Como se inscrever no Sisu 2018?

passo-a-passo para fazer a inscrição no Sisu 2018/1

Depois de toda aquela ansiedade para saber a nota do Enem, eis que finalmente chegou a hora de usá-la para ingressar em uma instituição pública de Ensino Superior. Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber para fazer a sua inscrição direitinho e garantir sua vaga.

Atenção às datas!

23/01 a 26/01 (até às 23:59)
inscrições na chamada regular

29/01
resultado da chamada regular

29/01 a 07/02
prazo para participar da lista de espera

30/01 a 07/02
matrícula dos selecionados na chamada regular

a partir de 09/02
convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições


Inscrição passo-a-passo

#1

Acesse o site do Sisu, confira as vagas ofertadas e encontre seu curso.

#2

Quando estiver pronto, clique em Fazer inscrição. Muita calma nessa hora: pode ser que as páginas demorem para carregar, pois muitos alunos estão fazendo sua inscrição ao mesmo tempo. Dica: testamos aqui e o site carregou mais rápido no navegador Internet Explorer.

#3

Nessa página, digite o seu número de inscrição (aquele que aparece bem em cima na sua página de resultados do Enem 2017) e a sua senha (a mesma na Página do Participante). Responda ao desafio e depois clique em Entrar no Sisu.

#4

Na página Dados de contato, confirme ou atualize seu número de telefone e endereço de email. Preencha com seu melhor email e telefone correto para que o Sisu possa entrar em contato com você. Assinale a caixa, clique em Confirmar e aguarde a mensagem de confirmação.

#5

Agora chegou a hora de escolher a sua 1ª opção de curso. Lembrando: a primeira opção é aquela vaga que você mais quer — se selecionado na primeira opção, você não poderá participar das próximas chamadas. Clique em Fazer inscrição na 1ª opção.

#6

Na aba Curso, busque pelo curso, instituição ou cidade desejada ou veja a lista com todos os cursos, todas as instituições e todos os municípios.

Se você filtrar por curso, vai ver a lista com todas as vagas em todas as instituições que ofertam aquele curso.

Se você filtrar por instituição, vai ver a lista com todas as vagas em todos os cursos ofertados por aquela instituição.

Se você filtrar por município, vai ver a lista com todas as vagas em todas as instituições daquela cidade.

#7

Clique sobre o curso desejado para ver as vagas disponíveis. Aqui você consegue ver a distribuição de vagas por modalidade (reservadas por lei (“cotas”) e ampla concorrência) e a composição da sua nota. Se estiver certo da sua decisão, clique em Escolher este curso.

#8

Nesta página, escolha a modalidade da qual deseja participar. Clique em Como comprovar? para ver toda a documentação necessária para fazer a confirmação de vaga e a matrícula. Não esqueça que, caso selecionado, você terá que comprovar a ação afirmativa que escolher. Clique em Escolher esta modalidade quando encontrar a sua.

#9

Na página Confirmação, confira as informações e toda a documentação necessárias para fazer a confirmação de vaga e a matrícula. Se estiver de acordo, assinale a caixa e clique em Confirmar minha inscrição nesta opção e aguarde a mensagem de confirmação.

#10

Pronto! Você já está inscrito na primeira opção!

#11

Agora vamos fazer a inscrição para a 2ª opção de curso. Na segunda opção, você pode escolher um outro curso que tenha interesse, se estiver em dúvida, ou aumentar suas chances de passar naquele curso que você realmente quer. Lembrando: se você não for aprovado na 1ª opção, você poderá participar da lista de espera (mesmo tendo sido selecionado para a 2ª opção). Clique em Fazer inscrição na 2ª opção e repita os passos #6, #7, #8 e #9.

#12

Uhuuul! Sua inscrição no Sisu está concluída.


  • Até o dia 26/01 (término das inscrições) você pode alterar, cancelar ou trocar suas opções de curso. Ficará valendo a última inscrição.
  • A partir do dia 24/01/18 você já terá acesso à sua classificação parcial, com base na pontuação dos outros candidatos.

Ainda com dúvidas?

Manda lá no nosso chat ou na nossa página do Facebook que respondemos!