ENEM 2019: como lidar com o conteúdo acumulado?

Aprenda a se reorganizar quando o cronograma de estudos desandar e o conteúdo começar a acumular.

--

por Alex Saueressig

Sabe quando você faz um cronograma lindo e segue ele à risca, mas um imprevisto estraga tudo, a matéria atrasa e você não consegue se reorganizar? A gente sabe! Por isso, separamos 4 dicas para você colocar a vida em dia e não deixar o conteúdo (re)acumular!

1. Resete o cronograma

Não adianta chorar pelo conteúdo acumulado! Lembra que a gente falou sobre replanejar pra se adaptar a imprevistos? Então, pegue seu Plano de Estudos, risque o que já foi estudado e refaça o cronograma do zero, considerando tudo o que falta a partir de AGORA. Não esqueça de separar 15 minutos por semana para rever o cronograma e ajustar o que for necessário!

PLANILHA: cronograma de estudos semanal personalizável

Torne sua organização mais fácil, rápida e dinâmica com nosso template de cronograma de estudos totalmente personalizável! Faça o download.

2. Cruze as informações

Considerando os seus blocos de estudo, os conteúdos que faltam e o tempo que você tem até o ENEM, calcule quanto tempo você precisa dedicar aos estudos (dentro da sua realidade) para dar conta de tudo e encaixe no seu novo cronograma.

3. Planeje “intensivões”

Se perceber que a matéria vai atrasar, acrescente nos horários flexíveis do seu cronograma blocos de estudo EXTRA para não deixar acumular. Feriados prolongados, finais de semana e folgas são ótimos para intensivões!

4. Não deixe acumular de novo

Tente identificar os porquês de a matéria ter acumulado. Você subestimou o tempo que precisava? Aconteceu um imprevisto? Você não conseguiu estudar todo um conteúdo que era mais difícil? Tente resolver esses impasses, evitar o que for possível e não deixar o conteúdo acumular de novo.

Ainda tá muito perdido nos estudos? Precisa de uma mãozinha? Não hesite em nos pedir ajuda no chat ou no Instagram! ❤

Matrículas abertas para o Extensivo ENEM 2019: https://mundoedu.com.br/matricula

--

--