Conheça o perfil do acervo da Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Inaugurado em 4 de outubro de 2013, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) é o setor responsável pela gestão do acervo do Museu do Futebol e por documentar e pesquisar as diferentes expressões do futebol como patrimônio cultural no Brasil. O CRFB conta com a primeira — e maior — Biblioteca pública sobre futebol do país, cujos títulos podem ser consultados no banco de dados online.

Nestes cinco anos de existência, a Biblioteca e Midiateca do CRFB recebeu mais de 22 mil visitantes e pesquisadores dos mais variados lugares do mundo, com as mais variadas perguntas e interesses. O casal de franceses que queria saber qual a origem do apelido Pelé. O jornalista indiano que gravou a mesma reportagem em 3 idiomas diferentes. Os torcedores do Defensa y Justicia que queriam doar uma bandeira (o Museu do Futebol só aceita doações de livros e periódicos. Ficamos com 5 edições da revista Planeta Defensa!). O árbitro que veio trocar figurinhas com o bibliotecário, literalmente. A menina que, encantada com tantos livros, perguntou se podia morar na Biblioteca...

Mas, independentemente de qualquer história, existem três perguntas que sempre acabam aparecendo quando o visitante supera o choque inicial ao entrar na Biblioteca do CRFB. Compartilhamos essas perguntas e as repostas abaixo! As nuvens de palavras foram feitas a partir dos 2.100 títulos publicados entre os anos de 1910 e 2018 disponíveis nas prateleiras da Biblioteca.

  1. Quais são os assuntos mais abordados pelos livros?

Como esperado (sim!), a maior parte do acervo aborda o tema futebol (1.846 livros, 88%). Há outros títulos que enfocam, por exemplo, gestão esportiva, educação física, entre outros. Em segundo lugar estão os livros sobre clubes (529 livros, 25%), seguido pelas biografias de personalidades relacionadas ao esporte (320 livros, 15%).

2. Onde os livros foram produzidos?

O estado de São Paulo é o campeão das publicações que constam aqui no acervo: 1.552 livros (74%), enquanto o Rio de Janeiro responde por 683 (32%). Esse predomínio acontece tanto pela proximidade geográfica, quanto pela grande concentração editorial no eixo Rio-São Paulo. Em terceiro lugar ficou o Rio Grande do Sul, com 172 obras (8%). Do Norte-Nordeste a maior representatividade vem do Ceará, com 36 títulos de livros (1,7%).

3. Quais são os clubes com mais livros no acervo?

No total, a Biblioteca possui 529 livros sobre clubes de futebol. Destes, 71 times brasileiros foram identificados. Corinthians (70 livros, 13%), Flamengo (52 livros, 10%) e Fluminense (43 livros, 8%) são as equipes com mais títulos no acervo.

É natural que os times com mais torcida também tenham uma produção bibliográfica maior. Mas destaque mesmo vai para o Fluminense: desde 2016 o Flu-Memória (grupo que pesquisa e preserva a memória do clube), além de doar os livros que vem produzindo, também orienta os autores tricolores a enviarem suas obras à Biblioteca do CRFB. Desde então, chegaram dezenas de títulos, consolidando o clube em 3º lugar na lista.

SERVIÇO

Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB)

Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n | Estádio do Pacaembu
Telefone: 11 3664–3848 ramal 134 | E-mail: crfb@museudofutebol.org.br
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10:30 às 17:00 (permanência até às 18:00). Entrada gratuita.
Nos dias com jogos no Estádio do Pacaembu, consulte nosso site.

AUTORIA

Este texto é de autoria de Ademir Takara e Dóris Régis, funcionários da Biblioteca do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), do Museu do Futebol.

--

--

Centro de Referência do Futebol Brasileiro
Museu do Futebol

Núcleo do Museu do Futebol dedicado a produzir, reunir e disseminar pesquisas e curiosidades sobre o futebol no Brasil.