A Wikipédia, o futebol feminino e o que você tem a ver com isso

--

Construída colaborativamente, a Wikipédia é um dos portais de informação mais acessados do mundo e, para muitos, a primeira pesquisa em qualquer busca online. Contudo, quando o assunto é mulheres do futebol, falta — e muito — para uma representação à altura. Conheça mais sobre esse universo e o que o Museu do Futebol tem feito para mudar esse cenário.

Pessoas reunidas no Centro de Referência do Futebol Brasileiro para a primeira maratona de edições promovida no Museu do Futebol sobre futebol feminino. Foto Rodrigo Tetsuo Argenton | Wiki Movimento Brasil

Você se lembra da primeira vez que acessou a Wikipédia? Lembra o que estava procurando? Era para um trabalho acadêmico? Procurava informações sobre uma personalidade ou algum acontecimento histórico? Estava apenas tirando dúvidas?

Segundo dados de 2014 da Wikimedia Foundation (2014, p. 9), a Wikipédia foi um dos dez sites mais acessados do Brasil — e o sexto mais acessado no mundo todo. São mais de 30 milhões de artigos escritos em cerca de 280 diferentes idiomas. Só na versão em português do site são mais de 1 milhão de artigos e 200 mil edições de conteúdo por mês.

Neste contexto de grande visibilidade, alguns números chamam a atenção: entre os editores (pessoas cadastradas que criam e editam páginas da Wikipédia) apenas 10% pertencem ao sexo feminino e apenas ¼ dos textos biográficos são sobre mulheres.

E quando o assunto é futebol feminino? Basta dizer que enquanto na Copa do Mundo de 2018, todos os 23 jogadores da equipe masculina já estavam na Wikipédia, no momento da convocação para o Mundial feminino de 2019, nove não tinham sequer o registro criado.

Foto: Cassimano | Museu do Futebol

A Wikipédia está em constante processo de revisão, assim como muitos livros escolares e enciclopédias — porém em uma velocidade incomparavelmente maior, e com desafios específicos dado que sua edição não é centralizada em uma pessoa (o publisher), mas em um sem-número de colaboradores. O seu conteúdo não é uma fonte primária de informação, mas sim uma espécie de repositório de referências. Um verbete na Wikipédia não possui ideias inéditas. Citando a própria Wikimedia Foundation:

“A Wikipédia não se propõe a ser uma fonte primária de informação e exige que fontes fiáveis sejam adicionadas às informações nela presentes, não permitindo portanto a publicação de pesquisas inéditas. A pergunta (A Wikipédia é confiável?), dessa maneira, deve ser sempre feita às fontes presentes nos artigos da Wikipédia. Caso elas não estejam presentes ou não sejam confiáveis, devem ser inseridas ou retificadas” (WIKIMEDIA FOUNDATION, 2014, p. 44).

Uma das fontes mais utilizadas, em especial quando o assunto é futebol, são as matérias e artigos jornalísticos produzidos pela imprensa. Isso, especificamente para o caso das mulheres do futebol, traz alguns desafios: como referenciar informações sobre uma modalidade tão pouco documentada pela mídia?

Em 2016, durante o projeto Visibilidade para o Futebol Feminino, a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro — CRFB teve seu primeiro contato com a Wiki, integrando a Edit-a-thon BBC World News — 100 Mulheres com a criação e aprimoramento de verbetes relacionados jogadoras, árbitras e jornalistas da Rádio Mulher — pioneiras durante as décadas de 70 e 80 em cobrir ao vivo partidas de futebol. Devido à carência de fontes, alguns dos artigos criados foram questionados e derrubados mais de uma vez, sob o argumento de que as personagens selecionadas eram desconhecidas… Pois é. Umas das formas de manutenção do preconceito que o futebol feminino sofre vem justamente dessa atitude de negar a história, o protagonismo e os fatos acontecidos.

Em relação a essa questão, a jornalista Olga Bagatini explica que:

“A Wikipédia é uma plataforma colaborativa e muitas vezes as pessoas não sabem que também podem colaborar com a construção de seus conteúdos. Podem criar verbetes do zero, melhorar aqueles que já existem ou até mesmo traduzir artigos de wikis em outros idiomas. Basta seguir algumas regras básicas de edição para fazer a diferença na representatividade de mulheres do futebol na Wikipédia — e, consequentemente, na internet em geral. Toda informação adicionada na Wikipédia precisa ser referenciada, ou seja, precisa ser suportada por alguma fonte confiável e verificável. Então envolve um trabalho de pesquisa que depende de outros conteúdos publicados disponíveis sobre o tema do verbete. Por isso, as atividades de editatonas voltadas para temáticas vinculadas às lacunas de gênero em conteúdos da Wikipédia são legais também para sinalizar a falta de registros e de fontes sobre a atuação de mulheres em diversas áreas. Elas existem sim, mas muitas vezes não são documentadas. Por isso, para além de editar os verbetes em si, é possível colaborar com a Wikipédia indiretamente sendo um jornalista, um pesquisador ou até mesmo uma instituição que, ao produzir conteúdos, se sensibilize com a falta de representatividade e pratique a inclusão de diversidade no que é gerado ali.”

Tudo isso apenas reforça que há muito trabalho a ser feito e que, colaborativamente, é possível rechear a Wikipédia com informações confiáveis sobre o futebol feminino, ajudando a divulgar a história das mulheres que fazem esse esporte acontecer. Como diz a professora Silvana Goellner: é preciso conhecer para reconhecer, e o Museu do Futebol tem buscado fazer sua lição de casa.

Em 2019, foram 3 maratonas de edição realizadas em parceria com o Wiki Movimento Brasil — associação brasileira de editores e colaboradores dos projetos Wikimedia — , a jornalista Olga Bagatini, então à frente do blog Deixa Ela Jogar (do Yahoo Brasil), e blogueiros, jornalistas e apaixonados pela modalidade, como Edson de Lima (A Vitrine do Futebol Feminino), Olimpíada Todo Dia e Jogadelas. Olga foi quem trouxe a ideia e tocou a organização das maratonas com o Museu.

Foram 3 dias, 21 horas de trabalho, 45 participantes, 68 artigos criados e 195 editados, somando 821 edições. Ao todo, 391 mil bytes de conteúdo adicionados.

Que resultaram em 1.95 milhões de visualizações.

De todo esse saldo de visualizações, o recorde vem da primeira maratona, realizada na véspera da Copa do Mundo — ocasião em que os editores asseguraram que todas as jogadoras convocadas para a Copa do Mundo na França passassem a ter verbetes com seus nomes e histórias na Wikipédia. 1.6 milhões de views ocorreram entre os meses de junho e julho, sendo 21,8 mil já no dia do evento.

Esses dados reforçam aquilo que já sabemos: há muito interesse no futebol feminino e precisamos, cada vez mais, nos engajar em visibilizar a modalidade e as protagonistas dessa história. E você pode fazer parte disso.

A realização das Editatonas #WikiFutFeminino fez parte da exposição temporária CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol, com o objetivo de reunir e promover a memória das mulheres na história do futebol brasileiro.

Especial agradecimento à Olga Bagatini pela parceria e iniciativa da maratona, à Érica Azzellini e João Peschanski pela wiki-militância, e a todes que colaboraram.

Foto Rodrigo Tetsuo Argenton | Wiki Movimento Brasil

REFERÊNCIA

WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia de A a Z. [s.l]: Programa Catalisador do Brasil; Wikimedia Foundation, 2014. p. 58.

Sobre as Editatonas #WikiFutFeminino

A primeira foi realizada em 01 de junho e teve como tema as atletas convocadas para a Copa do Mundo de 2019.
A segunda foi dedicada a registrar informações sobre as atletas campeãs do Campeonato Brasileiro, e ocorreu em 24 de agosto.
A terceira, por sua vez, promovida no dia 12 de outubro, teve como mote a Copa Libertadores da América e times e atletas campeãs.

AUTORIA

Este texto é de autoria de Camila Aderaldo e Dóris Régis, respectivamente Coordenadora e Assistente de Documentação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), do Museu do Futebol.

--

--

Centro de Referência do Futebol Brasileiro
Museu do Futebol

Núcleo do Museu do Futebol dedicado a produzir, reunir e disseminar pesquisas e curiosidades sobre o futebol no Brasil.