6 técnicas de estudo para detonar no ENEM

Utilizar diferentes técnicas de estudo deixa o aprendizado mais leve e facilita a memorização e aquisição de conhecimentos.

--

por Fernanda Oliveira

Quando eu estava concluindo o Ensino Médio, lembro de ter dito: “eu odeio estudar”. Essa é uma coisa da qual eu me envergonho até hoje, mas agora entendo que, aos 15 anos, minha visão de estudar era bem distorcida. Assim como eu, talvez você também já tenha dito que odeia estudar. Mas, assim como eu, talvez você só precise aprender a estudar

Em geral, nós, seres humanos, tendemos a odiar as coisas nas quais falhamos. Eu odiava estudar no Ensino Médio porque a técnica de estudo que eu usava na época simplesmente não funcionava para mim. Isso me frustrava e eu acabava nem sempre conseguindo os resultados que queria.

Porém, eu sempre gostei de aprender. E todo mundo gosta de aprender! Ou você não fica feliz quando aprende a fazer uma receita gostosa? Ou quando aprende uma técnica pra zerar aquele jogo? Claro que fica! E é essa satisfação em aprender uma coisa nova que precisa estar associada ao ato de estudar!

Ao longo dos meus anos de faculdades (sim, faculdadeS), estudei para aprender a estudar e descobri que EU AMO ESTUDAR! E eu comecei a amar os estudos no momento que eu aprendi que estudar não precisa se limitar às técnicas tradicionais. Então se você (ainda) não gosta de estudar, se liga nessas 6 técnicas que eu separei para você testar e detonar no ENEM:

1. GRIFOS & ANOTAÇÕES

Destacar os trechos importantes de um texto e fazer anotações durante uma aula é uma das técnicas mais básicas de estudo. Porém, elas são ineficientes se você nunca mais voltar para revisar o você que grifou ou anotou. Eu faço grifos e anotações durante uma aula para, depois, voltar neles e construir resumos, fichas, mapas mentais, etc.

ATENÇÃO: não adianta pintar de amarelo um texto inteeeeeiro ou anotar até os espirros do professor no papel. Fique atento aos tópicos mais importantes e estude a partir deles.

SUGESTÃO: crie códigos de cores! Por exemplo, use verde para destacar trechos importantes e amarelo para sinalizar um conteúdo que precisa de mais atenção e aprofundamento.

DICA: caso você escolha não imprimir seus textos e apostilas, o programa Acrobat Reader permite fazer grifos e anotações em PDFs!

2. RESUMOS & FICHAS DE ESTUDO

A partir dos grifos e anotações, você pode elaborar resumos e fichas de estudo, que são formas de sintetizar os aspectos mais importantes de um conteúdo. Esses materiais podem ser consultados durante a resolução de exercícios e servem para facilitar as revisões ao longo do ano. Se você precisar de uma mãozinha, selecionamos modelos lindões de resumos e fichas!

3. RESOLUÇÃO, CORREÇÃO E ELABORAÇÃO DE EXERCÍCIOS

Resolver exercícios é super importante para avaliar seu domínio sobre algum conteúdo e se acostumar ao formato das questões do ENEM. Depois de resolvê-los, é necessário fazer a correção e diagnosticar os pontos que precisam ser fortalecidos. Além disso, elaborar os seus próprios exercícios é uma técnica maravilhosa e super eficaz de estudar e dominar o conteúdo.

SUGESTÃO: junte seus amigos/colegas que estão estudando para o ENEM, troquem exercícios e façam a correção e diagnósticos dos exercícios uns dos outros. Várias cabeças juntas pensam melhor que uma sozinha!

DICA: isso também vale pra redação!

4. DIÁRIO DE ESTUDOS

Querido diário, hoje eu estudei… Brincadeiras à parte, manter um diário de estudos é uma ótima maneira de avaliar o rendimento dos seus dias de estudo e, ainda, forçar o seu cérebro a lembrar do conteúdo. O diário é diferente das anotações: ele deve ser feito sem consulta ao material didático, como uma forma de relembrar o que foi estudado e registrar facilidades e dificuldades.

Assim como as outras técnicas, o diário não pode ser escrito e abandonado: revise periodicamente o que escreveu para direcionar os próximos dias de estudo e fortalecer os pontos de maior dificuldade.

5. MAPAS MENTAIS

Mapas mentais são como resumos visuais do conteúdo. Eles servem para visualizar as conexões e correlações entre diferentes tópicos e são uma excelente técnica para memorizar o conteúdo. Além disso, eles ficam MUITO bonitos: você pode inclusive pendurá-los nas paredes do seu cantinho de estudos e olhar para eles todos os dias. Separamos alguns modelos bem bonitos de mapas mentais para te inspirar a fazer os seus!

6. AUTOEXPLICAÇÃO

De todas as técnicas, essa é a minha preferida! A autoexplicação é, como diz o nome, explicar o conteúdo para si mesmo, como se você estivesse dando uma aula. Obviamente que, para conseguir explicar, você precisa ter estudado com alguma outra técnica e dominado o conteúdo. No momento em que você explica, você consegue perceber em que partes do conteúdo você trava, as coisas que você não lembra e as coisas que você não consegue explicar.

Também funciona explicar o conteúdo para outra pessoa: isso adiciona emoção à técnica, já que você não pode explicar errado, né?

Lembre-se: não existe um jeito certo ou errado de estudar! Existe o jeito que funciona para você, que dá resultados e que faz você gostar de estudar e aprender!

Não sabe por onde começar? Inspire-se com nossa linda seleção de modelos de mapas mentais e fichas de estudo. Não esqueça de compartilhar suas técnicas de estudo preferidas e marcar a gente no Instagram! ❤

Matrículas abertas para o Extensivo ENEM 2019: https://mundoedu.com.br/matricula

--

--