O Peso dos 20

Catherine Gomes Duarte
Mundos & Fundos
4 min readApr 27, 2017

--

Certo dia, logo após completar meus 20 anos de idade, fui a academia realizar meu treino diário. Estava aumentando 2,5KG. em todos os equipamentos. Até que por mero descuido pulei de 15KG para 20KG justo no aparelho da lombar. E então pude afirmar literalmente que senti o peso dos 20 nas costas. Inspirando o texto a seguir.

Quando completei meus 15 anos de idade achava que poderia fazer tudo que quisesse, até porque eu era uma debutante, eu tinha esse direito. Mas não foi exatamente assim que as coisas aconteceram.

Para começar não tive minha tão esperada festa de 15 anos, muito menos uma viagem para Orlando. O máximo que tive foi um bolo e alguns salgados em casa, e assim tive que me dar por satisfeita. Meus amigos tentaram fazer com que meu dia no colégio fosse bom, para crianças de 13 e 14 anos, o esforço foi completamente válido.

Meus 15 anos não foram as mil maravilhas, pelo contrário foram bem, como posso dizer… Ah sim, turbulentos.

Minha mãe não era tão compreensiva, e achava que minha única preocupação deveria ser os estudos. E que o resto era palhaçada. Mas na cabeça de uma garota de 15 anos, sabemos que não é assim que funciona. Meu pai, para variar sempre foi ausente, então não vale a pena detalhar. sobre isso. Meus avós com a consciência pesada do filho inconsequente, faziam mais papel de pai, do que meu próprio pai.

Nunca tive muitas preocupações além de manter minhas notas na média, o que na maioria das vezes não conseguia por culpa das exatas. E claro, manter. minha vida social atualizada, que as vezes era mais importante do que as notas em exatas.

Eu estava conhecendo aquela coisa que chamavam de amor, pelo menos na época eu achava que era amor, apesar que naquele tempo eu achava que sabia de tudo. Descobri que não sabia de absolutamente nada. Eu achava que amor era dar uns beijinhos, namorar com alguém que você tinha certa admiração, andar de mãos dadas e tirar fotos para postar no Instagram (que estava começando a ganhar reconhecimento entre as mídias sociais).

E consequentemente com toda essa história de achar que sabia o que era amor, estava aprendendo a lidar com aquele famoso amor próprio, e digamos que não deu muito certo.

Enquanto ao completar meus 20 anos, uma idade que só afirma que você esta entrando no mundo adulto e as responsabilidades vão começar a pesar mais do que o normal. Resumindo, nada muito emocionante.

Fui para a faculdade onde ninguém sabia que era meu aniversário. Fui para casa, onde meus avós se esqueceram do dia supostamente “especial”. Meu pai me deu um abraço e um tapinha nas costas e saiu reclamando sobre o quanto ele estava ficando velho. Minha mãe ao chegar em casa, me deu um abraço e uns pulinhos de alegria para comemorar o dia. Meus amigos já haviam mandado diversas mensagens, e por incrível que pareça bem mais animados com a data do que eu mesma.

Minha tarde de 20 anos foi comum como qualquer outra. A única diferença foi que recebi uma ligação dizendo que uma empresa havia se interessado pelo meu currículo, deixando assim meu dia menos monótono. A noite chega, e começo a me arrumar para ir a um jantar de comemoração com alguns amigos, apenas amigos próximos. Porque eu sabia que se chamasse muita gente a maioria não iria aparecer mesmo. Apesar do simples jantar em um lugar que estávamos acostumados a ir, a noite foi boa e agradável.

Minha mãe mudou sua perspectiva, e começamos a ter um relacionamento mais saudável. Meu pai, bom, continua o mesmo de sempre. Meus avós, não tem mais tanta dedicação como antes, mas continuam bem presentes.

E com os 20 anos, chegaram o peso das responsabilidades de inúmeros trabalhos da faculdade, manter a matéria em dia, currículo atualizado, e viver em busca do tão esperado e desejado estágio. E depois que conseguir, notar que não é nada mágico como haviam dito. E ainda assim, tentar ter uma vida social digna.

E ao passar desses cinco anos, posso dizer que eu descobri o que realmente é amar alguém. O que é esse tão famoso amor que todo mundo fala. Amar é gostar tanto de alguém que a única coisa que realmente importa é a felicidade da pessoa, mesmo que seja com outra e não com você. Amor não é só mudar o status de relacionamento nas redes sociais, e postar fotos de um relacionamento perfeito. Amor é cuidar, se preocupar, dar bronca, ser presente, e muitas outras coisas que a gente descobre ao longo da vida. Amor não é propriedade e sim liberdade. Poderia descrever muito mais meu ponto de vista sobre amor, mas acabaria se tornando um texto dentro de outro texto.

E um dos mais importantes parágrafos. Eu definitivamente aprendi a me amar. Aprendi a amar minhas diferenças, e meu jeito de ser. E aprendi que, enquanto não existe amor próprio somos incapazes de amar o próximo.

E com isso encerro minha reflexão. E estou ciente de que daqui a cinco anos, meu ponto de vista sobre tudo que falei, pode ser completamente diferente. E tudo bem, até porque, estamos mudando o tempo todo. Porque aquele que não muda, não vive.

--

--

Catherine Gomes Duarte
Mundos & Fundos

Não sei, só sei que eu escrevo uns textos e estudo jornalismo.