A publicação de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, e de livros e capítulos de livros em coletâneas publicados por casas editoriais de excelência, são as formas mais importantes de disseminação e validação dos resultados das estratégias de pesquisa que são desenvolvidas por cientistas de todas as áreas do conhecimento.

O curso Escrever e Publicar um Artigo Científico — técnicas, roteiros e dicas para a publicação competitiva tem por objetivo apresentar aos participantes as etapas da produção de um artigo científico vencedor, as características de um trabalho publicável em uma boa revista científica, como também compartilhar orientações, procedimentos e técnicas para a sua redação. Outros aspectos do processo de publicação também serão trabalhados, como as etapas de produção, a boa redação na área de humanidades, a leitura crítica dos pareceres, a internalização das indicações e condições apresentadas pelos editores, os aspectos éticos relacionados…

O curso Escrever e Publicar um Artigo Científico é voltado a estudantes, professores e pesquisadores das disciplinas de humanidades, em diferentes estágios de formação, que pretendem conhecer os segredos da publicação científica competitiva, a partir da experiência de um editor com trajetória de 25 anos na edição científica.

As receitas obtidas com o curso são destinadas ao financiamento das atividades da Revista Brasileira de Política Internacional — RBPI, que é a mais tradicional publicação científica da área de Relações Internacionais no Brasil e uma das revistas com maior autoridade nas ciências sociais em todo o Sul Global.

São reservadas 5 vagas sociais — veja mais abaixo sobre como se candidatar a uma delas.

Veja informações adicionais e procedimentos para inscrições aqui.

Objetivos do curso

  1. Compartilhar orientações gerais, procedimentos técnicos e dicas, além de instruir sobre as boas práticas na publicação científica competitiva e de alto nível e sobre como ler e processar as críticas recebidas em peer review (revisão por pares).
  2. Apresentar as etapas da produção de um trabalho científico, desde a sua concepção até a publicação bem como mecanismos para amplificar a divulgação do artigo e o seu impacto;
  3. Introduzir as especificidades do artigo científico, como se diferencia de outras formas de expressão na ciência;
  4. Apresentar os passos para a redação consistente e autônoma de artigos científicos, atentando para critérios de competitividade típicos das revistas científicas nacionais de alto impacto e das revistas científicas internacionais mais competitivas;
  5. Discutir os cuidados necessários na elaboração e submissão do artigo científico e dicas para a seleção e escolha da revista adequada;
  6. Apresentar os aspectos éticos relacionados com a comunicação científica, no que se inclui o treinamento para o reconhecimento e a adoção cotidiana de boas práticas na redação e na comunicação científica em geral;
  7. Compartilhar orientações sobre como apreender críticas cientificamente referenciadas e solucionar problemas apontados pelo peer review (revisão por pares).

Conteúdo programático

O curso acontecerá em dez encontros de 2 horas, nos dias 24, 26, 28 e 31/05 e 02, 04, 07, 09, 11 e 14/06, síncronas (ao vivo), pela plataforma Zoom. Em cada uma das aulas haverá uma sessão de Perguntas e Respostas.

  1. Os cientistas precisam escrever
  2. As muitas formas da comunicação científica
  3. Publicação científica competitiva e sustentável — desafios, riscos e oportunidades
  4. O cenário nacional e internacional da publicação em periódicos científicos
  5. O acesso aberto e a revolução em curso na comunicação científica
  6. O cenário brasileiro da publicação científica
  7. Aprendendo a lidar com a cultura do publish or perish
  8. O que querem os editores dos periódicos de ponta?
  9. Fazendo boas submissões — técnicas e procedimentos para um artigo bem sucedido
  10. As características de um bom artigo científico
  11. A boa escrita científica
  12. A redação e a submissão em língua inglesa
  13. Riscos e vantagens da produção laboratorial
  14. Questões e desafios éticos
  15. O funcionamento da escala Qualis/Capes — como identificar boas revistas e espaços desejáveis para publicação no Brasil
  16. Web of Science e o universo da publicação internacional de alto nível
  17. O que é o peer review ou revisão por pares
  18. O peer review — Calçando as sandálias da humildade: transformando críticas em contribuições efetivas para a melhoria do trabalho
  19. Respondendo as instruções de pareceres e argumentando com as equipes editoriais
  20. As melhores práticas do peer review
  21. Critérios de avaliação usados por revistas competitivas

Sobre o Professor

  • Antonio Carlos Lessa é professor titular de Relações Internacionais da Universidade de Brasília — UnB, ensinando e pesquisando na área de História da Política Externa Brasileira e História Internacional. É autor de dezenas de trabalhos, entre livros, capítulos e artigos, publicados no Brasil e no exterior.
  • Doutor em História das Relações Internacionais pela UnB, concluiu estágios de pesquisa de pós-doutorado como International Research Fellow na University of Illinois at Urbana-Champaign (Estados Unidos), na Université de Strasbourg e na Université de Paris 1 (França).
  • Docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UnB, concluiu a orientação de mais de 150 profissionais, entre especialistas, mestres, doutores e pesquisadores de pós-doutorado. Foi professor do Instituto Rio Branco (Ministério das Relações Exteriores) e orientador no seu Mestrado em Diplomacia.
  • Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico — CNPq, é coordenador-adjunto e senior research fellow do Centro de Estudos Globais da UnB. Foi professor visitante da Universidad Nacional de Rosario (Argentina) e da Universidad de la República (Uruguai). Foi Visiting Fellow do Departamento de Estado dos EUA.
  • Trabalha com edição científica desde 1995, atuando em projetos editoriais de organizações públicas e privadas. Foi Editor-chefe da Revista Brasileira de Política Internacional — RBPI (2004–2021) e de Meridiano 47 — Journal of Global Studies (2000–2021).
  • É conselheiro de diversas revistas científicas brasileiras e internacionais, sobre Relações Internacionais, Educação, Estudos Latino-Americanos e de áreas relacionadas. Membro das equipes editoriais da RBPI (1994–2004), Revista do Serviço Público (1995–1996), foi coordenador de iniciativas de divulgação científica na área de Relações Internacionais, como o projeto Mundorama (2007–2020) e a Rede Brasileira de Relações Internacionais — RelNet (1998–2007).
  • É consultor de estratégias de editoras comerciais brasileiras de grande porte e desenvolvedor de coleções de livros sobre Relações Internacionais, Economia Internacional, História Internacional e áreas relacionadas.
  • Consultor dos Ministérios das Relações Exteriores, da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Defesa, e de organizações de governo e não-governamentais nacionais e internacionais. Atua como consultor sênior de estratégias de articulação, governança e avaliação em educação, ciência e tecnologia, e inteligência de informação voltada para agentes diplomáticos em operação no Brasil.

Apoio para a RBPI

A receita obtida será destinada ao financiamento das atividades da Revista Brasileira de Política Internacional — RBPI.

Vagas Sociais

  • Estão reservadas 5 vagas (10% do total de ingressos disponibilizados) para alunos pretos, pardos ou indígenas e/ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica regularmente matriculados em uma instituição de ensino superior.
  • Para se candidatar a uma dessas vagas, envie para o e-mail artigoredacao@outlook.com uma carta de motivação de no máximo uma página em PDF, com breve apresentação e justificativa à candidatura, e um comprovante de ingresso no ensino superior por sistemas de cotas sociais e/ou raciais ou um comprovante de participação de benefícios sociais da universidade.
  • Essa documentação deve ser enviada até 14 de maio. O resultado da concessão será divulgado até as 18h do dia 17 de maio. Em caso de demanda superior à quantidade de vagas ofertadas, serão priorizados os estudantes de doutorado, mestrado e graduação, nesta ordem.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas aqui.

Sign up for Revista Mundorama

By Mundorama

Artigos e notícias publicadas na Revista Mundorama, Divulgação Científica em Relações Internacionais Take a look.

By signing up, you will create a Medium account if you don’t already have one. Review our Privacy Policy for more information about our privacy practices.

Check your inbox
Medium sent you an email at to complete your subscription.

Mundorama

Mundorama é uma publicação do Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília

Editoria Mundorama

Written by

Mundorama

Mundorama é uma publicação do Centro de Estudos Globais da Universidade de Brasília

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store