Notas

tudo sobre correção, notas, TRI

O que é o sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item)?

A Teoria de Resposta ao Item é o método de avaliação (e cálculo da nota) do ENEM. Este sistema garante que a nota seja mais justa, pois avalia a competência do aluno com base na coerência das respostas e no nível de dificuldade de cada questão.

Por exemplo, é coerente que um aluno que acerta uma questão difícil seja também acerte a média e a fácil e, portanto, tenha uma nota maior. Já um aluno que acerta a questão difícil, mas erra a média e a fácil é considerado incoerente e, portanto, tem uma nota menor.

Como é feita a correção da redação do ENEM?

A correção da redação é feita por, no mínimo, dois professores, que atribuem uma nota de 0 a 200 ao seu desempenho em cada uma das 5 competências:

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado

A nota será automaticamente ZERO quando:

  • houver fuga ao tema proposto
  • o texto não for dissertativo-argumentativo
  • o texto tiver apenas sete ou menos linhas
  • houver cópia integral dos textos da proposta
  • a folha de redação contiver desenhos, palavrões, etc.
  • a folha de redação contiver a assinatura, rubrica, apelido ou nome do participante fora do lugar apropriado
  • o texto estiver totalmente em língua estrangeira
  • a folha de redação estiver em branco

Depois da prova, o participante poderá acessar o Espelho da Redação pela Página do Participante e conferir o seu texto e a correção, com as justificativas para as notas atribuídas a cada uma das 5 competências.

Quando sai o espelho da redação do ENEM 2017?

Os espelhos das redações são divulgados até 60 dias após a divulgação das notas e podem ser acessados na Página do Participante. Os espelhos da redação do ENEM 2017 serão divulgados em 19 de Março de 2018.

Como calcular minha nota do ENEM?

Por causa da TRI, é praticamente impossível calcular com precisão a nota do ENEM antes da divulgação dos resultados oficiais. Porém, existem vários sites e aplicativos (como o Radar do ENEM) que, a partir dos seus acertos na prova, conseguem estimar sua nota.

Quando sai o resultado do ENEM 2017?

O resultado será divulgado em 18 de Janeiro de 2018, na Página do Participante.

Como usar minha nota do ENEM para estudar em Portugal?

É possível utilizar a nota do Enem para participar do processo seletivo para ingresso em uma das 27 universidades portuguesas conveniadas. Cada universidade define os critérios de utilização da nota, notas de corte e prazos para inscrição. Os períodos de inscrição, documentos e demais requisitos variam conforme a universidade e são divulgados no site de cada instituição. Também é possível contatar o setor de Estudantes Internacionais para tirar as dúvidas sobre o processo seletivo.