Afinal, o que é uma língua oficial?

Mundo Indexado
Mundo Indexado
Published in
4 min readSep 1, 2021

Há países com dezenas de línguas oficiais e outros que não possuem nem uma sequer.

Foto por fomulário PxHere

Além de definirmos o que é uma língua oficial, vamos também esclarecer o que são línguas nacionais. Também mostraremos os países com mais línguas oficiais e aqueles que simplesmente não possuem isso.

Definição

Foto por formulário PxHere

Segundo a UNESCO, a língua oficial é a língua definida por lei para ser empregue no domínio público de um Estado.

Trata-se da língua usada na administração pública, a qual deve ser empregada em todos os atos oficiais de um governo. Dessa forma, ela se torna um idioma, ou seja, uma língua que designa uma nação frente às demais, representando seu Estado político. Um idioma oficial é uma língua com status diferenciado e acaba excluindo o uso de outras línguas faladas em um território.

Geralmente ela é expressa na constituição, embora, às vezes, de maneira não muito clara. A constituição de Papua-Nova Guiné, por exemplo, não diz quais são suas línguas oficiais. Contudo, ela cita cinco das mais faladas línguas do país. A Papua-Nova Guiné é o país onde se fala a maior quantidade de línguas no mundo (cerca de 850).

Apesar de não apresentar claramente seu idioma oficial, não há país no mundo onde se fale mais línguas do que na Papua-Nova Guiné. Foto por formulário PxHere.

A Etiópia também não expressa claramente suas línguas oficiais. Primeiramente, ela afirma que todas as línguas etíopes têm igual reconhecimento do Estado. Depois, apresenta que o amárico é sua língua de trabalho. Em fevereiro de 2020, o governo do país atualizou suas línguas de trabalho, adicionando mais quatro.

A primeira língua de trabalho da Etiópia foi o amárico, mas a maioria da população do país fala o oromo como primeira língua. Foto por OromianEconomist.

Há também países que não possuem um idioma oficial, como é o caso dos Estados Unidos. Isso não significa que não haja uma língua nacional.

Uma língua nacional é uma língua que possui ligação com uma nação. Ela é geralmente falada pela maioria da população e representa o país. Alguns países podem não possuir uma língua oficial, mas possuem uma língua nacional que é usada em seu governo. Além disso, é também possível que uma língua nacional ou oficial não seja a primeira língua da maioria da população de um país.

Países com maior número de línguas oficiais

Mapa das línguas oficiais dos países do mundo. Foto por Wikipédia.

8º) Papua-Nova Guiné: 4

  • Inglês, tok pisin, hiri motu e língua de sinais da Papua-Nova Guiné.

7º) Ruanda: 4

  • Kinyarwanda, francês, inglês e suaíli.

6º) Singapura: 4

  • Inglês, malaio, mandarim e tâmil.

5º) Suíça: 4

  • Alemão, francês, italiano e romanche.

4º) Etiópia: 5

  • Oromo, amárico, somali, tigrínia e afar.

3º) África do Sul: 11

  • As mais faladas são zulu, xhosa e africâner.

2º) Zimbabwe: 16

  • As mais faladas são xona, ndebele e inglês.

1º) Bolívia: 37

  • As mais faladas são espanhol, quíchua e aimará.
A diversidade étnica da Bolívia fez seu Estado reconhecer as principais línguas indígenas do país com oficiais. Na foto, uma cerimônia aymará. Foto por Wikipédia.

Países que não possuem línguas oficiais

  • Austrália
  • Estados Unidos
  • México

Estados Unidos e Austrália são similares nesse quesito. Os dois não possuem uma língua formal, mas reconhecem o inglês como idioma nacional por essa ser a língua da maioria da população.

No caso da Austrália, apesar de mais de três quartos da nação falar inglês, o país é lar de mais de 200 línguas. Como muitos não falam inglês, não há necessidade de impor uma língua nacional.

Nos Estados Unidos, não há uma língua oficial a nível federal, mas mais da metade dos estados americanos declarou ser o inglês sua língua oficial. É possível ouvir cerca de 350 línguas diferentes sendo faladas no país, além de 24 dialetos regionais do inglês.

Gráfico mostrando as línguas mais usadas nos Estados Unidos. Imagem por Wikipédia.

No México, apesar do espanhol ser a língua nacional, sua constituição reconhece 68 línguas faladas pelos seus povos indígenas. Em 2002, o país aprovou a Lei Geral dos Direitos Linguísticos dos Povos Indígenas, que protege e promove essas línguas junto às suas culturas.

É interessante notar que, no Brasil, apesar de o português ser o idioma oficial, mais de 160 línguas e dialetos são falados pelos povos indígenas do país. Além disso, há em solo brasileiro diversas comunidades de descendentes de imigrantes que buscam preservar as línguas de seus antepassados.

Gostou deste artigo? Não esqueça de nos aplaudir =)

--

--

Mundo Indexado
Mundo Indexado

Nós somos uma equipe de jovens apaixonados por conhecimento e produzimos conteúdo na internet sobre geografia, história, economia e dicas de viagem.