Um homem sentado diante de uma mesa desliza o dedo em um tablet para passar as notícias da tela.
Um homem sentado diante de uma mesa desliza o dedo em um tablet para passar as notícias da tela. Photo by LinkedIn Sales Navigator on Unsplash

Atraia mais Leitores para seu Site com Títulos Chamativos

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos
5 min readDec 31, 2020

--

O título de um artigo é uma das primeiras coisas em que o leitor põe os olhos ao navegar na internet. Por isso, é preciso reservar um tempinho para produzi-los de forma atraente, se não o leitor pulará para outro site — não podemos culpá-lo, o leitor tem várias opções aparecendo segundo a segundo na sua tela e ele não perderá tempo com algo que não chamou sua atenção.

As 10 técnicas apresentadas aqui não são regras, nem devem ser, mas sim algo para ser levado em consideração na elaboração de seus títulos. Dessa forma, cuidado! Se seu texto não tiver o que foi prometido no título, ele não passará de um clickbait e poderá perder reconhecimento e credibilidade. Muitas notícias falsas também usam esse mesmo padrão apelativo. Nunca exagere! Crie um bom conteúdo primeiro.

Veja a seção “Mais Lidas” de sites que compartilham a mesma audiência que a sua

Isso mesmo, faça pesquisa. É um processo demorado, mas você acaba encontrando alguns padrões nos títulos. Se você escreve sobre política, analise os títulos mais lidos de colunistas que também falam sobre política; se escreve sobre informática, veja a seção mais lidas do TecMundo; se escreve notícias, que tal a BBC?

E se você escreve aqui no Medium, você pode ver os artigos mais aplaudidos neste link: https://nifty-euler-46922f.netlify.app/. Não são os mais lidos, mas aplausos também é uma coisa a ser levada em consideração (por falar nisso, já aplaudiu este artigo? O que está esperando? Eles vão até 50.)

Todavia, você deve reparar que determinados títulos são mais atraentes em determinados momentos. Um título que apele para a violência policial, por exemplo, será mais clicado agora com as manifestações de Vidas Negras Importam do que um sobre, sei lá, FHC.

Use Números

Listas são sempre mais fáceis de serem lidas por causa da praticidade. Se você já conhece algo que foi listado, pule pra o próximo da lista. É objetivo. Tente mudar o seu texto para esse formato, nem todos ficam bem assim, mais para estes existem as próximas técnicas!

Porém, nada de listas curtas demais como as de 3 ou 5, porque poucas dicas faz parecer que o escritor não conhece muito sobre o assunto e fez algo às pressas.

7 Lições da Anarquia relacional para todos — monogâmicos ou não (An(n)a E.) — Número 3 de Todos os Anos no Medium

Use Adjetivos Interessantes

Isso significa fugir dos vagos como “bom” e “ruim”. O leitor quer emoções legítimas, e falar que algo é bom/ruim se relaciona mais com a opinião do escritor do que algo factual.

Esse é um texto sobre encontros marcantes (Ariel) — Número 1 de 2020 no Medium

Use Palavras Negativas

Palavras negativas como “não deve”, “pare de”, “nunca” atraem os olhares dos leitores porque, como todo mundo, eles não querem errar ou persistir em algum erro. Sem falar que discordar de algo indica que o escritor tem conhecimento e argumentos suficientes para manter e compartilhar uma posição tão… perigosa. Ou não, pode ser que queira apenas chamar atenção mesmo. A desvantagem dessa técnica é que alguém pode clicar no artigo só para contrapor o título, ou seja, pode chover haters.

RAPE DAY: Tudo que a gente NÃO precisava era de um vídeo game de estupro (Tiago da Silva) — Número 1 de Todos os Anos no Medium

Os adultos que não terminavam livros (Carolina Bataier) — Número 4 de Todos os Anos no Medium

Ninguém te ensinou como se ama uma mulher (Cila Santos) — Número 3 de 2017 no Medium

Adicione um Subtítulo

Ideal apenas quando o título não conseguir passar o conteúdo do texto, por ter citações ou alegorias, por exemplo.

“A Senzala moderna é o quartinho da empregada” — Estudo de UX para melhorar a vida das diaristas (Vivi DelvaUX) — Número 7 de 2020 no Medium

Prometa algo

Quase sempre, quase sempre mesmo, o leitor quer ganhar algo com a leitura além do lazer, se não tudo não passará de uma perda de tempo. Assim, já deixe claro o ganho em seu título. Explore necessidades, tragas dicas úteis e que possam ser usadas (e sim, você tem que ter isso em seu texto, nada de mentir, tá ok).

Perguntas para parecer uma pessoa interessante (Gabi Favarini) — Número 2 de 2020 no Medium

Enderece o leitor

O leitor quer ser reconhecido, quer ser citado. Use palavras como seu, você. Apele para o imperativo da segunda pessoa com saiba, descubra, aprenda. Você também pode usar o nós, a gente, vamos, para dar um sentido de comunidade em que tanto leitor quanto escritor compartilham ideias.

O que você quer ser quando tiver 30 anos? (Danilo H.) — Número 3 de 2020 no Medium

RAPE DAY: Tudo que a gente NÃO precisava era de um vídeo game de estupro (Tiago da Silva) — Número 1 de Todos os Anos no Medium

Quando a hashtag sumir, como você continuará sendo antirracista? (Patrícia Gonçalves) — Número 8 de 2020 no Medium

Use Perguntas

Como, por que, o que. Se há uma pergunta, há respostas para ela, ou pelo menos uma discussão. O leitor ganha conhecimento, e ainda aprende a não errar quando abordado sobre o tema.

O que é feminismo? (Cila Santos) — Número 2 de Todos os Anos no Medium

Como descobrir os melhores textos do Medium Brasil (Valter Nascimento) — Número 7 de Todos os Anos no Medium

Use a fórmula: Lista ou palavra gatilho + adjetivo +palavra-chave + promessa

Essa fórmula é basicamente um resumo de tudo que foi apresentado até aqui. Se você for analisar os títulos dos mais lidos, quase todos seguem um padrão como esse. Tente resumir em 6 ou 8 palavras.

Claro que usar a fórmula várias vezes vai deixar seus artigos menos originais, e você pode acabar perdendo leitores se não cumprir o que prometeu. Como dito no início do texto, privilegie o conteúdo. O título faz com que as pessoas leiam. O conteúdo faz com que elas compartilhem.

Use o Headline Analyzer

O Headline Analyzer é um site que te diz o valor emocional das palavras que você usou em seu título, classificando-o em intelectual, empático ou espiritual. Dessa forma, você pode supor quais tipos de leitores se sentirão mais atraídos. Porcentagens acima de 30% indicam títulos mais chamativos, então teste modificar, adicionar ou cortar palavras para alcançar esse valor. Um detalhe: você precisa traduzir o título para inglês.

Para ficar por dentro das atualizações do Escritos Fantásticos

Participe dos CANAL do TELEGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS ou siga a PÁGINA do INSTAGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS

Apoie o criador do site adquirindo o seu Livro “O Sangue da Deusa

--

--

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.