Nuvem de Palavras no Tableau

Murilo Cremon
Murilo Cremon
Published in
3 min readDec 3, 2020

Quem nunca precisou criar uma Nuvem de Palavras para identificar motivos ou causas de determinada necessidade de negócio, seja com o intuito de agregar análises ou até mesmo tomar alguma decisão?

Nesta publicação vou ensinar como realizar uma nuvem de palavras no Tableau (pois afinal, quem nunca sofreu pra fazer no R ou Python).

Imagine o seguinte caso…

Seu Diretor Executivo está com o pé atrás, pois está notando que o Churn de clientes está crescendo e gostaria de entender os motivos para tomar alguma decisão.

Com a demanda em mãos, nos foi fornecida uma base que contém somente três campos:

  • ID;
  • Motivo;
  • Quantidade.

Para entendermos os motivos de saídas dos clientes, devemos analisar a base e ajudar nosso Diretor Executivo a tomar a melhor decisão.

Mãos a obra!

O primeiro passo é arrastar o campo de Motivo para o Texto (Rótulo), na janela de Marcas. É bom notar, que esta ação renderizará os motivos em uma forma de texto dentro da planilha.

Segundo passo, é arrastarmos o campo de Quantidade para Tamanho, localizado na janela de Marcas. Dessa vez, irá renderizar um Mapa de Árvore (famoso TreeMap).

O interessante é que criamos um outro gráfico ao invés da Nuvem de Palavras, ou seja, caso necessite a criação de um TreeMap, já tem em mãos.

Terceiro passo, ainda na janela de Marcas, vamos modificar o tipo de visualização de Automático para Texto. Ao realizar a ação, vamos ver no mesmo momento que a Nuvem de Palavras irá se formar.

Indo Além…

Repare que, a única forma de identificarmos que um Motivo possui mais Churn do que o outro, é pela altura e tamanho que ficam as frases, porém, nós seres humanos temos um deficit na capacidade de assimilar tamanhos e diferencia-los, um ótimo exemplo está neste gráfico.

A frase Produto Desatualizado e Saiu para concorrente, possuem quase o mesmo tamanho e isso é um pouco confuso para o cérebro humano, pois não conseguimos identificar de forma rápida qual o Motivo principal.

Mas se queremos destacar algo de forma que chame ainda mais atenção e que seja fácil de interpretar, utilizamos cores, pois temos mais facilidade em interpretação do que em tamanhos e divisões.

Para isso, podemos arrastar o campo de Quantidade em Cores (localizado na janela de Marcas).

Podemos notar que agora é muito mais fácil de saber qual é o Motivo principal e assim por diante.

Isso com toda certeza, ajudará nosso Diretor Executivo.

Até o próximo post!

--

--

Murilo Cremon
Murilo Cremon

Bem Vindo! Neste blog, compartilharei minhas experiências e conhecimentos sobre Business Intelligence, Visualização de Dados, Tableau e outros assuntos!