Cansado da Jornada do Herói? Conheça a Promessa da Virgem

Uma Jornada de Autoconhecimento e Transformação que não é só para Mulheres

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos
6 min readApr 29, 2021

--

A Promessa da Virgem é uma estrutura mítica percebida por Kim Hudson usada em roteiros de ficção, baseada na Jornada do Herói, porém mais focada no crescimento dos personagens com o arquétipo feminino da Virgem.

É sobre um protagonista que encontra seu próprio poder/autenticidade, quebra a tradição que precisa ser quebrada, e traz um novo modo de pensar e agir para o mundo, ou seja, uma jornada de autoconhecimento, bastante perceptível em animações da Disney e em heróis da Marvel.

Características principais

É uma Jornada transgressiva, porque o mundo é atacado e ultrapassado pela Virgem, bem como transformativa, porque a Virgem se transforma e transforma o mundo.

O que a diferencia da Jornada do Herói?

Na Jornada do Herói, a comunidade é necessariamente boa. É ameaçada, e o Herói a abandona para preservá-la e derrotar o antagonista mau que é de fora. Mas na Promessa da Virgem, a comunidade não é inerentemente boa, ela precisa de mudança para não se estagnar. O antagonista é alguém que tenta impedir a mudança que a Virgem trará, e não é necessariamente ruim.

O Herói traz estabilidade, a Virgem traz Caos. O Herói aprende a fazer, se sacrificar e viver sozinho,, enquanto a Virgem aprende a ser, a se libertar para libertar o mundo.

Os 13 Passos da Promessa da Virgem

  1. Dependente do Mundo: Mostra-se que o Mundo a dá comida.
  2. O Preço de se Conformar: Ela aceita conter a liberdade para se manter viva.
  3. A Oportunidade de Brilhar: Ela se liberta pela primeira vez e isso não ameaça o mundo. A libertação ocorre em segredo.
  4. Ela se Fantasia: Ela se fantasia para experimentar a liberdade.
  5. O Mundo Secreto: A liberdade se torna constante, mas em segredo pois ainda teme se expor, é seu mundo secreto.
  6. Não se Encaixa mais no Mundo Dela: Quanto mais tempo ela passa no Mundo Secreto, mais aprende sobre si mesma e começa a acreditar que seus sonhos podem se tornar reais. Percebe que o Mundo Secreto e o Mundo que Ela Depende não devem se manter separados.
  7. É Vista Brilhando: Seu poder cresce tanto que ela é pega pelo Mundo que Ela Depende. É punida e decide não se esconder mais.
  8. Desiste do que a Manteve Presa: ela aceita a conformidade (a mentira), pois seu interior está em conflito. Mas aprende que nunca transformará a si mesma ou o mundo se não desistir do que a mantém presa. Ela se liberta da mentira.
  9. O Reino em Caos: a libertação traz caos ao reino, pois ele depende da Virgem. O Mundo faz de tudo para trazê-la de volta.
  10. Vagueia pelas Terras Selvagens: a Virgem passa pelo dilema: desistir do seu mundo e ser livre? Para tomar a decisão, ela atravessará o deserto, pois precisa decidir sozinha.
  11. Aceita sua Luz: Ela toma sua decisão, mesmo que isso traga consequências. Ela age para mostrar seu valor.
  12. A Nova Ordem: O Mundo reconhece o valor da liberdade da Virgem (ou uma parcela da sociedade ao menos) e ela é aceita de volta.
  13. O Reino se torna mais Brilhante: o Mundo precisa mudar para que a Virgem viva entre eles. E ele percebe que essas mudanças beneficiam a todos.

Já uso a Jornada do Herói, mas quero usar também a Promessa da Virgem. Dá problema?

Não. Você pode usar a PV para outros personagens, ou pegar só alguns conceitos que considerar interessante. A Jornada do Herói e a Promessa da Virgem não são opostas.

Experimente se fazer as seguintes perguntas:

Como o personagem se conecta emocionalmente às pessoas?

A sociedade precisa de mudança?

O personagem precisa mesmo se esconder para experimentar a liberdade?

Posso transformar seus aliados em amigos?

Tenho tempo e disposição para investir no crescimento espiritual/sexual/emocional do personagem?

Em quem usar a Promessa da Virgem?

A Promessa da Virgem não é só um arco para mulheres como o nome nos faz supor, ou para histórias românticas. É um arco para personagens que são reprimidos ou que precisam mudar de alguma maneira e mudar o mundo ao redor, então pode muito bem ser usada em personagens homens.

Também não se trata de um roteiro que deve ser seguido com todos os passos da mesma forma que são descritos. Isso deixaria a história bastante previsível, o mesmo vale para a Jornada do Herói.

Talvez numa distopia repressora, a virgem não consiga mudar o mundo completamente, mas sirva de inspiração para a mudança. Talvez ela não se liberte da mentira no passo 8 e retroceda aos passos anteriores em uma história que precisa se alongar mais. Talvez a passagem solitária pelo deserto seja rápida, ou muito demorada.

É o autor quem vai escolher o que pular, alongar, retroceder, avançar, em prol de uma boa história, ou ao menos de uma história que faça sentido.

Pôster do filme animado Os Incríveis 1, mostrando uma família de quatro pessoas vestidas de vermelho. Beto, o mais forte, está no centro. A esposa, à esquerda, e a filha e o filho à direita. Todos pousando como heróis.

Estudo de caso — Animação Os Incríveis 1

Quem é a Virgem? O herói Beto.

O que ele vai aprender para mudar a si e ao mundo? A usar seus poderes e a não trabalhar sozinho.

Quem é o Mundo que Ela Depende e que Precisa ser Mudado? O governo (no macro), que precisará aceitar os heróis, e sua família (no micro), que precisará trabalhar em equipe.

Análise detalhada

Nessa animação da Pixar, os super-humanos dotados de superpoderes não podem mais ser heróis devido à destruição que causavam em seus atos. O governo (O Mundo que Ela Depende, função também compartilhada com a família de Beto) cria então um “programa de realocação de super-humanos”, fazendo-os trabalhar como civis, mas sem usar seus superpoderes (O Preço de Se Conformar).

O Herói Beto se vê preso em uma agência de seguros (ainda, O Preço de Se Conformar), mas foge nas noites de quarta-feira com o amigo Lúcio Barro para combater a criminalidade, fazendo isso escondido (A Oportunidade para Brilhar, Ela se Fantasia e O Mundo Secreto).

Sua vida no trabalho se torna cada vez mais exaustiva e chata (Não se Encaixa mais no Mundo Dela) e ele perde a paciência quando seu chefe se recusa a salvar uma vítima de assalto, fazendo-os usar sua superforça (É Vista Brilhando). Ele é demitido (É Punida pelo Mundo) e passa pelo conflito de aceitar a conformidade ou não.

O que ele decide? Um meio-termo. Continuará como herói, mas ainda escondido de sua família (Desiste do que a Manteve Presa), através de Mirage que pede para ele parar um robô numa ilha. Os estágios retrocedem porque ele ainda não aprendeu que não deve se esconder da sua família.

Voltamos agora aos passos A Oportunidade para Brilhar (Beto ganha com a missão), Ela se Fantasia e O Mundo Secreto (todas as missões são feitas em segredo, pois ele diz para a família que está apenas em viagem de negócios) e É Vista Brilhando (sua esposa — o Mundo — descobre suas ações depois de perceber o reparo no terno de Beto).

Helena, a esposa, rastreia o marido e vai em busca dele (O Mundo faz de tudo para recuperar a Virgem). Beto é capturado, Helena descobre que seus dois filhos também estão no jato, um novo robô vai destruindo a cidade (A Virgem trouxe Caos ao Mundo).

Sozinho, Beto descobre que a culpa de tudo isso é por não ter aceitado ajuda do Gurincrível, que o fez se tornar o Vilão Síndrome e planejar a morte de todos os heróis. Beto presencia a explosão do jato que supostamente mata sua família. Isso o faz entrar em novo conflito, agora o mais essencial para a mudança (Vagueia pelas Terras Selvagens). Ele percebe que tudo isso aconteceu porque escolheu trabalhar sozinho muito tempo atrás, mas agora precisa mudar, trabalhar em equipe, mesmo que isso arrisque sua família (Aceita sua Luz).

A partir disso, começa A Nova Ordem. A família — que conseguira escapar trabalhando juntos — consegue derrotar o vilão, também trabalhando juntos, cada um com seu poder, o que representa a mudança necessária no mundo micro. O mundo macro muda ao reconhecer os atos de heroísmo. As últimas cenas mostram o surgimento de um novo vilão e a família preparada para derrotá-lo, todos como uma equipe (O Reino se Torna Mais Brilhante).

Para ficar por dentro das atualizações do Escritos Fantásticos

Participe dos CANAL do TELEGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS ou siga a PÁGINA do INSTAGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS

Apoie o criador do site adquirindo o seu Livro “O Sangue da Deusa

--

--

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.