanhas de Shang”. Trata-se de um lugar paradisíaco no Himalaia onde as pessoas são imortais.

Eu não gostei muito do livro, mas todos os clássicos têm um motivo para se tornarem clássicos, não é mesmo? Shangri-Lá também aparece no filme A Múmia e A Tumba do Imperador Dragão. Eu sou suspeito para opinar sobre A Múmia, mas nesse a música é muito boa e tem Jet Li, sem mais.

Capas do livro Horizonte Perdido de James Hilton e do filme A Múmia, Tumba do Imperador Dragão.

4. El Dorado

El Dorado não é uma cidade, mas uma pessoa. O mito da cidade de ouro surgiu para estimular os europeus a virem à América, inspirado por um ritual muisca, povo que habita a Colômbia desde 800 d. C. Nesse ritual, o novo líder era coberto por pó de ouro e se banhava em um lago sagrado para oferecer joias aos deuses. Se uma pessoa tinha tanto ouro, por que não criar uma cidade feita de ouro pra explicar?

A animação O caminho para El Dorado é sobre essa cidade, aproveitando-se da ideia de que os europeus foram confundidos com deuses pelos nativos. Sim, essa foi outra lenda criada para justificar e estimular a exploração dos povos indígenas, além da “superioridade europeia”, mas o filme é divertido de assistir numa sessão da tarde.

Capa do filme animado El Dorado: O Caminho para El Dorado.

5. Temiscira

Segundo a mitologia grega, era a cidade das amazonas, onde não eram permitidos homens. Suas habitantes lutaram contra Hércules durante o nono trabalho, mas perderam por causa de Antíopa, que traiu Temiscira abrindo os portões da fortaleza. Conta-se que ela havia se apaixonado por Teseu, companheiro de Hércules na missão. Após isso, a “raça” das amazonas foi exterminada.

Você já deve conhecê-la pelos filmes da Mulher Maravilha. Minha recomendação é justamente essa, os filmes coma Gal Gadot. Eu recomendaria a série Xena, a Princesa Guerreira também, mas ao pesquisar sobre ela, vi que não é uma amazona como eu pensava, mas uma mercenária…

Pôster do filme Mulher Maravilha.

6. Jardins Suspensos da Babilônia

São considerados uma das setes maravilhas do mundo antigo, mas muito pouco se sabe sobre. Tratava-se de um palácio cheio de árvores sustentadas por pilares de pedra. A lenda diz que foi criado por um rei sírio como presente para a esposa que amava as florestas.

Eles aparecem na primeira parte do livro A Batalha do Apocalipse do Eduardo Spohr, assim como a mítica Torre de Babel.

Capa do livro A Batalha do Apocalipse de Eduardo Spohr.

Se você conhece outros lugares mitológicos ou lendários que aparecem na ficção, fala pra gente nos comentários! Que tal criar um fórum de recomendação?

Para ficar por dentro das atualizações do Escritos Fantásticos

Participe dos CANAL do TELEGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS ou siga a PÁGINA do INSTAGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS

Apoie o criador do site adquirindo o seu Livro “O Sangue da Deusa

--

--

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.