O que separa as perguntas boas das ruins?

Saiba como perguntas alavancam os resultados da sua equipe

Kasulo Group®
#MundoKasulo
3 min readJun 5, 2018

--

Por Diego Nicolau

Você lembra qual foi a primeira pergunta que fez pros seus pais? Talvez você se lembre. Talvez eles tenham te contado. Talvez você não faça a mínima ideia.

O fato é que as perguntas são de extrema importância para o nosso desenvolvimento — da infância à terceira idade. Foi fazendo perguntas e tirando dúvidas com seus professores que você aprendeu durante a idade escolar. E, no começo de sua carreira, foi respondendo perguntas que você conseguiu seu primeiro emprego.

E sendo líder? Você acredita que sabe fazer as perguntas certas aos seus liderados?

Me responde uma coisa:

Na sua rotina, você costuma fazer mais afirmações ou perguntas?

Por que fazemos perguntas nos negócios?

Em uma empresa, é por meio das perguntas que você conhece a equipe e a ajuda a alavancar resultados. Seja em um cargo de liderança, seja empreendendo um negócio, as perguntas devem estar sempre presentes.

Você traz motivação por meio das suas perguntas? E, quando falo perguntas, estou me referindo a perguntas sem indução. Perguntas que estão, de fato, em busca de uma resposta.

Quais os motivos das perguntas?

Na minha rotina, por exemplo, eu pergunto para explorar opções. Ou porque estou curioso. Ou para motivar meu liderado e fazê-lo ter insights. Ou para ele ter responsabilidade sobre as próprias decisões, escolhendo a alternativa que traga mais benefícios e atenda mais às expectativas.

E é isso que você, líder, precisa fazer também. Você tem que perguntar para estimular o outro, para gerar curiosidade, para explorar opções. Perguntas que façam o outro saber mais.

Grandes impérios são criados quando conseguimos estimular as pessoas ao nosso redor.

Como fazer as perguntas certas?

Quando perguntamos da forma correta, nós estimulamos o indivíduo a entender que ele precisa de algo que antes ele nem lembrava ou nem sabia que precisava.

Grandes negócios prosperam porque sabem fazer as perguntas certas pros clientes. É dessa forma, por exemplo, que você conhece quem são seus clientes, onde eles estão, do que eles gostam, o que eles fazem.

Você tem a habilidade de estimulá-los a responder? De fazê-los pensar “caramba, eu preciso disso pra melhorar meus resultados”?

Quando falo isso, me refiro ao seu produto, ao seu serviço, ao valor que você agrega ao mercado.

Por isso, estude a forma que você indaga seus clientes e seus liderados.

De 0 a 10, qual é a qualidade das suas perguntas?

Pergunta nota 0

Nota 0 é aquela pergunta que induz. “Será que você não deveria fazer tal coisa?”, você diz. “Será que não seria melhor fazer de tal forma?” Assim, você não está perguntando, você está induzindo. Você está dando uma ordem/resposta e mascarando-a como se fosse pergunta.

Pergunta nota 10

A pergunta nota 10 é uma pergunta de verdade. “Qual a melhor forma de fazermos isso?”, você indaga. “O que podemos fazer?” Você pergunta para descobrir qual é a melhor forma de agir, de acordo com seu interlocutor.

As perguntas vão além de meras palavras corriqueiras. Elas são extremamente importantes para sua carreira e para os seus negócios.

Como melhorar minhas perguntas?

Procure entender mais as pessoas com quem você convive. Se coloque no lugar dessas pessoas e entenda quais perguntas te estimulariam a responder.

Uma de nossas formações, o Global Coach Certification, está aí para te ajudar a fazer isso. O coaching, metodologia que usa perguntas para fomentar desenvolvimento, é uma das formas de aprender a ser melhor líder.

Para aproveitar sua liderança, veja nosso vídeo “O que o Instagram nos ensina sobre liderança”, que fala um pouco mais sobre o tema.

Diego Nicolau é integrante do #MundoKasulo como co-fundador da Kasulo Group e Diretor Comercial & Marketing.

Nicolau é apaixonado pelas pessoas e leva a vida com uma missão: estimular a liderança empreendedora dentro dos ambientes sociais e empresariais. Ele é bacharel em Economia, MBA em Estratégias Empresariais e Gestão Comercial, Master Trainer da LeaderArt International, Master Coach pela International Association Of Coaching, certificado em produtividade pela California University/Irvine.

--

--

Kasulo Group®
#MundoKasulo

Educação Corporativa que forma líderes! #MundoKasulo