Você é Líder? Então você é dono de um negócio!
Escrito por Diego Nicolau
Você sabe a diferença entre empresário e empreendedor? Sabia que um não está necessariamente incluso no outro?
Pois é, my leader. Para ser um empresário, basta ter um CNPJ e voilà! Você já pode se considerar um empresário. Mas isso o faz empreendedor? NÃO!
Então o que é ser empreendedor?
Conheço muitos empresários que não são nem um pouco empreendedores. Só reclamam da situação econômica, do presidente atual, dos concorrentes, do Mercado Asiático, dos fornecedores ruins, da mão de obra desqualificada, uh… se eu ficar aqui numerando o que ouço diariamente de empresários de vários tamanhos precisaríamos de um blog só pra isso.
Da mesma forma, conheço empreendedores que não são empresários. Isso mesmo! Empreendedores que trabalham de carteira assinada, ou de forma autônoma. O empreendedorismo está nas atitudes, no comportamento, na sua forma de enxergar o mundo e os problemas. O empreendedor encara tudo como um negócio, inclusive a si mesmo.
Encarando a si mesmo como negócio
O grande empreendedor, empresário e músico Gene Simmons, quando escreveu o livro EU S/A, disse que cada um de nós somos um negócio. Todos temos fornecedores, custos, infraestrutura e principalmente clientes, aos quais devemos entregar resultados. Bem como também temos (ou deveríamos ter) planejamento, contabilidade, lucros, reinvestimento e marketing.
Mas lá no título usei a palavra Líder. Isso quer dizer que, além de se enxergar como um negócio (vendo seus liderados como clientes), você precisa entender que você é dono de uma unidade de negócios em que várias pessoas precisam gerar resultados sob sua influência. Logo, estas pessoas são os principais clientes aos quais você precisa se preocupar em atender e gerar resultados. Quais são os resultados positivos que você está gerando PARA a sua equipe. E veja que estou falando “PARA”, e não “COM”.
Não é fácil. Isso exige um trabalho de introspecção e avaliação. Mas vou te ajudar a ser um líder mais focado no “Negócio de Liderar”. Aqui vão três lições que aprendi com a minha empresa, meus anos trabalhando em multinacionais e como treinador de líderes em empresas de diversos tamanhos e setores:
- Transforme a reclamação de seus clientes (liderados) em projetos viáveis: Para isso você pode até elaborar um plano de desenvolvimento junto com ele(a) e auxiliar a implantação na medida do possível e com os recursos existentes.
- Não tenha ideias, construa projetos: Qualquer ser na face da Terra é capaz de ter “ideias magníficas”, mas pouquíssimos se propõem a colocá-las em prática.
- Busque sempre gerar uma experiência positiva para seus clientes (liderados. E sim, estou repetindo para você fixar): Estamos entrando na era da experiência. Se meu cliente não estiver sentindo uma experiência positiva ele irá buscar outro lugar onde possa ter.
Pode começar com essas três, e você poderá dizer que está praticando uma “Liderança Empreendedora”, que transforma reclamações em massa criativa, que empreende ideias e transforma seu meio.
Bom. Sendo empresário ou não, você PRECISA ter atitude empreendedora para ter sucesso em seu “Negócio de Liderar”.
Um grande abraço!