Gerenciamento de Projetos de Forma Fácil e Eficiente para Freelancers.

Osvaldo Daumas
ODesign
4 min readMar 30, 2017

--

Provavelmente a parte mais maçante para um profissional do ramo da criatividade é saber gerir a si mesmo, ou o seu próprio negócio. Vejo alguns designers que trabalham como freelancers há anos que ainda têm dificuldade para se organizar quanto a esses quesitos, assim como estúdios e agências com alguns anos de mercado, que caem na mesma dificuldade. E fui perceber que gerenciamento nem sempre é uma tarefa fácil aos olhos do profissional de design após conversar com profissionais que já estão no mercado há muito tempo e todos me disseram que essa foi uma das partes mais complicadas quando os mesmos decidiram começar a empreender.

Com o intuito de evitar que eu caísse nessa mesma armadilha, gastei aproximadamente um mês pensando, e projetando de que formas eu gerenciaria meus horários, meus projetos, contato com clientes, calendário de atividades e etc. E consegui chegar à algumas ferramentas que têm me ajudado a ser organizado, não perder deadlines e evitar atrasos de pagamento.

Trello

O Trello, que é uma ferramenta já bem conhecida, me ajuda a manter informações importantes em um só lugar, assim como calendário de reuniões, pagamentos e graças a ele eu não esqueço nada. A interface é bem simples e mesmo com a versão grátis é possível fazer muita coisa. Mas um fator importante para que eu conseguisse usar essa ferramenta com eficiência, e a moldá-la à minha necessidade, foi aprender um pouco sobre a metodologia GTD.

Real Time Board

O Real Time Board é uma ferramenta nova e não tão conhecida, que me ajuda a criar mood boards, inspirational boards, a juntar informações de briefing, criar personas, wireframes e com ele o céu é o limite. Nos meus projetos eu geralmente uso esse web app pra juntar todas as informações escritas e visuais sobre o projeto de cada cliente, e dessa forma quando eu eu passo pelo infame “bloqueio criativo” é para onde eu corro para rever minhas anotações e referências visuais do meu projeto. Ainda que eu prefira algumas referências impressas, usar post-its e fazer essa parte de desenvolvimento de projeto mais analógica, nem sempre estou trabalhando no meu workspace em casa, então o RTB me ajuda a ter todas as informações em um só lugar, em qualquer lugar. A versão grátis te dá direito a apenas 3 boards, mas cada board é infinito, então dá para fazer bastante coisa.

Timely

O Timely é na minha opinião a melhor ferramenta de time tracking atualmente no mercado. Produto de uma start up dinamarquesa, tem uma interface muito bem projetada e eficiente. Se você trabalha em home office, sabe o quão difícil é para se manter focado, e ter noção de quantas horas você realmente trabalhou. O Timely me ajuda a acompanhar minha eficiência quanto aos horários, ainda que eu faça grandes pausas no meu dia ou ainda trabalhe mais em alguns dias e menos em outros. Esse aplicativo também tem uma ótima ferramenta que calcula o real preço de um projeto, baseado na sua hora de trabalho e quanto tempo você gastou no projeto, além de gerir relatórios de acordo com cliente e projeto que você cadastrar.

Pushbullet

Essa ferramenta é na verdade um app e extensão para o seu navegador, que permite o envio de links, fotos e documentos, de forma rápida e eficiente para todos os seus aparelhos. Faz a transferências de alguns arquivos que você precisa enviar a si mesmo algo mais simples do que fazer por e-mail ou por bluetooth.

Boleto Fácil

Se você pretende começar a trabalhar como freelancer seria bem melhor que você não aprendesse da forma mais dolorida a evitar um cliente inadimplente ou que não quer te pagar. E o Boleto Fácil me ajuda a evitar esse tipo de coisa. Com ele eu consigo gerir boletos para os meus clientes, de forma rápida, automática e que ele recebe diretamente no e-mail dele. Além de trazer certa seriedade aos olhos do seu cliente, você evita ter que cobra-lo e ele geralmente vai querer evitar os juros por atraso. As taxas dessa start up são menores que a de alguns bancos, e o sistema de recebimento do seu dinheiro na sua conta funciona mais ou menos como o Paypal.

Paypal

Ferramenta bem conhecida, eu uso o Paypal pra receber dos meus clientes que estão em outros países. Já experimentei algumas outras ferramentas, mas essa é sem sombra de dúvidas a mais eficiente, e a que vai te ajudar a fugir das taxas abusivas dos bancos convencionais. As transferências de quantias da sua conta Paypal para o seu banco são feitas sem taxas o que ajuda muito na hora da economia.

Gestão é algo que temos que sempre estar aprimorando, e muda de acordo com o seu crescimento também, até agora essas ferramentas têm sido fundamentais para o meu bom desempenho trabalhando como freelancer full time, e tenho certeza que ajudaria muita gente também. Dessa forma conseguimos ser mais eficientes, e evitamos alguns erros que nossos colegas de profissão sempre cometem.

--

--