Ser feliz no trabalho é utopia?

Por Diego Knebel

Kasulo Group®
#MundoKasulo
3 min readApr 12, 2018

--

#ParaCegoVer

Escolher uma faculdade e consequentemente uma profissão aos 16 ou 17 anos parece cedo. E é!

Nesta idade, os ainda adolescentes geralmente não possuem informações suficientes sobre si mesmos para escolher uma graduação compatível com suas características pessoais. Costumeiramente são influenciados pelos pais ou escolhem sua formação pautados apenas no critério “remuneração”. Este critério também pode ser o motivo da escolha daqueles que optam pela faculdade um pouco mais tarde. Nestes casos, as chances de infelicidade profissional são grandes. E eu explico o porquê!

O que se faz x o que se é

Pode não existir uma fórmula para escolher a “profissão certa”. Mas o tão sonhado “ser feliz no trabalho”, segundo minha experiência de coach, está diretamente ligado ao alinhamento do que se faz com aquilo que se é.

Mas como posso saber quem sou?

Hoje existem no mercado uma infinidade de ferramentas que te ajudam a encontrar os seus pontos fortes e pontos de desenvolvimento; o que gosta ou não de fazer; quais são os seus verdadeiros talentos e paixões. Podem também proporcionar a construção de um propósito de vida. Todos estes fatores influenciarão sobremaneira positivamente na escolha de um curso de nível superior e na realização profissional.

Quando escolhemos fazer algo compatível com as nossas características pessoais, naturalmente brota dentro de nós uma certeza inabalável sobre o que estamos fazendo. A autoconfiança e a plenitude crescem vertiginosamente e queremos fazer cada vez mais aquilo a que nos propusemos.

Nossos resultados, inclusive os financeiros, passam a crescer de forma espontânea, e isso nos impulsiona a uma vida de grande significado onde nossa influência apoia a transformação positiva da vida daqueles que nos rodeiam e do mundo que habitamos. Nos tornamos verdadeiros líderes de nós mesmos e temos a força necessária para ultrapassarmos qualquer barreira que se apresenta em nosso caminho.

Olhando para dentro de si

O coaching é uma metodologia fantástica para que você atinja seus objetivos e está como plano de fundo de todos os serviços prestados pelo Grupo Kasulo. Por meio de um teste de perfil comportamental, por exemplo, será possível identificar rapidamente as principais características e os principais pontos críticos que você deve considerar para a definição estratégica do seu futuro.

E se você escolheu a graduação e a profissão certa, mas, por algum motivo, anda desmotivado ou percebe que sua carreira perdeu o significado, está na hora de você buscar apoio qualificado. Um profissional coach poderá te apoiar num “up de carreira”, seja na mesma empresa em que você atua ou em um ramo diferente.

O mais importante é olhar para dentro de si e, em seguida, assumir uma atividade profissional congruente. Desta forma, acredite: você conseguirá ser feliz, completo, pleno.

Gostou do texto? Clique em quantas palminhas quiser (1 a 50) e veja também esse material em vídeo!

Diego Knebel é integrante do #MundoKasulo como co-fundador da Kasulo Group e Diretor de Capital Humano. Master Trainer da LeaderArt International.

Knebel acredita na arte de comunicar-se bem para o fortalecimento das relações humanas em um processo de liderança. Aos 18 anos sagrou-se campeão paranaense de Oratória pela Junior Chamber International. É Master Coach com Certificações Internacionais em coaching nos níveis Master, Executive e Professional. É também administrador e especialista em Recursos Humanos. Desenvolvedor do MBA em Desenvolvimento Humano e Liderança, Treinador, Palestrante e Professor nas áreas de Comunicação, Comportamento, Inteligência Emocional e Administração de Conflitos.

--

--

Kasulo Group®
#MundoKasulo

Educação Corporativa que forma líderes! #MundoKasulo