Engajando equipes e gerando resultados

Como empresas estão conseguindo engajar, motivar e recompensar o bom desempenho de suas equipes.

Você já viu aqui no My Fun Way que Gamificação não é transformar tudo em jogo — se ainda não viu, fica aqui o convite :D. A proposta de envolver as pessoas em uma dinâmica motivadora, lúdica e espontânea para que consigam atingir mais resultados, define bem o princípio da Gamificação no mundo empresarial.

Imagine que…

Você é gestor de uma equipe de vendas de uma pequena empresa, com quatro funcionários, e tem a oportunidade de se reunirem todos os dias para conversarem sobre os desafios e resultados que estão alcançando. Até aí, tudo nos conformes, certo? Contudo, como o foco de toda empresa é crescer e alcançar novos patamares, passaram-se os anos e sua pequena equipe agora está maior, com centenas — ou até milhares — de pessoas alocadas nas filiais que a sua empresa instalou em cidades do Oiapoque ao Chuí. E eu lhe pergunto: como você poderia manter o engajamento, interesse e participação dessa turma toda sem quebrar aquela lei da física de que um corpo (você) não pode ocupar dois lugares ao mesmo tempo? A resposta — que grandes multinacionais, e empresas nem tão grandes assim já sabem: Gamificação \o/

Reunião de acompanhamento de equipes — formato tem sido atualizado com o uso da Gameficação

Segundo dados da Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento em tecnologia, 50% das empresas da lista Fortune 500 (formada por gigantes como Apple, GM, HP e outras) planejam utilizar a Gamificação extensivamente em seus negócios até 2020.

Motivando para vencer

É utilizando a Gamificação que empresas estão conseguindo aumentar os resultados de sua equipe, motivando-os a alcançar metas de vendas, bonificando estrategicamente pelos resultados e, inclusive, gerar uma saudável competição para que possam se auto desafiar a alcançar os objetivos propostos.

Plataforma CRM da Salesforce — Desafios, integração e motivação

A plataforma da Salesforce, referência mundial em aplicações de vendas e relacionamento com o cliente, consegue promover uma verdadeira interação on-line para gerar mais resultados na equipe. No exemplo acima, o colaborador consegue visualizar sua pontuação atual, aba para o LeaderBoard (ranking de liderança nos resultados), equipes, prêmios e ainda os desafios que permitirão avançar ainda mais no ranking, como conquistar 10 novas oportunidades de negócio. Ao lado de cada desafio, é possível ver quais de seus colegas já conseguiram tal façanha e quantos pontos poderá ganhar se conquistá-lo. E o mais bacana: o gestor ainda pode enviar mensagens, reconhecer publicamente e manter a sintonia com toda equipe.

LeaderBoard no Salesforce — Desempenho por pontos, resultados financeiros ($$$), metas e maiores negócios.

E quando surge o desafio de avaliar internamente o desempenho dos funcionários, a indústria já se adaptou para “gamificar” a forma como promove e reconhece seus colaboradores. Conheço empresas que já utilizam esta dinâmica por meio de sistemas de avaliação, como as plataformas da TOTVS, para avaliar e motivar o autodesenvolvimento de cada membro da equipe.

E o que vemos até aqui?

Que a Gamificação pode tornar mais desafiador e divertido as tarefas profissionais do dia-a-dia, apoiando gigantes empresariais a acompanhar e estarem em contato com cada um dos membros do time, onde quer que estejam ;)