LETTER

Gamificação e empresas

Arley Prates
Apr 7, 2016 · 3 min read

“A GAMIFICAÇÃO TORNOU-SE UMA PARTE ESSENCIAL DE QUALQUER ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO COMO FORMA DE MOTIVAR AS PESSOAS DIGITALMENTE E ULTRAPASSAR AS BARREIRAS DE ESCALA, TEMPO, DISTÂNCIA, CONEXÃO E CUSTO” — GARTNER GROUP

Os jogos são um modelo moderno de organização das pessoas com o fim de alcançar um objetivo.

A estrutura e os modelos operacionais das empresas ainda são os mesmos do século 19, baseados na hierarquia, na burocracia e na especialização do trabalho com o objetivo de alcançar escala e eficiência dos resultados.

Esse modelo exige funções e responsabilidades claramente definidas, processos exatos e gerência baseada em comando e controle, assim como se observa em organizações militares.

No mundo moderno, entretanto, tais premissas limitam a capacidade individual, a forma por meio da qual ela é cobrada e o comprometimento com os objetivos profissionais.

A tecnologia da Informação criou a possibilidade de organizar o trabalho de forma diferente — por intermédio do aspecto social — ,e os jogos são a plataforma que mais se ajusta como instrumento dessa nova ordem.

Fonte: Livro Gamification. Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos Ysmar Vianna, Maurício Vianna, Bruno Medina e Samara Tanaka, pg 11. “ Ah! é Free =D ”

Gamified Trainer

A Gamificação é uma maneira diferenciada de encarar processos e atividades que inicialmente não estão relacionadas a jogos. Ela pode tornar uma tarefa que antes era maçante em algo mais divertido de ser realizado, motivando e engajando a participação das pessoas.

Clark Buckner em seu artigo “Why Ability Could be Gamification’s Next Big Concept” (Por que Gamification pode ser o próximo grande conceito), afirma que termos como motivação e engajamento têm sido amplamente utilizados para descrever os seus efeitos sobre os usuários. E não há duvidas de que ambos fatores são grandes influenciadores de comportamento.

O progresso do jogador no game provoca desenvolvimento de habilidades além de ser um grande motivador. “Um estudo publicado na Harvard Business Review afirma que perceber o seu progresso em direção a um objetivo significativo, é o motivador mais forte para os funcionários. Mais que dinheiro. Mais que reconhecimento social”

O fato de as pessoas perceberem o progresso como algo que está aumentando sua habilidade em algum determinado aspecto: “Estou progredindo, já fiz bastante disso! Estou ficando bom nisso!”. Um exemplo prático ocorre com a progressão no sistema de cores das faixas nas artes marciais, na qual a faixa preta, grau mais alto, simboliza os anos de trabalho árduo que aquele estudante desenvolveu para poder chegar naquele nível de habilidade. Habilidade que é maior do que as faixas anteriores.

A título de exemplo, a Ford Motor, no Canadá adicionou Gamificação em seus portais de e-learning para auxiliar equipes de vendas e serviços a se familiarizarem com os novos modelos de automóveis, planos de financiamento, tecnologias e opções de cada ano. Depois de testar e implementar a metodologia, as ferramentas de e-learning da Ford tiveram um aumento de 417% em uso e com os mais jovens, em particular, mais engajados, o que resultou em melhores vendas e satisfação do cliente, de acordo com Rajat Paharia, fundador da Bunchball e autor do livro Loyalty 3.0: How to Revolutionize Employee and Customer Engagement With Big Data and Gamification” (Como revolucionar funcionário e envolvimento do cliente com Big Data e Gamification).


Assim, alcançar objetivos e desenvolver habilidades por meio dos aspectos da Gamificação, ajudam, e muito, no engajamento no mundo dos negócios, com missões claras e estímulos adequados, uma equipe pode se organizar em prol de um objetivo único, potencializando os resultados que poderiam ser alcançados se trabalhassem isoladamente.

My Fun Way

Meu jeito divertido de fazer o que dever ser feito! Por @arleyprates @jessica.tavares @taianerc

Arley Prates

Written by

Transforme cada novo desafio em oportunidades de aprendizado e crescimento

My Fun Way

Meu jeito divertido de fazer o que dever ser feito! Por @arleyprates @jessica.tavares @taianerc

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade