Business Intelligence de Fato

Murilo Cremon
Murilo Cremon
Published in
2 min readMay 6, 2020

Em tempos de informações, cujo valem ouro, ainda existem companhias que não fazem nem ideia do que é Inteligência de Negócio (BI, do inglês Business Intelligence), nos dias atuais, isso deixou de ser competitividade e virou essencial nas empresas, pois dessa forma podem acompanhar seus processos e necessidades de negócios, estabelecer tomadas de decisões e planos de ações.

Mas de fato, o que é Business Intelligence?

Se formos navegar e pesquisar o que é, vamos encontrar diversas definições e explicações, mas em geral, todas querem dizer a mesma coisa, porém, de formas diferentes.

No meu caso, eu acho que todos os artigos navegados e pesquisados referente a BI, na maioria das vezes estão certos, mas acredito também, que BI pode ser resumido em uma única frase, como diz Swain Scheps, em seu livro Business Intelligence for Dummies.

“BI é qualquer atividade, ferramenta ou processo usado para obter a melhor informação para apoiar o processo de tomada de decisões.”

A implementação de uma solução de Business Intelligence, pode ser por diversos meios, como dito acima, pode ser através de algum tipo de atividade, ferramenta e até mesmo processo.

Para implementarmos uma solução de BI, devemos entender alguns passos antes.

  • Entender a necessidade de negócio (existem técnicas para isso);
  • Mapeamento das fontes de dados utilizadas;
  • Coleta e organização dos dados;
  • Criação de visualizações e análise de dados.

Se formos levar ao pé da letra, BI é uma forma de gerar inteligência a partir dos dados de determinado negócio.

Ainda ao pé da letra…

Existem quem diga, que o processo de BI vai ainda além, contendo mais ainda mais passos, como indica a imagem abaixo.

Quando entendemos a necessidade de negócio e os problemas a serem resolvidos, estamos a um passo de começarmos a elaborar uma solução, com isso, o mapeamento da fonte de dados se torna de extrema importância, pois é a partir delas que serão realizadas todas as transformações necessárias para organizar os dados em um único Banco de Dados (DW), e por fim, aplicação de Business Intelligence.

Transformação? ETL? Data Warehouse? What?

O fluxo de ETL (Extract, Transform and Load) e o armazenamento em um Data Warehouse, são passos fundamentais para um projeto de BI ser totalmente sustentável.

Mas…

Em questão do assunto de todo o fluxo (como aborda a imagem) deixarei para o próximo post, pois assim, entenderemos um pouco mais a fundo cada passo e como aplica-los.

--

--

Murilo Cremon
Murilo Cremon

Bem Vindo! Neste blog, compartilharei minhas experiências e conhecimentos sobre Business Intelligence, Visualização de Dados, Tableau e outros assuntos!