Que curso escolher?

Escolhas, carreiras, cursos, profissões… preciso definir isso agora?

--

por Alex Saueressig

Nem chegou a hora de escolher lá no Sisu/ProUni/Fies fazer e você já está nervoso, ansioso e agoniado com isso? Eu entendo! São muuuuitas opções de cursos, universidades, carreiras e possibilidades.

Quando estamos no Ensino Médio, aquela pergunta “o que você quer ser quando crescer?” nos assombra! Na verdade, é todo mundo passa, já passou ou ainda vai passar por esse perrengue!

Você só não pode deixar esse nervosismo te atrapalhar agora! Um passo de cada vez: primeiro o ENEM, depois a escolha de curso. Mas, para ajudar a acalmar esse coraçãozinho, nossas orientadoras queridas responderam a algumas perguntas!

1. Que curso eu faço?

Considere suas disciplinas favoritas, as coisas que você gosta de fazer, as habilidades que você tem, o que você gostaria de fazer e consegue se imaginar fazendo e tente encontrar algo que junte tuuudo isso. Se ficar em dúvida entre cursos parecidos, leia as grades curriculares para entender as diferenças!

2. E se eu gosto de muitas coisas diferentes?

Medicina, engenharia, direito ou artes? Tente entender por que você quer coisas tão distintas e veja se alguma área te possibilita trabalhar com todas as coisas que você gosta. As graduações geralmente não se limitam ao que a gente conhece delas — existem muuuitas possibilidades de atuação!

3. E se eu não gosto de NADA?

É meio difícil você não gostar de fazer absolutamente nada! É normal que tenhamos fases na vida (adolescência, por exemplo) em que não nos conhecemos e não nos entendemos e nem sabemos do que gostamos! Tente conversar com pessoas que você admira e tem como referência, pesquisar sobre carreiras e ver o que desperta seu interesse. E lembre: a graduação não é o único caminho. Há cursos técnicos, tecnólogos, profissionalizantes, etc.

4. E se eu não gostar do curso que escolher?

Pode parecer, mas o que você escolher agora NÃO PRECISA definir toda a sua vida. Coisas acontecem, as pessoas mudam, às vezes você não conhecia bem o curso que escolheu, às vezes você descobre um curso que é mais a sua cara. E NÃO TEM PROBLEMA NENHUM MUDAR DE IDEIA! E esse tempo jamais terá sido desperdiçado: tudo o que você aprende serve para alguma coisa!

5. E se não der dinheiro?

Muita gente escolhe medicina, direito, engenharia e afins SÓ porque dizem que dá dinheiro. E a gente descobre ao longo da vida que tem médico que ganha mal, advogado que ganha mal, engenheiro que ganha mal… Então, mesmo que exista uma média salarial mais alta para algumas carreiras, não serão só a profissão ou diploma que vão definir o quanto você vai ganhar.

Agora faz o seguinte: desopila, fica tranquilo! Se precisar de um help, nos chame no chat ou no Instagram! ❤

Matrículas abertas para o Extensivo ENEM: https://mundoedu.com.br/matricula

--

--