Sua empresa precisa de Growth Hacking?

David Veloso
Mundo Startup
Published in
3 min readAug 13, 2015

--

Talvez você nunca tenha ouvido falar do termo Growth Hacking, ou já ouviu e não entendeu muito bem, ou até conhece e pode achar que é apenas mais uma “modinha”, porém a discussão sobre esse assunto está se ampliando no Brasil, motivado principalmente pelo crescimento do nosso ecossistema empreendedor. Pois bem, nesse primeiro post irei descrever um pouco sobre esse conceito e abordar alguns de seus principais aspectos.

O Growth (do inglês, crescimento) Hacker é um profissional que busca alavancar o resultado de um produto ou serviço, se utilizando de metodologias e ferramentas específicas para cada estratégia de crescimento. Ele basicamente une conceitos de marketing à práticas de desenvolvimento, buscando com isso obter mais resultado com menos.

Essencialmente, o profissional deve ser capaz de unir um raciocínio sintético a sua criatividade, já que não há uma solução pronta para cada caso. Veja que este profissional vai mais a fundo que um trabalho de Adwords ou SEO.

A atividade de um Growth Hacker não substitui o marketing tradicional, já que possuem foco e estratégias diferentes. Todas as suas ações são direcionadas para o crescimento, seja de novos usuários, usuários atuais, faturamento, ou demais objetivos da empresa, sendo que suas estratégias são menos usuais para os profissionais que lidam com o marketing “tradicional”.

Veja o exemplo do Twitter. No início, eles tinham um desafio interessante pois diversas pessoas estavam conhecendo a plataforma e se inscrevendo, porém poucos continuavam. Nesse contexto a sua equipe abandonou o marketing tradicional: e-mail marketing, links patrocinados, entre outros e decidiu investigar mais o seu produto.

Eles descobriram que se o usuário tivesse a oportunidade de, em seu primeiro acesso, já escolher e seguir alguns outros usuários de seu interesse e se eles ajudassem a aproximar pessoas que já se conheciam, a permanência do usuário seria significativamente maior. Assim a decisão do Twitter foi desenvolver um mecanismo para ajudar os usuários a encontrar seus amigos, e consequentemente sua taxa de retenção só aumentou, contribuindo portanto com o crescimento da empresa.

Cuidado! Algumas pessoas após conhecerem esse conceito, acabam pensando que só em contratar o trabalho de um growth hacker o seu negócio vai crescer como mágica.

O problema é que agora, muitos tomadores de decisão estão concentrados apenas no crescimento da base total de usuários, mas creio que isso não seja o mais importante. Para um crescimento saudável, você deve ter essas respostas concretas em sua mente: por que os usuários precisam do seu produto? O que eles mais adoram nele? Será que eles voltariam a usá-lo novamente? No geral, eles têm uma boa experiência com ele?

Em outras palavras, não importa se você tem 100 ou 10 mil usuários. O que vale mais do que o número é como sua empresa consegue criar um relacionamento duradouro com estes usuários. Então, se você está pensando em contratar um Growth Hacker, certifique-se de que você já possua primeiramente alguém que realmente conheça a experiência do usuário e entenda a proposta de valor do seu produto ou serviço, e não apenas alguém que sabe todos os truques para alavancar a sua curva de crescimento.

Saiba Mais:
http://www.quicksprout.com/the-definitive-guide-to-growth-hacking/

--

--