Como estudar o que eu odeio?

Nem sempre vamos entender e gostar de todas aquelas matérias que estudamos para o ENEM.

--

por Alex Saueressig

É muito comum ouvir estudantes falando: eu odeeeeeeio matemática! Isso não serve pra nada! Por que eu preciso saber disso? E até entendo e concordo que, infelizmente, muitas coisas que aprendemos no Ensino Médio acabam não sendo tããão relevantes assim na vida adulta.

Porém, nem que seja “só” para ir bem no ENEM e ser aprovado no curso que você tanto quer, você VAI precisar estudar e aprender essas coisas que você “odeia”.

Mas… por que você odeia as coisas que você odeia?

É normal isso: nós, meros mortais, geralmente odiamos as coisas que não entendemos. O problema é que isso vai te afetar em todas as vezes que você for estudar: você já abre a videoaula, vai pra escola, senta pra estudar pensando que odeia aquilo e que não entende nada e SURTA! E, de fato, pensando assim, você não vai aprender/entender nada mesmo.

De aprender todo mundo gosta!

É isso que você precisa se acostumar a pensar: aprender coisas novas é bom, é legal e vai me ajudar a atingir meus objetivos! Aprenda a (des)odiar as coisas e toda vez que se pegar pensando “putz como eu odeio isso”, interrompa esse pensamento e pense: “eu POSSO aprender, entender e gostar disso SIM!”

FAÇA!

  1. Tente diferentes técnicas de estudo: cada pessoa aprende de uma maneira diferente, procure uma técnica que funcione para você!
  2. Procure métodos de ensino diferentes: videoaulas, audioaulas, apostilas, simulados, professores particulares…
  3. Acredite mais em você mesmo: acabe com a autossabotagem — você é inteligente, você é capaz e você consegue aprender SIM!
  4. Tenha claros seus objetivos: lembre-se constantemente do porquê de você estar estudando para se manter focado e motivado!
  5. Planeje: sentar para estudar com uma meta de estudos bem definida é mais produtivo do que sentar sem nem saber por onde começar.

Ainda está perdido? Tem alguma dúvida? Vem falar com a gente no chat ou no Instagram! ❤ Bons estudos!

Matrículas abertas para o Extensivo ENEM: https://mundoedu.com.br/matricula

--

--