O processo de design da Mobix

Kadijna Ugiette
Mobix Software Studio Reports
4 min readNov 11, 2022

Olá querido leitor, hoje eu vim compartilhar um assunto massa e espero que seja muito proveitoso para você, vou falar como o nosso processo de design nasceu e como o usamos aqui na Mobix Software Studio.

O Processo Mobix

Nosso processo tem como base o double-diamond que foi criado em 1996 e adaptado em 2005 pelo British Design Council, essa metodologia tem como objetivo mapear as etapas convergentes e divergentes de um processo de design para encontrar uma solução real e clara para o problema a ser resolvido.

Como nosso time tem validações ao longo de todo processo e precisamos iterar quantas vezes for preciso dependendo da demanda, sempre buscando feedbacks e deixando o produto mais próximo do que o usuário deseja, como o processo não é linear procuramos convergir e divergir para que o produto amadureça e seja entregue bons resultados, podendo ser aplicado em diversas fases do produto.

No nosso processo utilizamos o conceito e base do double-diamond adicionando também o time de desenvolvimento, onde nosso times trabalham de forma entrelaçada em cada fase do processo, fazendo o processo mais forte e fluído, assim como diminuir os riscos de comunicação e viabilidade de construção a ser desenvolvido para atender os desejos dos clientes e necessidades dos usuários.

Nossa abordagem

Nosso time de design utiliza esse processo para criação de produtos digitais, onde melhoramos e inserimos novas abordagens conforme a necessidade de cada projeto, seja um projeto que está iniciando ou já está rodando no mercado.

O processo de produto da Mobix é dividido em três etapas principais, a primeira é quando a equipe constrói pesquisas sobre o público-alvo e o mercado, afim de fazer uma proposta para resolver o problema. Na segunda fase, é quando as ideias são construídas, documentadas e validadas para que desenvolvimento possa colocar em prática e o passo final do processo é totalmente focado em desenvolvimento em forma de ciclo.

Processo completo da Mobix Software Studio

Pontos de interseção

Entre as etapas do processo existem os pontos de interseção, que são os grande marcos do nosso processo, como podemos ver abaixo:

Product charter: Neste ponto, coletamos todas as demandas do cliente, coleta de dados inicial, adequação do produto. Para consolidar os dados e iniciar o projeto.

Visão do produto: Neste momento vemos o resultado da pesquisa para nortear as decisões em relação ao produto. O objetivo aqui é alinhar nossa visão de produto de longo prazo e métricas de sucesso para que possamos progredir na construção do produto, priorizar e dividir as frentes que serão desenvolvidas.

Roadmap: Este é o mapeamento da construção do produto, que possui marcos para que seja monitorado até o lançamento. Todas as etapas mapeadas são colocadas no productboard que são geradas a partir das estórias do usuário na documentação de design, isso é feito para que todo o mapeamento fique uniforme e atualizado.

Etapas do processo

O processo de design da Mobix é divido em 4 grandes etapas e consiste em definir o produto, entender o problema, o contexto e o motivo da existência do projeto, assim como entender as dores e necessidades dos clientes e sintetizar todos esses dados em entregáveis, hipóteses são criadas e validadas ao longo do processo, que após a solução definida partimos para a criação de uma estrutura mapeando todos os pontos de necessidade e relacionamento, validados, e construídos vários níveis de validação até chegarmos à peça final, para que o projeto seja documentado a sua estrutura, comportamento, bibliotecas e modelo de negócio.

Imersão e Pesquisa (1º etapa) É o primeiro contato com o projeto, vamos entender e identificar as necessidades, problemas e oportunidades dos usuários através de métodos que podem variar conforme a fase e necessidade do produto.

  • Briefing, Pesquisa quantitativa/ qualitativa, Entrevista com o usuário, Mapa de ecossistema, Comparação de similares, Análise estratégica, entre outros.

Sintese (2º etapa) Todas as informações que coletamos na etapa de pesquisa, serão analisadas e sintetizadas, para encontrar oportunidades e gerar um entendimento a fundo do problema com foco no usuário final.

  • Persona, Mapa de empatia, Canvas de proposta, Jornada do usuário, Mapa de história do usuário, entre outros.

Ideação (3º etapa) Onde exploramos as possibilidades de solução para o problema definidos nas etapas anteriores, com base nos dados vamos propor soluções para gerar uma proposta do projeto a ser realizado.

  • Pitch, Sitemap, Card sorting, Brainwrite, Fluxo do usuário, Moodboard, entre outros.

Prototipação e handoff (4º etapa) Aqui é onde as ideias são tangibilizadas, testadas e aplicadas no contexto real, o foco é perceber valor no que foi construídos para os usuários e se atende o que foi proposto, vamos avaliar, iterar, entregar e documentar.

  • Design system, Protótipo (Baixa, Média, Alta), teste de usabilidade, Handoff, entre outros.

Nosso processo é constante

O processo é vivo e responde a várias fases de vida de um projeto e podemos voltar a um ponto sempre que for necessário, dependendo do tipo, necessidades e anseios do cliente/usuário propostos, entre outros, tudo isso sem perder o foco na experiência do usuário.

Aqui falamos como funciona a criação da Mobix na prática, de tornar ideias em projetos concretos.

Como é o seu? Compartilhe conosco!

--

--