Dica — Organizando Dados no Tableau Desktop

Murilo Cremon
Murilo Cremon
Published in
3 min readJan 21, 2021

Organização é essencial, independente do projeto ou área de atuação. Não é diferente quando estamos trabalhando no Tableau desenvolvendo visualizações e até mesmo explorando os dados.

Quando inicia-se um projeto de Data Viz no Tableau, devemos pensar não só na nossa comodidade, mas sim, em quem futuramente possa dar manutenção e dar continuidade ao desenvolvimento. Para que isso ocorra, devemos facilitar o entendimento da base de dados e separar cada campo em seu lugar e assim por diante.

Chega de enrolação. Bora para as dicas!

Suponhamos que você já tenha feito um protótipo e já sabe o que quer apresentar, baseando-se nisso, vamos as dicas.

1ª Dica: Ao se conectar com seus dados, Oculte os campos que não serão utilizados e Adicione Filtros, se necessários;

2ª Dica: Ao se conectar com seus dados, ajuste todos os Data Types (Tipos de Dados) de acordo com a sua necessidade e altere os nomes dos campos (caso houver necessidade) para uma forma fácil de entender sobre o que se trata.

3º Dica: Após realizar extração dos dados, em suas medidas, altere os formatos de números e a agregação de acordo com o projeto. Para realizar isso, basta seguir os passos:

  • No Painel de Dados, selecione a medida que deseja alterar;
  • Clique com o botão direito e acesse Propriedades Padrão;
  • Escolha a opção Formato de Números para alterar a formatação padrão criada pelo Tableau ou Agregação para alterar a forma padrão de agregar.

4ª Dica: Ainda no Painel de Dados, agrupe os dados por pastas e crie as pastas para organizar os dados de acordo com o que você achar melhor. Para realizar esta ação, siga os passos:

  • No Painel de Dados, clique com o botão direito do mouse e selecione, Agrupar por Pasta;
  • Ainda no mesmo local, clique com o botão direito do mouse e selecione, Criar Pasta;
  • Para os campos que pertencem a pasta, selecione o campo desejado e arraste-o até a pasta.

Na questão da criação de pastas, é muito particular isso e vai da pessoa que está desenvolvendo, porém, eu tenho um padrão que eu criei e sigo nos meus projetos. Como a imagem abaixo.

Nas dimensões, acabo Agrupando por Pastas e os campos que correspondem a cada uma delas. Um ponto importante é, verificar que existe uma pasta chamada de Datas, correspondente ao armazenamento específicos de Datas e Campos Calculados que manipulam data e hora, pois, um projeto de Data Viz pode ser grande e muitas vezes criamos inúmeros Campos Calculados referenciando datas, devido a isso a criação desta pasta, além de que, facilita a manutenção, pois já sabemos onde encontrar.

Já na questão das métricas, claramente existem duas pastas e quando há necessidade, crio a terceira pasta chamada KPIs. A pasta chamada Cálculos faz referência a qualquer Campo Calculado ou Cálculo de Tabela que utilizam as Métricas Brutas e realizam algum tipo de operação. É bom chamar a atenção a pasta de Métricas Brutas, essa pasta faz referência as métricas que precisamos utilizar durante o projeto, porém, sem nenhum tipo de alteração.

5ª Dica: Tenha hábitos de incluir comentários em Campos Calculados. Comente o motivo do cálculo ser criado e o objetivo. Caso o Campo Calculado seja complexo, descreva-o mais detalhado e informe o passo a passo. Comentários podem ser “chatos” mas são de grande ajuda, principalmente em projetos extensos.

Por hoje é só!

--

--

Murilo Cremon
Murilo Cremon

Bem Vindo! Neste blog, compartilharei minhas experiências e conhecimentos sobre Business Intelligence, Visualização de Dados, Tableau e outros assuntos!