Sincronizando os Eixos dos Gráficos no Tableau com Expressões LOD

Murilo Cremon
Murilo Cremon
Published in
4 min readJul 20, 2021

Só de falar em expressões LOD no Tableau, já ficamos com o pé super mega atrás, afinal, se trata de um dos assuntos mais complexos e difíceis de serem compreendidos dentro da ferramenta.

Infelizmente nesta publicação não abordarei em detalhes cada expressão LOD disponível no Tableau, porém, prometo que farei um novo post explicando detalhadamente cada expressão.

Vamos ao seguinte caso…

A área de vendas da sua empresa, gostaria de visualizar e comparar as vendas por categoria dos produtos ao longo dos meses para tomar uma decisão, e entraram em contato com a gente, para criar uma visão que possa auxilia-los de forma segura.

Neste caso, a empresa trabalha com três categorias de produtos, são eles:

  • Tecnologia;
  • Itens para Escritório;
  • Mobília.

Com a necessidade de negócio em mãos, colocamos em prática os primeiros rabiscos da demanda solicitada, e então, temos o seguinte resultado.

De fato, é a visualização que auxiliará a área comercial e baseado nisso, eles podem acompanhar e comparar os valores para atender as suas necessidades, porém, caso observarmos em detalhe, existe um problema. Note que, os eixos dos gráficos não estão sincronizados. Em modo geral, isso ocorre bastante no cotidiano e acaba passando despercebido na rotina corriqueira, porém, é um detalhe que faz toda a diferença e que pode influenciar totalmente a decisão do usuário de negócio.

O grande problema e até comum por parte de usuários, é não realizar a leitura do eixo Y e ir diretamente a linha para analisar tendências e encontrar picos e quedas com o objetivo de identificar o motivo. Só que, neste caso, não realizar a leitura do eixo Y, pode significar uma interpretação errônea, afinal, se formos somente pela linha, vemos que as três possuem quase as mesmas características e tendências.

Mãos a obra! Resolvendo o empecilho.

Para resolvermos este problema de sincronização entre os eixos dos gráficos, vamos precisar de 2 truques, um Campo Calculado com uma expressão LOD e uma linha de referência em cada uma de nossos gráficos.

Antes de tudo, vamos criar o Campo Calculado. Neste caso, dei o nome de Maior Venda por Mês e Categoria.

O Campo Calculado possui duas Expressões LOD. A primeira é responsável por recuperar a somatória do campo Sales (Vendas) por mês e categoria, já a segunda Expressão, pega somente o maior valor retornado da primeira expressão via MAX. Um ponto importante, como não estou agregando por nenhuma dimensão, acabei não utilizando a palavra FIXED, somente as chaves ({ }).

Sendo assim, este cálculo é responsável por armazenar o maior valor de venda realizado mensalmente e por categoria.

Em relação ao segundo truque, basta arrastarmos nosso novo Campo Calculado em detalhes, localizado em Marcas e em seguida, adicionarmos uma linha de referência a tabela no campo de Vendas. Não podemos esquecer de dois detalhes importantes.

Primeiro, nas opções de linhas, retirar o rótulo, deixar como nenhum.

Segundo, nas opções de formatação, a opção Linha deve estar como nenhum, assim, a linha não fica aparente na visualização.

Com isso, a linha de referência deixará todos os gráficos sincronizados com o intuito de ter uma melhor visualização referente aos valores. E então, temos nossa visualização e gráficos atualizados.

Reparem que agora, temos os mesmos valores nos eixos Y, e até mesmo uma visualização melhor do que a anterior, pois agora, temos uma melhor visão de qual categoria possui maior abundância em relação as outras observando somente as linhas.

Talvez você esteja se perguntando, o motivo de não editar os Eixos Y, que seria algo bem mais simples do que todos estes trâmites. Simples, conforme os dados forem atualizados via filtro rápidos ou até por ações, os eixos podem quebrar e sua visualização simplesmente desaparecer, então, é melhor fazer dessa forma, pois o eixo sempre ficará atualizado independente de qualquer filtro que seja atualizado.

Sem dúvidas, isso auxiliará a área comercial a tomar as devidas decisões.

Por hoje é só, até a próxima publicação!

--

--

Murilo Cremon
Murilo Cremon

Bem Vindo! Neste blog, compartilharei minhas experiências e conhecimentos sobre Business Intelligence, Visualização de Dados, Tableau e outros assuntos!