5 Dicas Para Escutar Música Ativamente

Humberto Piccoli
Music Filter
Published in
4 min readJun 14, 2017
Foto: Egor Khomiakov

Sinceramente, considero a coisa mais importante da vida de qualquer ser humano desenvolver habilidades e práticas que envolvam diretamente os nossos sentidos básicos. Todos sentem isso também, pelo menos de alguma forma.

Se você tende a preferir estímulos visuais, pode ser que goste de ler, ou de se emocionar com filmes, fotografias, ou com a forma com que seus móveis estão dispostos em sua casa.

Se a sua tendência está para o lado do olfato e do paladar, o cheiro do campo pode lhe trazer memórias maravilhosas, ou você adora experimentar novos temperos, se diverte identificando os perfumes de uma flor.

A sensibilidade do tato é talvez a mais importante em termos de sobrevivência, e por isso mesmo é fortíssima em transmitir emoções. O carinho de mãe, o beijo de uma pessoa amada, aquele abraço forte de um bom amigo, a ardência do joelho ralado. Para os adeptos do tato, cada textura é um universo. Os pêlos de cada animal são tão diferentes! A diferença entre uma coberta de boa qualidade e outra de má…

Para os mais sensíveis em relação ao ouvido, a música pode ser o seu universo, mas existem várias ocasiões mundanas que todos podem experimentar. Tem gente que sabe diferenciar o motor de qualquer carro só pelo ronco! Além disso, existe uma nova onda no YouTube que é muito peculiar, se chama ASMR. O ASMR consiste em provocar sensações de prazer e conforto apenas com sons. Procure e veja que as opções são múltiplas.

É claro que todos nós — exceto pessoas com qualquer tipos de deficiência-temos cada sentido muito bem desenvolvido, pelo menos o suficiente para sobreviver e aproveitar experiências estéticas. Afinal de contas, você deve ter se identificado com vários dos exemplos citados acima, não?

O assunto é vasto e eu adoraria divagar em todos os sentidos, mas a minha área é a música e é da audição que eu quero falar:

Se você reparar na sua audição, logo vai perceber que ela é muito bem desenvolvida. Pare por um segundo e preste atenção em todos os sons que você pode perceber. Mas não é só isso. Além de perceber sons, nossos ouvidos ajudar na nossa noção de espaço. Inconscientemente, nosso cérebro interpreta o tempo que um som leva pra chegar em cada ouvido, e a diferença desse tempo nos ajuda a determinar a distância de onde o som foi emitido. Incrível, né? Experimente esse fenômeno fechando os olhos e tentando adivinhar de onde vêm os sons que aparecem. Você acertar com exatidão na maioria das vezes!

Esse super-poder foi e continua sendo muito importante para a sobrevivência da nossa espécie. Apesar disso, a audição humana não nos faz aprender a linguagem da música assim, apenas instintivamente. Nós precisamos focar nossa atenção nas diferentes fontes sonoras e, aos poucos, acostumar o ouvido, até entender cada sonoridade bem e poder definir e comparar sons de acordo com a sua memória auditiva.

Trabalhoso, mas nem tanto.

Para desenvolver essa intimidade com a audição consciente da música, basta conhecer fundamentos básicos como altura, intensidade, timbre e ritmo, e escutar música. Escutar muita música.

Abaixo segue uma lista de 5 sugestões para refinar o seu ouvido, simplesmente ouvindo música:

  1. Preste atenção em apenas um instrumento por vez. Procure definir qual é a sua função. Ele combina com outros instrumentos? Qual é a textura e a complexidade desse instrumento?
  2. Entenda a forma da música. Ela possui introdução? Estrofe? Refrão? Ponte? Existem partes em que a melodia é a mesma mas a letra é diferente (dica: isso é super comum)?
  3. Use o seu super-poder e procure imaginar o espaço onde a música foi tocada. Tenha em mente que muitas vezes esse espaço é “inventado” por engenheiros de som. (lembra da diferença da distância entre um ouvido e outro? Eles brincam com isso.)
  4. Mantenha o foco na identidade que cada músico traz para a música. Escute a música repetidas vezes e você vai entender o que eu estou sugerindo aqui. Esteja atento a qualquer falha, nuance de qualquer voz ou instrumento.
  5. Conecte-se de forma emocional com a música. O que ela diz pra você? Por que você gosta dela? Por que você não gosta dela?*

*não vale responder: “Eu gosto porque ela tem um ritmo interessante.” Procura uma resposta que diga respeito a algo que você esteja sentindo, como: “Eu gosto porque ela tem um ritmo interessante que faz me sentir mais motivado quando estou cansado, e que me faz acreditar mais nos meus sonhos.”

Eu adoraria que você clicasse no ❤ ali embaixo e, principalmente, que você compartilhasse nas suas redes. Esta é a melhor contribuição que posso receber de você, e uma ótima forma de oferecer meu material gratuito para mais pessoas!

Se você curtiu esse post, confira vários outros no meu blog Music Filter. Obrigado pela visita! Fique a vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica.

--

--