ilustração por increment.com

Design Não é Um Adereço. É parte Fundamental do Seu Novo Negócio — como a falta de planejamento te impede de investir em design e ter sucesso.

Desde que eu passei a trabalhar como freelancer full time recebo em média de 4 a 6 pedidos de orçamento por mês, que em sua maioria não são aprovados por um simples motivo: o novo empreendedor interessado não tem o capital inicial necessário para investir em design, e consequentemente esse mesmo empreendedor não estará preparado para competir no mercado. No entanto existem opções simples e eficientes para evitar esse problema.

ODesign
Published in
5 min readMar 14, 2019

--

Design vai muito além da Estética

Primeiramente é de grande importância que o novo empreendedor entenda, que design não se limita ao logo, site ou embalagens de uma empresa ou produto. Design constitui um conjunto de metodologias que visam desenvolver soluções visuais para problemas e desafios do seu produto e/ou serviço levando o mercado de consumo em consideração. O design é ferramenta imprescindível para comunicar com o seu cliente final e juntamente com a qualidade do seu produto/serviço fazer com que o cliente entenda o valor por traz de todo o seu trabalho.

“(Design é) a visualização criativa e sistemática dos processos de interação e das mensagens de diferentes atores sociais.” — Schneider, Beat

Valor & Preço

Existe uma grande dificuldade de alguns empreendedores em aceitar o preço de um projeto de design por não entender o valor do nosso serviço, e isso ocorre por que design em várias instancias parece algo não paupável. Muito dos empreendedores que procuram um designer entendem a necessidade de um projeto bem feito e sabem que é parte importante para que sua nova ideia crie forma e tenha sucesso. O maior problema é a falta de um plano de negócios, de compreender que começar um empreendimento vai além de ter uma ideia original e pronto: abrir a sua própria loja, desenvolver seu aplicativo, etc. E é exatamente essa falta de organização quanto a esses aspectos que faz com que esses novos empreendedores não estejam preparados para o preço do design.

“Preço é o que se paga por um produto e valor é o que o consumidor leva para casa.”

O Plano de Negócios

Começar um negócio é como preparar uma festa de aniversário. Você precisa definir o intuito por traz da festa, quais os materiais serão necessários, quanto você vai gastar, se você vai precisar de fornecedores, seja o mercado do seu bairro, ou a sua vizinha que faz salgados e por aí vai. Existe a necessidade de divulgar sua festa, criar convites, provavelmente um evento no facebook, etc. E para que todo esse processo dê certo você vai precisar de muito planejamento. E se em uma tarefa como organizar um aniversário você já precisa lidar com vários desafios, dar início a um novo empreendimento não seria muito diferente.

A criação de um plano de negócios é parte fundamental para que sua nova ideia dê certo, e deve ser o primeiro passo dado logo em seguida à definição de que você deseja investir em um novo negócio. Felizmente existem opções de baixo custo ou até mesmo de forma gratuita para que essa seja uma tarefa realizada com eficiência e comodidade por você mesmo.

Alguns de nós, profissionais de design, acabamos auxiliando em parte desse processo. No meu processo de Posicionamento de Marca, por exemplo, eu uso uma junção de metodologias aplicadas ao design para a construção do que chamo de Workshop de Briefing, que vai além daquele questionário que geralmente muitos designers vão usar para entrevistar um novo cliente. Nesse workshop o empreendedor participa de uma série de dinâmicas onde fatores como missão da empresa, análise SWOT, mapa de empatia de clientes, e várias outras metodologias para entendermos sobre mercado e público alvo acabam sendo abordadas. E a necessidade desse workshop surgiu principalmente do fator de que os meus novos clientes geralmente não possuem um plano de negócios e não são capazes de prover essas informações previamente ao desenvolvimento da marca, o que acaba inviabilizando também a disponibilidade de capital financeiro do novo empreendedor para contratar o projeto de Branding.

esquema dos assuntos abordados durante o workshop de briefing.

Mas Existem Soluções Para Esse Problema

No Brasil um bom recurso para os novos empreendedores é o SEBRAE. Que disponibiliza na internet, assim como em suas repartições físicas, cursos e material de suporte para o pequeno e médio empreendedor. E o melhor é que em sua maioria tudo sem custo algum.

Existem vários modelos de plano de negócios por aí, mas todos partem do mesmo princípio e visam juntar o mesmo tipo de informação, no entanto indicaria esse do próprio SEBRAE, que de forma bem prática e didática explica itens importantes do plano de negócios e vai ajuda bastante nessa nova empreitada.

copie e cole esse link no seu navegador: tiny.cc/6yp33y e ao final do post você pode baixar esse e-book de graça

Existem ainda empresas do ramo de administração e economia que auxiliam com todo esse processo, tanto de caráter estrutural, econômico e legal, que pode ser também uma ótima opção dependendo do quanto de investimento você pode empregar.

O plano de negócios é importante para o design também porque auxilia em entender de quais formas o posicionamento de marca pode auxiliar nos desafios que a sua empresa vai encontrar pelo caminho. Da mesma forma que vai te ajudar a saber o quanto investir, quem serão seus parceiros, suas formas de obter lucro e por aí vai.

Então se programe, estude suas opções, tenha planejamento em todas as etapas, que dessa forma você vai conseguir contratar um designer e se certificar de que o seu negócio já chegue no mercado com a melhor ‘cara’ possível. O primeiro grande passo você já conseguiu dar, que é pensar na ideia de um novo empreendimento e estar motivado para por essa ideia em prática. O resto é planejamento.

Ps.:

Caso você tenha alguma dúvida sobre Plano de Negócios, Business Canvas, como funciona o posicionamento de marca, entre em contato comigo, vamos marcar um café, uma video conferência.

--

--