A história do primeiro município do Brasil

Mundo Indexado
Mundo Indexado
Published in
3 min readSep 17, 2020

O primeiro povoado com administração pública organizada no Brasil foi São Vicente, situado na Baixada Santista, em São Paulo.

CALIXTO, Benedito. Fundação de São Vicente, 1900.
“Fundação de São Vicente”, por Benedito Calixto (1900).

A história do município começa com Martim Afonso de Sousa, um nobre português conhecido pelo seu talento e coragem. Em janeiro de 1532, ele chega de Portugal em Pernambuco, de onde manda um mensageiro de volta à metrópole a fim de levar notícias ao Rei João III, enquanto seguia para o Sul. Ao chegar na Bahia, encontra-se com o famoso Caramuru, náufrago português que passou a vida entre os indígenas. Em 30 de abril de 1531, ele chega à Baía da Guanabara, onde manda construir uma casa forte e instala uma pequena ferraria, responsável pelo reparo das naus.

“Retrato de Martim Afonso de Souza”, por José Wasth Rodrigues (século XX).

Em 1º de agosto, a expedição segue seu caminho, chegando à Baía de Cananéia no dia 12, encontrando portugueses e espanhóis. Nessa viagem pela costa brasileira, Afonso de Souza enfrentou tempestades, assistiu ao naufrágio da nau Capitânia e até participou de um combate a navios franceses, que estavam contrabandeando pau-brasil.

Baía de São Vicente, por Benedito Calixto (1900).

Em 20 de janeiro de 1532, a expedição avista a Ilha de São Vicente. No entanto, a descida à terra firme acontece dois dias depois, devido ao mau tempo, que impediu a entrada dos navios na barra. Coincidentemente, nesse mesmo dia, 30 anos antes, a expedição do também navegador português, Gaspar de Lemos, havia chegado ao local e batizado-o como São Vicente, em homenagem a São Vicente Mártir. Afonso de Sousa, católico fervoroso, reforçou o nome. O porto que existia no local inclusive já constava em um mapa feito em 1501 e levado por Américo Vespúcio na expedição de Gaspar de Lemos.

Após a sua chegada, Afonso de Souza adotou as medidas recomendadas pelo Rei de Portugal e organizou um sistema político-administrativo nas novas terras. Depois de batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, o explorador instalou nela a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a igreja, que eram as bases da administração portuguesa.

Prefeitura de São Vicente, por Benedito Calixto (1900).

O título de vila representava mais benefícios para o povo de São Vicente, pois era o termo usado pelos portugueses para designar uma cidade organizada. Por ter sido a primeira vila, é considerada a cellula mater da nacionalidade brasileira, ou primeiro município do Brasil.

Pela importância estratégica do local, Afonso de Sousa coordenou também as primeiras eleições populares do continente americano, instalando a primeira Câmara de Vereadores das Américas. Por esse motivo, São Vicente é considerado como o berço da democracia americana. Martim Afonso de Souza também implantou a primeira reforma agrária do Brasil, quatro séculos antes deste tema se tornar popular. Ele também deu os primeiros passos para a industrialização e desenvolvimento agrícola da cidade, que passou, por volta do ano de 1600, a ser conhecida como “o celeiro” do País.

A pequena povoação se organizou e começou a ser reconhecida na Europa como eficiente ponto de parada para reabastecimento e tráfico de escravos índios.

Convocação popular para um ato público, na então Vila de São Vicente, por Carlos Fabra.

Atualmente, São Vicente é uma bela cidade com desenvolvimento humano acima da média nacional. A cidade possui 332445 habitantes, sendo a mais densamente povoada de sua microrregião. Seus trabalhadores ganharam, em média, 2,6 salários mínimos em 2018 e seu PIB per capita, em 2017, foi de 14441,16 reais.

Praia do Itararé, São Vicente.

--

--

Mundo Indexado
Mundo Indexado

Nós somos uma equipe de jovens apaixonados por conhecimento e produzimos conteúdo na internet sobre geografia, história, economia e dicas de viagem.