Problemas Diretos, Indiretos e Sem Controle

Humberto Piccoli
Music Filter
Published in
3 min readJun 21, 2017
Foto: Arnold Exconde

Podemos colocar qualquer problema que enfrentamos na vida e na música em uma dessas três áreas:

  • controle direto (problemas envolvendo nosso próprio comportamento);
  • controle indireto (problemas envolvendo o comportamento de outras pessoas);
  • sem controle (problemas em que não podemos fazer nada a respeito, como nosso passado e realidades naturais e instintivas).

Segundo Stephen R. Covey, em seu livro Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes, a abordagem pro-ativa firma o primeiro passo em busca da solução desse três tipos de problemas presentes no nosso presente Círculo de Influência (conjunto de coisas que temos a possibilidade de fazer algo a respeito).

Problemas de controle direto são aqueles que são resolvidos com o trabalho sobre nossos próprios hábitos. Eles se localizam dentro do nosso Círculo de Influência. Todos os aspectos técnicos de nossa música, nosso conhecimento e estudo de teoria, repertório, linguagem estão ao alcance de um clique e normalmente de forma gratuita.

Aqueles problemas que podem ser evitados com antecedência, como a falta de um “T” ou qualquer equipamento eletrônico necessário para fazer o seu equipamento funcionar (afinadores, pedais de efeitos, baquetas extras, palhetas, partituras, etc.) também estão incluídos aqui.

Problemas de controle indireto são resolvidos através dos nossos métodos de influência. Por terem relação direta com as outras pessoas, nossa única forma de influenciar o resultado dessas situações é através de métodos de persuasão.

Normalmente começamos tentando a discussão racionalizada e, caso isso não funcione, começam os conflitos diretos ou abstenções que geram conflitos maiores mais tarde. Mas a verdade é que existem muitos métodos de persuasão que podem ser utilizados em todas as situações. Empatia, exemplo, generosidade são alguns dos métodos mais eficazes. Convencer o outro tentando provar a nossa própria opinião normalmente não faz nada melhor do que satisfazer o seu próprio ego e ofender o ego de outros.

A resolução de problemas sem controle envolve a atitude de se responsabilizar por mudanças internas. Pacificamente aceitar a impossibilidade de ação sobre esses problemas e aprender a conviver com eles, mesmo que não gostemos. Dessa forma, esses problemas perdem o poder de nos controlar. A reclamação e as desculpas não florescem num sentimento de aceitação.

Considere esses três tipos de problemas e procure identifica-los na sua vida pessoal e profissional. Normalmente, se não refletirmos de acordo com eles, é muito fácil confundir a definição de nossos problemas e colocar a responsabilidade de nossos problemas diretos e indiretos em outras pessoas ou circunstâncias, além de esperar uma resolução impossível no caso dos problemas sem controle, e viver frustrado.

Pense nos seus objetivos. Por que você ainda não os alcançou?

Se você sonha em gravar um album, o que o impede de o fazer agora? Dinheiro? Conhecimento técnico? Inspiração? Estudo?

Quer ser o melhor músico da praça? O que falta? Tempo? Seriedade? Contatos?

Identifique cada um dos problemas que você enfrenta e resolva os problemas que envolvem controle direto e indireto, e aceite e adapte-se aos problemas sem controle. E mande um link do seu album ou seu video tocando muito aqui nos comentários ;)

Eu adoraria que você clicasse no ❤ ali embaixo e, principalmente, que você compartilhasse nas suas redes. Esta é a melhor contribuição que posso receber de você, e uma ótima forma de oferecer meu material gratuito para mais pessoas!

Se você curtiu esse post, confira vários outros no meu blog Music Filter. Obrigado pela visita! Fique a vontade para deixar seu comentário, sugestão ou crítica.

--

--