Pôster do filme Jogos Vorazes, mostrando uma mulher de costas no meio de um auditório e várias telas com seu rosto e a de seu companheiro de luta. No alto da imagem há o símbolo do filme totalmente em chamas, um tordo em um círculo segurando uma flecha com o bico.

Esportes no Worldbuilding: Mais que Entretenimento

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos

--

Em mundos fictícios, podemos utilizar esportes para falar ainda mais desse mundo ou dos personagens de uma maneira autêntica, realista e dinâmica. Afinal, esportes fazem parte da cultura de um povo, são celebrados por várias nações e atraem milhares de espectadores.

Todavia, é difícil encontrar alguma coisa sobre esportes em worldbuilding, embora eles estejam presentes em várias obras de ficção. Um dos artigos que consegui encontrar dava uma explicação um pouco… preconceituosa para isso. Segundo ele, a maioria dos escritores não é lá muito fã de esportes, ou tem uma relação ruim com eles, então simplesmente não coloca algo parecido em seu mundo fictício.

Tá, você pode não inserir (o escritor é livre), mas se você está pensando em colocar ou abordar esportes em sua história, coloque. Ele facilitará bastante coisa, como apresentação de personagens e suas habilidades, sistema de magia/tecnologia e até o desenvolvimento de seu protagonista. Ora, se o mestre não tem tempo ou não sabe ensinar algo, que tal um esporte?

Mas, como disse, eu não achei muita coisa sobre esportes em worldbuilding. Isso significa que esse texto cai na área do MEU GOSTO pessoal, no que EU gosto dos esportes nos mundos de ficção.

Mas afinal, o que os esportes dos mundos de ficção podem nos revelar?

Como a Sociedade se Relaciona

Rowling começou a desenvolver o quadribol após uma discussão com seu então namorado. Ela explicou: “eu estava pensando sobre as coisas que mantêm uma sociedade em conjunto, porque ela se congrega e significa seu caráter particular e sabia que precisava de um esporte”.

Imagem do filme Harry Potter, mostrando o protagonista de roupas vermelhas voando numa vassoura dentro do estádio. Ele olha para nós, em direção a um pomo dourado com asas. No fundo, há várias torres e um outro jogador voando rápido, além de argolas e torcedores no chão.

Rowling está certa. As próprias olimpíadas e a Copa do Mundo mostram como o esporte tem o poder de unir povos de várias culturas. Mas o que os esportes bruxos mostram de união? União da sociedade bruxa e a paz entre as escolas (Torneio Tribruxo). Para a história dos livros, o torneio ganha um significado ainda mais profundo. É ali que Voldemort renasce, mostrando que ele não é só uma ameaça a Hogwarts ou a Harry Potter, mas também à paz que une todos os bruxos.

Estilística/Ambientação

Em As Crônicas de Gelo e Fogo, as justas são usadas para evocar a imagem de literatura medieval, nos habituando àquela “época”, além de nos mostrar cenas sangrentas que definem o tom dos livros e nos preparam para a violência. Os torneios também são usados para nos apresentar vários personagens juntos e suas habilidades de uma maneira rápida e natural.

Uma equipe de cavaleiros de armadura em cima de cavalos vai em direção a outra equipe, todos portando lanças de torneio.

Se você tem um monte de personagens e não sabe como mostrá-los, use um torneio. Quase sempre vai haver um narrador que precisará descrevê-los para o povo, como em todo esporte. Soa natural.

Sistema de Magia/Tecnologia

Como explicar e mostrar a magia/tecnologia de um mundo de forma dinâmica? Resposta: Esportes.

Particularidades da magia/tecnologia, o que ela pode ou não pode fazer, o que é lícito e ilícito, como o povo reage à magia/tecnologia? Tudo isso pode ser mostrado com os esportes.

Duas equipes de lutadores fardados de vermelho se encaram, uma à esquerda e outra à direita, cada uma com três lutadores.

O torneio de Dominação Profissional em A Lenda de Korra nos revela todos os tipos de dominação (e que o Avatar domina todos eles) sem que a protagonista tenha que caçar “exemplares” de dominadores por aí. Ainda, exerce uma função muito importante para o desenvolvimento da personagem.

Ideologia/Política do Mundo

Mais que apenas torcedores enlouquecidos, esportes podem ser usados para nos falar sobre política. Basta lembrar dos gladiadores de Roma que distraiam o povo dos problemas sociais, ou, numa versão mais moderna, Jogos Vorazes. Ou em Alita, onde o Motorball, além de representar a busca pela liberdade da personagem, serve para extravasar temporariamente a violência da sociedade.

Pessoa de armadura e capacete nos encara. Em seu ombro há o número 99, e atrás, a imagem está desfocada. Cena do filme Alita.

Nacionalismo, autoritarismo, participação das massas, influência das mídias, repressões, isso tudo pode ser mostrado através do esporte.

Autenticidade/Criatividade

Esportes são divertidos de criar, porque a gente gosta de se imaginar brincando. Eles precisam ser parecidos com os reais para gerar identificação, mas o autor é livre (e deve) inserir um tempero próprio.

Até em Como Treinar o Seu Dragão tem uma corrida, mas, olha lá é com dragões, e tem que pegar o máximo de ovelhas brancas que conseguir! É uma diversão autêntica.

Animação de uma ovelha no meio de um campo nevado.

Características dos Personagens

Sabe aquele personagem que só revela sua habilidade diante do vilão e fica com cara de Deus Ex Machina? Então, resolva esse problema mostrando suas habilidades antes do confronto principal do livro.

Esportes simulam um confronto, e essa deve ser uma das suas características mais importantes para trabalhar. Os personagens revelarão seus defeitos, suas capacidades, sua resiliência, eles vão reagir como se estivessem realmente ameaçados. Se ele sai mal em trabalho em equipe, como conseguirá aliados? Se ele tem uma mira ótima, será que pode acertar uma nave em movimento?

Um garoto de óculos e capacete voa em sua nave no meio de um deserto. Cena do filme Star Wras episódio 1: A Ameaça fantasma.

A imagem do Anakin criança correndo no Podracing é clássica, mostrando sua habilidade em engenharia e a luta por liberdade. E depois, ele destrói a nave de Controle Droide da Federação de Comércio. É uma criança, mas, a gente já viu que é um bom piloto durante o Podracing.

Que perguntas se fazer antes de criar um esporte fictício?

Em relação ao Worldbuilding

1. Quem joga? (O esporte é específico de um povo, de uma camada social? É popular? Como são definidos os participantes?)

2. Como se joga? (Quais suas regras? É preciso instrumentos?)

3. Como foi criado? (Pelo governo, pelo povo, alguém específico?)

4. Para que foi criado? (O que celebram? O que ocultam?)

5. Qual o prêmio aos ganhadores? Ou o oposto, qual a punição aos perdedores?

E em relação ao Storytelling

1. Como o personagem se relaciona com o esporte? (Odeia? É fanático? Quer participar? Precisa dele para sobreviver? Lhe dá a sensação de liberdade?)

2. O que o esporte revela sobre o personagem/mundo? (Política, sociedade, ambientação)

3. Como o esporte influenciará no desenvolvimento do personagem? (Ensinará algo importante? É uma forma de diversão? O distanciará da trama?)

Análise de um esporte fictício: O Torneio de Dominação

Por que esse torneio? Primeiro, porque eu adoro Avatar. Segundo, porque ele ensina quase tudo sobre o mundo da série e seus personagens. Em outras palavras, o esporte é importante para o worldbuilding e para o storytelling de A Lenda de Korra.

Uma pessoa mascarada levanta um braço enquanto discursa com um microfone. Atrás, há bandeiras penduradas.

Bora ver?

Qual o sistema de magia de Avatar?

Dominação dos elementos. Cada povo domina um. O Avatar domina todos. E você precisa saber artes marciais para dominar. Cada elemento, conta com uma técnica diferente. Isso tá lá no torneio. (Pra quem assistiu Anguinho antes, mostra como a dominação evoluiu.)

O que o torneio ensina para o protagonista?

A ter autocontrole, paciência e a trabalhar em equipe (que convenhamos, seu Mestre Tenzin não consegue ensinar), além de novas técnicas de luta.

O que o torneio mostra sobre o protagonista?

Que ela é durona, persegue o que gosta, e gosta de brigar, mas é capaz de mudar para atingir seus objetivos.

O que o torneio representa e o que fala sobre a sociedade?

Pra maioria, a união das três nações. Mas para o vilão Amon e para os igualitários, a submissão dos não-dominadores aos dominadores. Um ataque ao torneio também é um ataque a união das nações (o mesmo vale aqui para o Torneio Tribuxo em Harry Potter).

Para ficar por dentro das atualizações do Escritos Fantásticos

Participe dos CANAL do TELEGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS ou siga a PÁGINA do INSTAGRAM ESCRITOS FANTÁSTICOS

Apoie o criador do site adquirindo o seu Livro “O Sangue da Deusa

--

--

Paulo Moreira
Escritos Fantásticos

Brazilian pharmacist in loved with History, Fantasy and Ecofiction. Author of The Blood of the Goddess. I write about nature in poems and fantasy stories.