O que é esse tal de mundo VUCA?

Muvuca
Muvuca
Published in
7 min readMar 6, 2021
Na foto, há uma bolha de sabão colorida em foco. Ao fundo é possível ver alguma mata ou árvores.

Talvez você já tenha ouvido falar num tal de mundo VUCA. Mas se esse for seu primeiro contato com o termo, relaxa, pois aqui vamos entender o que é esse mundo e o que ele tem a ver com você ou com sua empresa!

Agora, vamos contar um pouco de história…

No final da Guerra Fria, os Estados Unidos se depararam com um cenário onde prever sua vitória era algo complexo, pois tudo era completamente imprevisível. As estratégias mudavam todos os dias e o exército cunhou o momento como VUCA, um acrônimo em inglês formado pelas características que se destacavam na época:

  • volatility (volatilidade);
  • uncertainty (incerteza);
  • complexity (complexidade);
  • ambiguity (ambiguidade).

No fim os EUA conquistaram sua vitória, embora seja algo questionável devido a tantas instabilidades políticas e sociais mundo afora. Mas isso é polêmica pra outra conversa… O ponto central é: o exército estadunidense conseguiu compreender a Era que estavam vivendo e este conhecimento se tornou poder em meio à uma Guerra!

Mas voltando ao (seu) presente, você já teve aquela perturbadora sensação de que o mundo está agitado demais? O tempo voa e a insegurança parece ser o sentimento mais popular. As coisas mudam tão rápido e fica cada vez mais difícil de entender o que realmente está acontecendo.

Acho que você já sabe aonde quero chegar com esse papo né?!?

O exército criou o termo em período de guerra e não demorou muito para que a selva corporativa o aplicasse para caracterizar o caos em que vivemos hoje.

Entretanto, não podemos mudar o fato de que realmente estamos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Cabe a nós estarmos conscientes e, assim, reaprender a viver!

Como o mundo VUCA é?

Embora já tenha citado as características identificadas pelo exército estadunidense que caracteriza o mundo VUCA, precisamos entender como essas características refletem o mundo em que vivemos hoje.

Volátil

Em um mundo digital, onde as informações circulam com velocidade recorde por todo o globo, os avanços científicos e tecnológicos se tornam exponenciais. O mercado e, principalmente, a sociedade acompanham essas mudanças com muita agilidade, o que fomenta o surgimento constante de novidades que, por consequência, logo se tornam obsoletas.

Incerto

Diante de tamanha agilidade e mudanças, realizar qualquer plano para o futuro se torna um risco, afinal ele pode se tornar obsoleto e, por conseguinte, inaplicável. O mundo não é linear e realizar projeções seguras para o futuro é uma falácia, até porque quem poderia ter previsto o surgimento de uma pandemia? A verdade é que não temos controle sobre absolutamente nada…

Foto de uma teia de aranha com gotas de água em seus fio.

Complexo

Agora imagine mudanças constantes gerando cenários incertos em um mundo globalizado. Cada vez mais estamos conectados por uma rede invisível que sustenta a globalização intensificada pelo advento da internet e qualquer acontecimento pode tomar proporções mundiais, sem que um padrão possa nos alertar com antecedência. Quem aqui conhece a Deise do tombo? E quem aqui consegue explicar o fenômeno dos memes da Cuca (aquela do Sítio do pica pau amarelo) no exterior? Mas, infelizmente, nem só de memes vive o mundo complexo e este é o problema!

Ambíguo

E falando em memes… quem aqui está acompanhando o BBB 21? Se você não está, ainda assim deve ter ouvido falar do Caio cancelado, que foi descancelado, que é problemático, mas que também é engraçado… Ele e sua participação no maior reality show brasileiro é a personificação da ambiguidade no mundo VUCA. Nossas ações são interpretadas de diferentes maneiras por diferentes públicos, que só têm acesso a isso devido ao mundo globalizado e digital (no fim, tudo se conecta).

Tá, mas o mundo VUCA também não ficará obsoleto?

SIIIM!! Acho que você está sacando esse conceito! O próprio mundo VUCA é o que confere sua data de validade, afinal em um mundo com tantas mudanças, é de se esperar que suas próprias características se alterem com o tempo…

Recentemente, alguns profissionais da área tem indicado a necessidade de reformular o conceito e inserir mais duas letras no acrônimo:

  • Meaningful: em tradução livre “significativo/significativa”, esse conceito resume a busca por um senso de propósito que as gerações recentes têm necessitam encontrar no mercado de trabalho;
  • Universal: uma cognata, esse conceito é claro em inglês ou em português e indica a preocupação com impactos globais que têm assolado a todos num mundo que sofre com problemas compartilhados em proporções similares à sua grandiosidade.

Com essas duas novas características, o mundo VUCA passa a ser chamado de mundo MUVUCA.

E o surgimento desse conceito honra seu próprio significado, já que não existe consenso quanto à sua origem. Em um mundo hiperconectado, pessoas diversas constroem novidades de forma colaborativa, voluntária ou involuntariamente.

Mas quem esperava uma pandemia em pleno século XXI??

Pois 2020 foi palco de muitas tragédias, mas também de inúmeras transformações. E é impossível ignorar tudo isso!

Desde 2018 que Jamais Cascio, professor da Universidade da Califórnia e membro do Institute for the Future, vem argumentando sobre a necessidade de deixar o mundo VUCA para trás, tendo em vista que este conceito já não era mais suficiente para definir o mundo atual. Mas somente em 2020 que ele trouxe o mundo BANI!

Mundo BANI

Assim como o VUCA, BANI também é um acrônimo formado pelas iniciais das palavras brittle (frágil), anxious (ansioso), non-linear (não-linear) e incomprehensible (incompreensível). Para que possamos entender esse conceito que ainda está se consolidando, convido você a se aprofundar comigo em cada uma dessas palavras.

Frágil

Como uma massa sólida existente a bilhões de anos pode parecer frágil? A Terra não é frágil, mas a humanidade sim. Estamos vendo os recursos naturais necessários para a permanência do nosso estilo de vida atual se esgotando, sendo que alguns desses recursos são fundamentais para a nossa sobrevivência. Fome, doenças, seca, enchentes. É só abrir qualquer jornal e iremos ler sobre isso, infelizmente. E isso já está se refletindo nos nossos sistemas político, social e cultural.

Ansioso

Se sentir confortável em meio a um ambiente recheado de incertezas é um desafio que estamos sendo obrigados a enfrentar. A maior parte dos problemas (aparentemente) fogem do nosso controle e nos sentimos impotentes entendendo que não temos controle nem da nossa própria vida. Você com certeza conhece alguém que sofre de ansiedade e, talvez, ainda seja mais um deles…

Não-linear

Causa e efeito já não se encaixam perfeitamente como gostaríamos. Ter um diploma não é mais sinônimo de sucesso profissional. Na década de 80, ninguém foi capaz de prever as desastrosas consequências ambientais da indústria que se desenvolvia na época. E como uma doença viral originária em uma cidade desconhecida pelo mundo localizada numa nação socialista foi capaz de mudar a vida de 7,8 bilhões de pessoas?

Incompreensível

Vivemos na era da informação; nunca geramos tantos dados e jamais tivemos tanto conhecimento de fácil acesso. Ironicamente, ter mais informações não foi capaz de nos dar mais respostas, afinal junto com dados valiosos, também geramos ruídos que apenas servem para sobrecarregar nossos pensamentos. Apesar de tudo, nossa capacidade de entender o mundo não evoluiu.

E o que eu tenho a ver com tudo isso?

Primeiro, você vive no mesmo planeta que eu. Sinto te dizer, mas não há escapatória!

Mas se você ainda acredita que pode ser o protagonista da sua própria vida, está certo! Só que além de ter razão, você precisa de preparação…

Infelizmente, o ensino tradicional não nos capacita para o mundo do presente e isso culmina em falta de mão de obra qualificada, líderes ruins, taxas de desemprego altíssima e uma série de outros problemas que colaboram para a sensação de medo e insegurança que atormenta a tantas pessoas que estão ingressando no mercado de trabalho. Mas o cenário do lado das empresas não é mais agradável

Grandes corporações estão perdendo espaço para startups disruptivas. Em contrapartida, a taxa de mortalidade de startups é assustadora! Muitas não conseguem acompanhar as mudanças do mercado, mas outras tantas não conseguem captar os profissionais melhor capacitados para atuar em cenários onde as habilidades sócio comportamentais, emocionais e tecnológicas são fundamentais.

Não estamos preparados para o nosso mundo. Ainda assim, algumas pessoas e organizações se sobressaem… Muito em breve iremos falar mais sobre isso por aqui e entender o que elas tem de “especial”. Então fique ligado na Muvuca!

Maaas, aí vão alguns spoilers… eer, digo, algumas dicas:

  • Cuide da sua saúde mental e fortaleça a sua inteligência emocional. Você pode fazer isso através de terapia, prática periódica de exercícios físicos ou mesmo com um curso sobre inteligência emocional;
  • Desenvolva as suas habilidades sociais e comportamentais, pois cada vez mais o mercado está procurando por profissionais que se destacam por suas competências humanas, as chamadas soft skills. Liderança, criatividade e comunicação são apenas alguns exemplos delas;
  • Valorize a atualização profissional constante, seja para aprimorar as suas soft skills ou mesmo para refinar as suas habilidades técnicas, chamadas de hard skills; e
  • Inove, sempre que possível!! Sei que esta palavra acabou se tornando um grande clichê, mas se você quer ter uma vida autêntica terá que escolher entre viver linearmente em um mundo não-linear ou quebrar a sua linearidade.

Agora, diz aí o que acha desse tal de mundo VUCA! Se identificou com alguma situação ou sentimento? E o que a dizer sobre o mundo MUVUCA e o mundo BANI? Imagino que sua cabeça esteja numa muvucada de ideias agora, então bora conversar!

--

--

Muvuca
Muvuca
Editor for

Vou transformar o mundo através do desenvolvimento de pessoas e negócios!