Como ter motivação para estudar?

7 dicas certeiras para deixar a preguiça de lado e começar a estudar AGORA!

por Fernanda Oliveira

Todo ano é a mesma coisa: só depois de comer 30 kg de comida na virada do ano, pular Carnaval loucamente e, em 2018, assistir à copa, que o ano começa de verdade. As férias acabam, voltam as aulas e, para quem vai fazer o Enem 2018, bate o desespero — e uma preguiciiiinha de voltar para a rotina, né?


MAS ENTÃO, de onde que tira motivação?

A gente poderia dizer umas palavras lindas sobre motivação, fazer um discurso motivacional belíssimo, mas nada disso adiantaria: a motivação está (e precisa estar) dentro de você! Para lhe ajudar, separamos algumas dicas para encontrar motivação nesse corpinho e começar a estudar.

1. CONHEÇA SEUS MOTIVOS | POR QUÊ

Motivação vem de MOTIVO, ou seja, o motivo ou propósito pelo qual você faz alguma coisa. Por que você está estudando? O que você acredita que estudar pode te trazer? O que te motiva a estudar?

Por exemplo: eu estudo porque quero ajudar as pessoas e ser uma excelente profissional da psicologia. Esse é o meu motivo, o meu propósito.

PONHA EM PRÁTICA: Pegue um papel e um lápis. Liste todas as coisas que você acredita que sejam seus motivos e PENDURE NA PAREDE! Atualize sempre que achar necessário e releia toda vez que se sentir desmotivado.

2. DEFINA SEUS OBJETIVOS | O QUE

Objetivos andam lado-a-lado com motivos e motivação: são as coisas que você quer alcançar, aonde você quer chegar. O que você quer atingir por meio do estudo? Onde você se vê daqui 1–5–10 anos?

Para ter motivação, seus objetivos precisam ser claros, específicos e bem definidos. Um exemplo de objetivo é: eu quero ser aprovada em Psicologia pelo Sisu na Universidade Federal de Santa Maria em 2019.

PONHA EM PRÁTICA: Pegue um outro papel e o lápis. Releia a sua lista de motivos, defina o que você considera que sejam seus objetivos e PENDURE NA PAREDE ao lado da lista de motivos! Atualize sempre que achar necessário e releia toda vez que se sentir desmotivado.

3. TRACE METAS | COMO

Metas são os meios, caminhos ou etapas para atingir seus objetivos. São como os degraus de uma escada. Como você vai chegar lá? O que é preciso fazer para alcançar seus objetivos?

As metas são como mini-objetivos, pequenas conquistas que você terá ao longo do caminho. Cada objetivo precisa de um conjunto de metas específicas. Por exemplo, para atingir meu objetivo de ser aprovada em Psicologia, eu tracei as metas:

  • fazer e seguir um cronograma semanal de estudos
  • assistir a TODAS as videoaulas até Agosto/2018
  • fazer 20 exercícios por disciplina a cada semana
  • meditar 15 minutos por dia
  • etc. etc. etc.

PONHA EM PRÁTICA: Lembra do papel e do lápis? Pegue de novo. Releia a sua lista de objetivos e trace um conjunto de metas, um passo-a-passo bem detalhado de como atingir seus objetivos. PENDURE NA PAREDE, atualize sempre que achar necessário e releia toda vez que se sentir desmotivado.

4. CUIDE DA SUA SAÚDE

É importante estar bem física e mentalmente para conseguir ter energia, motivação e disposição para estudar. Coma direitinho, durma bem, faça exercícios, tenha um tempo para descansar e procure ajuda médica ou psicológica se sentir que algo não está bem!

5. VISUALIZE

Estudos sugerem que visualizar (imaginar) o sucesso em uma determinada tarefa (estudar ou praticar um esporte, por exemplo) auxilia a ter um bom desempenho ao realizá-la de fato. Então, se naquela noite de domingo você já está se sentindo desmotivado para iniciar a semana de estudos, se imagine estudando com motivação, visualize suas metas sendo cumpridas, seus objetivos sendo alcançados e seus sonhos sendo realizados.

6. REPROGRAME SEU MINDSET

Pode parecer clichê, mas você é o que você pensa! Então, se você tentar substituir aqueles pensamentos negativos (estudar é ruim, estudar é chato, ai que saco estudar, eu odeio estudar) por pensamentos positivos (eu consigo estudar, estudar pode ser legal, eu gosto de estudar), seus períodos de estudo certamente serão mais leves e produtivos.

7. COMECE

Feito isso, não perca tempo viajando na maionese: sente a bundinha na cadeira e comece a executar o que você planejou para cumprir suas metas e, consequentemente, atingir seus objetivos. Tenha sempre em mente seus motivos e confie na sua capacidade!


Pode ser que você siga as nossas dicas e as de vários outros sites, blogs, youtubers, e, ainda assim, sua motivação continue escondia. Não se frustre: as pessoas são únicas e o que funciona para uma nem sempre funciona para todas. Procure fazer o que funciona para você! ❤