Utilizando Interactive Chart Tool para Análise de Dados no Alteryx

Murilo Cremon
Murilo Cremon
Published in
7 min readOct 28, 2020

É comum para nós, realizar análises de dados em diversos cenários e ainda mais comum, gerar valor para o negócio através das descobertas feitas.

Quando estamos trabalhando com Análise de Dados no Alteryx, é super comum vermos as ferramentas da categoria de Investigação de Dados em ação, afinal, elas possuem uma grande variedade de recursos que nos fornece informações valiosas para contribuir diretamente no negócio.

Entretanto, muitas vezes queremos nos aprofundar nos níveis de detalhes e infelizmente as ferramentas de Investigação, podem nos limitar um pouco.

Para que não fiquemos limitado somente a elas, existe uma ferramenta na categoria de Reporting chamada Interactive Chart.

Entendendo a Ferramenta

Vemos a ferramenta Interactive Chart sendo utilizadas para fazer a composição de relatórios dentro do Alteryx, mas, poucas vezes utilizada para algum propósito maior, como agregar valor ao negócio por meio da Análise de Dados.

A Interactive Chart Tool, é bem poderosa, com ela conseguimos criar vários tipos de gráficos, e fornece uma camada de configuração específica de acordo com o gráfico utilizado.

Mas… Pera ai! Não Existe Ferramentas mais Sofisticadas para Tal Tarefa?

Sim, realmente existem, como por exemplo R e Tableau. Porém, imagine o seguinte:

  • Você só atua com Alteryx e sua empresa não fornece recursos para estar atuando com outras ferramentas, então você precisa se virar;
  • Sua empresa até trabalha com Tableau, porém, não quer disponibilizar uma licença para você, por conta do custo;
  • O Software R é grátis, porém, você não sabe programar em R ou utilizar bibliotecas de visualização como, ggplot e plotly.

Neste caso, só nos resta o Alteryx e como podemos nos virar.

Bora Praticar!

Assim como nos outros artigos, estou utilizando a base de Sample Store, fornecida pela Tableau Software.

Neste caso em específico, vamos realizar uma análise da métrica de Lucro, porém, vamos analisa-la por alguns campos, como:

  • Lucro no Tempo;
  • Lucro por Categoria no Tempo;
  • Lucro por Modo de Entrega.

Vale lembrar, que os exemplos é somente para fins de demonstrar como a ferramenta pode atuar em suas análises, e facilitar seu dia a dia. Com base nisso, o fluxo que iremos trabalhar é este.

Como de conhecimento, antes de entrarmos no detalhe de cada ferramenta específica, vou realizar uma breve explicação do fluxo acima.

Este é um fluxo simples, que tem por objetivo, utilizar a ferramenta de Interactive Chart para realizar Análise do Lucro.

Neste fluxo, os dados é realizada com Input Tool, que realiza a leitura de um arquivo .xlsx (Excel). Em seguida, os dados são submetidos a um Select Tool, responsável por modificar os tipos de dados e excluir os dados que não vão ser utilizados. Posteriormente, é realizada uma limpeza nos dados e então submetida a uma Formula Tool, que realiza um DateTimeFormat, para pegar somente o ano e mês, concatenando com o dia 01, ou seja, vamos retirar os dias, trabalhando somente com Ano e Mês.

Em seguida, é realizado um agrupamento e soma do Lucro com a ferramenta Summarize para que possamos seguir o fluxo e criar os gráficos com a Interactive Chart Tool. Isso ocorre para as outras duas visualizações, porém, com algumas diferenças.

Na visualização de Lucro por Categoria e Tempo, os dados que não vão ser utilizados são retirados por um Select Tool e em seguida, submetido a um Cross Tab Tool, que tem o objetivo de transformar cada categoria em coluna e somar o valor de Lucro.

Já na Lucro por Modo de Entrega, é retirado os campos e realizado um agrupamento e a soma do Lucro.

Passo a Passo

Para inclusão dos dados no fluxo, foi utilizado o Input Data Tool, realizando a busca local por um arquivo .xlsx (Excel).

Como já dito, estamos tratando de uma base de vendas que contém inúmeras colunas referente ao detalhamento da venda em si, como mostra a imagem abaixo (print dos metadatas, pois ficou inviável tirar print dos dados).

Em seguida, vemos que os dados são submetidos a um Select Tool.

Essa ferramenta ela tem a tarefa de remover os campos que não vamos utilizar, pois como relatado acima, só vamos precisar de ambos campos, Data de Pedido e Vendas, além claro, que eu renomeio os campos, como mostra a imagem abaixo.

Dando continuidade ao fluxo, é realizada uma limpeza nos dados, com a ferramenta de Data Cleansing.

Neste caso, a ferramenta só está realizando algumas substituições e a limpeza por espaços brancos.

Em seguida, realizo uma transformação na Data, com a ferramenta de Formula.

Onde realiza a formatação da Data utilizando a função DateTimeFormat, que tem por objetivo capturar o Ano e mês e depois concatenar com o número do dia 01, para que possamos observar nossos dados mensal.

Já na questão de criação das visualização para supostas análises, é utilizado a ferramenta Summarize Tool.

Seu intuito é agrupar a Data Mês e Ano, criada no passo anterior e realizar a soma do Lucro, assim, teremos uma linha por mês e ano.

Finalmente, Interactive Chart Tool! Utilizada para criar um gráfico que mostra o Lucro no Tempo, para verificarmos acompanhamento e tendência.

Quando clicamos na ferramenta para configurar, nos deparamos com isso:

Basta clicar em Configuração de Gráfico, e basicamente com alguns cliques conseguimos criar o gráfico abaixo.

Repare que para criar este gráfico, devemos adicionar uma nova Layer, e então, escolhemos um Nome para ela, e em seguida, escolhemos qual tipo de gráfico gostaríamos e qual será nossos Eixos x e y, baseando-se nos na ferramenta anterior.

As outras guias da ferramenta, são referentes a estilo e configuração do gráfico.

A Browse Tool, é somente para mostrar o gráfico final, sem todas as configurações da Interactive Chart Tool.

Na visualização Lucro por Categoria, temos alguns pontos diferenciados, pois estamos trabalhando com Cross Tab.

Neste caso, o Cross Tab, está realizando uma transformação nos dados, cujo, as linhas estão virando colunas, mas para isso, se observarmos o fluxo, vemos que possui um Select Tool antes, para que eliminar os campos que não vão ser utilizados, então deixamos somente os campos de Data Mês e Ano (criada na Formula Tool), Categoria e Lucro.

Para configuração, deixamos a Data Mês e Ano agrupado, e jogamos para colunas o campo de Categoria e nos valores, realizamos uma soma do Lucro.

Então os dados ficaram desta forma:

Submetemos os dados a uma Interactive Chart Tool e então, realizamos as configurações necessárias.

O intuito dessa visualização é acompanhar cada Categoria em cada linha ao longo do tempo, por isso transformamos cada categoria em coluna, pois assim conseguimos criar várias Layers para compor o gráfico (isso é o que diferencia, do gráfico acima).

Repara que, na imagem abaixo, possui três Layers, cada uma representa uma coluna transformada no passo anterior.

E assim como anteriormente, é submetida somente para uma única Browse Tool, para somente mostrar o gráfico específico.

Já na visualização por Modo de Entrega, os passos são semelhantes ao Lucro no Tempo, realizamos o agrupamento e realizamos a soma por Lucro, única diferença, é que possui Sort Tool para ordenar as colunas de Lucro de maior de menor, seguindo de um Interactive Chart Tool.

Para realizar a análise dos dados via Alteryx, essa é uma saída bem robusta que pode agregar bastante valor nas análises.

Mas vale lembrar, neste tópico apresentado se fossemos esclarecer ainda mais as análises, precisamos verificar por estudo, produto e muito mais, para chegarmos as valores significativos para o negócio. Isso somente foi uma abordagem simples de como utilizar no dia a dia.

--

--

Murilo Cremon
Murilo Cremon

Bem Vindo! Neste blog, compartilharei minhas experiências e conhecimentos sobre Business Intelligence, Visualização de Dados, Tableau e outros assuntos!