Água: o ouro líquido — Proposta de Redação

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma culta escrita da língua portuguesa, sobre o tema ÁGUA: o ouro líquido. Quanto tempo vamos esperar até a conscientização geral da população? , apresentando experiência ou proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.


‘Matamos nossos rios, não há partido que resolva’

O fotógrafo Sebastião Salgado fala de crise hídrica e denúncias de corrupção às vésperas do lançamento do documentário ‘O Sal da Terra’, que concorreu ao Oscar

“Matamos os nossos rios e as nossas florestas, e não há partido ou político que vá resolver isso sozinho”, atesta Sebastião Salgado. Para ele, o problema da crise hídrica brasileira é “de toda a sociedade. Todos somos seres políticos e temos responsabilidades sociais”.

As ações do fotógrafo de 71 anos vão além do discurso afinado. Desde 1998, ele e sua esposa, Lélia Wanick, mantém o Instituto Terra, responsável pelo plantio de mais 2 milhões de árvores em Aimorés, no interior de Minas Gerais. De acordo com Salgado, a falta de água tem sido mais sentida agora, “mas esse problema já vem acontecendo há muito tempo. Se estivéssemos cuidando dos rios e das florestas, não estaríamos tão dependentes das chuvas para encher os reservatórios”.

Salgado afirma que “hoje temos um Brasil moderno, mas que foi construído sobre as florestas e os rios”. Por isso, devemos repensar o consumo. “Depois do segundo governo do PT, há um acesso de 40 milhões de pessoas à classe média. Isso nunca aconteceu e é positivo, mas gera demanda de água”, explica. “A solução para o problema é preservar nossas nascentes. É absolutamente necessário que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, façam sua parte.”

Fonte: https://www.cartacapital.com.br/cultura/matamos-nossos-rios-nao-ha-partido-que-resolva-isso-diz-sebastiao-salgado-6562.html

Os ativistas que previram, há oito anos, a seca em São Paulo

Em 2007, ÉPOCA publicou a reportagem “Vai faltar água?”, que falava da crise no horizonte. A crise hídrica chegou, e os ativistas que previram a estiagem ainda lutam para evitar um desastre maior.

Em julho de 2007, Jéssica Renata de Souza, de 16 anos, e seu grupo de amigos saíam pela cidade de Toledo, no Paraná, com o mesmo objetivo: conscientizar a população para o uso racional de água. Os amigos do Ecoclube batiam de casa em casa avisando que o país poderia passar por uma crise hídrica. Faziam um pedido simples: que as pessoas colassem um adesivo na torneira de maior gasto da residência, com a frase “Cuide bem da água porque ela pode acabar”. Das 40 famílias visitadas, somente 28 toparam colar o adesivo. No Sudeste do país, em São Paulo, o engenheiro ambiental João Guimarães participava na mesma época de uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que tinha como objetivo principal pagar proprietários de terra para que conservassem mananciais. O projeto dele foi bem-sucedido.

Fonte: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2015/03/os-ativistas-que-previram-ha-oito-anos-seca-em-sao-paulo.html

Instruções:

  • A redação deve ser postada no PERGUNTE! assim os outros membros e alunos podem ler e opinar sobre cada uma. Além disso a prof. Dani é nossa moderadora e as redações mais votadas receberão comentários dela.
  • O texto definitivo deve ser escrito em até 30 linhas.
  • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou de qualquer outro texto terá o número de linhas copiadas desconsiderado.

Lembrem! Na hora da verdade, redação NOTA ZERO será a redação que:

  • tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “insuficiente”.
  • fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo.
  • apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos.
  • apresentar parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Beijocas, boa redação e esperamos vocês no PERGUNTE!


Originally published at blog.mundoedu.com.br on July 3, 2015.